Benefícios da leitura Parte III





Os benefícios da leitura para pais e filhos



Ler um livro em voz alta pode aumentar o vínculo entre as crianças e adultos? Veja o que os especialistas comprovaram:


       Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Desvelopmental and Behavioral Pediatrics,sim! A leitura beneficia o desenvolvimento dos filhos. Um estudo realizado com 120 famílias no Montreal Children’s Hospital, no Canadá, com bebês internados, comprovou que a família auxilia no desenvolvimento cerebral das crianças. Quase 70% dos pais relataram estar mais próximos de seus filhos. De acordo com Fernando Becker, especialista em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), o contato com os livros faz com que as crianças aprendam a se concentrar e de desliguem das situações estressantes. 

Aprendizado antes do nascimento

Os benefícios podem começar antes mesmo do nascimento: as mulheres grávidas, quando leem, diminuem a ansiedade e beneficiam o feto. “Uma criança que lê será um adulto mais aberto, comunicativo, informado e tolerante. Compreenderá as novas situações que surgirem na vida, pois terá recursos intelectuais e emocionais para enfrentar os novos desafios”, afirma Becker. 

Fonte: Revista saúde da UOL


Ainda não tenho filhos, mas com certeza, esse é um hábito que quero levar para a vida deles desde pequenos. A leitura foi um hábito que não aprendi em casa (infelizmente meus pais nunca gostaram muito de ler), mas tive uma professora maravilhosa que sempre me encheu de livros maravilhosos, e devo a ela ter esse hábito especial em minha vida hoje. E levar isso para meus filhos, com certeza será o que deixarei de herança, quer melhor?



            O mais interessante disso tudo, foi que não aprendi o hábito de leitura com minha mãe, mas pude levar esse hábito a ela! Já pensou que legal você conseguir fazer isso? Então eu proponho, a todos vocês, leitores vorazes, que tentem levar esse hábito a alguém que vocês conheçam. Afinal isso é um enorme presente que vocês podem dar a alguém.


Beijos Fê!

 

0 comentários:

Deixe seu comentário