Benefícios da leitura Parte I


Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.
Cabe a você escolher a melhor forma de “usar” o que esta lendo, você pode guardar aquilo para si mesmo, ou pode ir em busca de melhorias, como o tópico apresenta, com certeza você vai encontrar por suas leituras afora, livros que te fazem refletir, que fazem você pensar um pouco no que é certo e errado, e qual a importância sua nisso? Eu por exemplo tenho esses pensamentos, pode parecer estranho, mas principalmente com livros do Dan Brown, eu fico pensando, nossa será que é isso mesmo? Isso vai acontecer? E o que eu vou fazer? E vou ser bem sincera, muitas vezes fico assustada onde esses pensamentos me levam, mas eles fazem total diferença na pessoa que sou e quero ser.

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.
Claro que ajudam, e com certeza você vai ter mais opiniões sobre assuntos antes desconhecidos, então agora você vai poder comentar sobre coisas que você antes nem imaginava e com muito mais senso critico.

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.
Isso é fato, mesmo que você leia algum livro de fantasia, um romance, ou até mesmo um livro que você pode achar que é bobo, em quase 100% da leitura que fazemos, vamos aprender alguma coisa nova, pode ser sobre um lugar, uma pessoa, uma doença que desconhecíamos, fatos históricos, e isso é maravilhoso, você aprende se divertindo, é um aprendizado leve e gostoso.

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
Com certeza eu aprendi muitas palavras novas através do habito da leitura, e olha sem querer soar convencida, mas é muito bom, quando você conhece uma palavra e alguém vira e fala: - han?

 Então ler pessoa ajuda muito no seu vocabulário, e ler com um dicionário ao lado é melhor ainda, pois sempre que você encontrar uma palavra diferente, desconhecida para você, é só pegar o dicionário e consultar. Pronto você sabe mais uma palavra, não é demais?

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias.
Há isso é a mais pura verdade, gente, eu já comentei no meu post de publicação AQUI, que quando eu leio, eu viajo, eu me tele-transporto, e é bem isso mesmo, eu imagino os personagens, o lugar em que eles estão, muitas vezes eu me transformo em um dos personagens e não existe palavras para demonstrar o quanto isso é formidável.

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.
Nossa esse aqui é melhor nem comentar, os micos que eu já passei lendo em público (como eu disse estou SEMPRE com um livro) então imagina o pensamento das pessoas ao se deparar com uma louca debulhada em lágrimas dentro do transporte público? Essa sou eu rs!

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
Não sei se isso é comprovado, claro que isso envolve diversos outros fatores, mas ler ajuda SIM a nos prepararmos melhor.

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.
E não só a escrever melhor, se expressar melhor também, o hábito da leitura, pode ajudar em muito a pessoa na melhora da sua comunicação. 

Fonte: Editora Abril
 
Beijinhos Fê!

0 comentários:

Deixe seu comentário