Falando Sobre Livros - Vampiros


Olá!
Falando sobre Livros é a nossa nova coluna. A ideia é apresentar o "conceito" e suas "aplicações". Espero que gostem!
Ao decorrer das descrições, coloquei alguns links que ajudarão na compreensão das obras.

Fonte: deviantart
Vampiros
De acordo com o livro Dicionário dos Deuses e Demônios, de Manfred Lurker: "No folclore eslavônico meridional, o espírito de uma pessoa morta, ou um corpo revivido por um espírito mau. Os vampiros saem de túmulos à noite para sugar o sangue humano. Na literatura dos séculos XIX e XX - em E.T.A. Hoffman e Gogol por exemplo - os vampiros assumiram um caráter cada vez mais demoníaco: basta lembrar a figura cinematográfica de Drácula. No folclore grego, a Lamia (demônios e espíritos que incorporam o mal) corresponde aos vampiros."
Recentemente, essa visão vem mudando. Cada autor coloca este ser de um jeito e sua essência natural vem se perdendo aos poucos. Já não são tão assustadores e temidos; o sol não os afeta mais. Vejamos exemplares ao decorrer dos séculos:



O Vampiro de Karnstein e outras histórias, de J. Sheridan Le Fanu
Carmilla é uma obra de ficção gótica do escritor irlândes Joseph Sheridan Le Fanu. Conta a estória de uma jovem mulher acossada por uma vampira feminina chamada Carmilla. Apesar da temática similar, Carmilla foi escrita 25 anos antes que Drácula (1897), de Bram Stoker, e foi adaptada inúmeras vezes para o cinema.
Carmilla é um conto curto, publicado em capítulos na revista Dark Blue entre 1871 e 1872 e incorporada na coleção de Le Fanu In a Glass Darkly, publicada em 1872. In a Glass Darkly consiste em uma série de casos misteriosos estudados supostamente por um especialista alemão em ocultismo, Dr. Martin Hesselius.

Drácula, de Bram Stoker
Drácula (em inglês: Dracula) é um romance de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura.
Drácula tem sido designado como vários gêneros literários, incluindo literatura de vampiros, ficção de horror e romance gótico. Estruturalmente, é um romance epistolar, ou seja, contada como uma série de cartas, entradas de diário, registros de bordo etc. Embora Stoker não tenha inventado o vampiro, a influência do romance na popularidade dos vampiros foi singularmente responsável por muitas peças de teatro, cinema, televisão e muitas interpretações ao longo dos séculos XX e XXI.


Crônicas Vampirescas, de Anne Rice
Crônicas Vampirescas é o nome dado a um conjunto de obras da escritora Anne Rice, que narra a história dos vampiros Lestat de Lioncourt, Louis de Pointe du Lac, Armand, Marius de Romanus, entre outros.
O primeiro volume das crônicas vampirescas foi Entrevista com o Vampiro, que em 1994 chegou aos cinemas, com Tom Cruise interpretando Lestat de Lioncourt, Brad Pitt como Louis de Pointe du Lac, Antonio Banderas como Armand, Kirsten Dunst como Claudia e Christian Slater como Daniel Molloy, o repórter. Entrevista com o Vampiro narra a história do vampiro Louis, que a está contando ao repórter Daniel.
O volume seguinte narra a história do vampiro Lestat, que dá o nome ao livro. A Rainha dos Condenados, terceiro volume, começa onde O Vampiro Lestat termina, dando sequência à história de Akasha.
O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados foram filmados juntos, dando origem ao filme A Rainha dos Condenados em 2002. Nesse filme Lestat é interpretado por Stuart Townsend. O elenco ainda conta com: Aaliyah como Akasha, Marguerite Moreau como Jesse, Vincent Pérez como Marius de Romanus, Paul McGann como David Talbot e Lena Olin como Maharet.


Vlad: A Última Confissão, de C. C. Hymphreys
Além dos rochosos Cárpatos, na Transilvânia do início do século XVI, após uma árdua viagem, Janos Horvathy chega ao castelo de Poenari, com a missão de descobrir a verdade sobre o conde Vlad Tepes, antigo voivoda, comandante militar, da Valáquia. Para atingir seu objetivo, deverá se encontrar com as três pessoas que foram mais próximas do nobre durante sua turbulenta existência. 
O primeiro relato é de Ion Tremblac, antigo cavaleiro e amigo de Vlad, prisioneiro há anos. O segundo é de Ilona Ferenc, a única mulher que ele amou — e a quem teve de sacrificar. O terceiro é do irmão Vasilie, um ermitão que fez as vezes de confessor de Drácula durante anos e quebrou seu silêncio para revelar a história do homem que sempre seria lembrado como “O Empalador". Os três testemunhos se entrelaçam para criar um relato detalhado do lendário personagem Vlad Tepes.
Sedutor e assustador, sua história não é a de um monstro, mas de um homem e suas contradições. Considerado “filho do diabo”, foi tirano e governante, cruzado e matador, torturador e herói, amante e assassino.


House of Night, de P. C. Cast e Kristin Cast

House of Night (no Brasil: A Morada da Noite; em Portugal: A Casa da Noite) é uma série de livros criada pela autora norte-americana P.C. Cast, com co-autoria de sua filha, Kristin Cast. Os livros narram a estória de Zoey Redbird, uma adolescente de 16 anos que é marcada pela deusa Nyx (a personificação da noite) e tem que se mudar para House of Night, onde deve enfrentar o período de transformação. Ela deixa para trás os amigos, o namorado e a família, que inclui um padrasto hipócrita, uma mãe submissa e dois irmãos problemáticos. Lá ela terá um treinamento necessário para sua vida adulta como vampira. Passará por várias transformações, que podem torná-la vampira, ou matá-la, caso seu corpo rejeite a mudança.
Foi lançada originalmente em 2007 nos Estados Unidos pela St. Martin's Press, e é lançada no Brasil pela Editora Novo Século e em Portugal pela Saída de Emergência. A série já conquistou milhares de fãs no mundo inteiro e já tem onze livros publicados. O décimo segundo e último livro, "Redimida", será lançado nos Estados Unidos em 14 de outubro de 2014.


Saga Twilight, de Stephenie Meyer
Twilight (Crepúsculo, em português) é uma série de estórias de fantasia e romance sobre vampiros escrita por Stephenie Meyer, contando uma visão mais afeminada sobre as histórias de vampiros. A saga conta a história de Isabella Swan (Bella), uma adolescente que se muda de Phoenix para Forks, em Washington, experimentando um mundo totalmente novo para si ao apaixonar-se por Edward Cullen, um vampiro.


Vampire Academy, de Richelle Mead
Vampire Academy (Academia de Vampiros) é uma série de livros ficcional sobre vampiros, escrita pela autora norte-americana, Richelle Mead. É narrada por Rose Hathaway, sua protagonista, e conta a estória da mesma e de sua melhor amiga, Lissa Dragomir, na academia para vampiros, St. Vladimir. A série tornou-se best-seller no The New York Times. 
Um filme baseado no primeiro livro foi lançado em 07 de fevereiro de 2014 nos Estados Unidos, com o título Vampire Academy (no Brasil, foi intitulado de Academia de Vampiros - O Beijo das Sombras, e teve lançamento em 14 de março do mesmo ano).


Série Evernight, de Claudia Gray
Evernight (Noite Eterna) é uma série de livros fictícia sobre vampiros/espectros, escrita pela autora americana Claudia Gray. É narrada por Bianca Olivier, sua protagonista, e conta a estória da mesma na academia para vampiros Noite Eterna. Bianca conhece Lucas Ross, mas logo seu romance com ele se torna proibido. A maior parte dos livros de compõem a obra tiveram uma boa recepção do público e crítica.


The Vampire Diaries, de L. J. Smith
The Vampire Diaries (no Brasil, Diários do Vampiro; em Portugal, Crónicas Vampíricas) é uma série de livros de terror e romance da autora norte-americana L. J. Smith sobre a vida de uma garota chamada Elena Gilbert que se vê às voltas com dois irmãos vampiros.
A trilogia original The Vampire Diaries foi inicialmente publicada em 1991, sendo eles The Awakening, The Struggle e The Fury. Com a pressão dos leitores, Lisa Jane Smith lançou em 1992 mais um volume, Dark Reunion. Depois de um hiato de quase 16 anos de escrita, Lisa anunciou que novos livros de The Vampire Diaries estavam em obras. A primeira parte dos novos livros, intitulado The Vampire Diaries - The Return: Nightfall, foi publicada em 10 de fevereiro de 2009.
No Brasil o primeiro volume da série foi publicado em agosto de 2009, chamado O Despertar. Em novembro foi lançado o segundo volume, sob o nome de O Confronto. Em março de 2010 foi lançado A Fúria, e em agosto de 2010 o Reunião Sombria. A nova trilogia O Retorno teve seu primeiro livro lançado em dezembro de 2010, intitulado Anoitecer e Almas Sombrias, o segundo livro, em maio de 2011 e o último intitulado A Meia Noite foi lançado em Junho de 2012 e foi o último a ser escritor por ela. Mas agora em 2013 lançaram a nova Trilogia Os Caçadores que é escrito por um ghostwriter e tem o nome do primeiro volume intitulado Espectro.


E, como bônus: trilha sonora!




6 comentários:

  1. Oi! Que saudade de passar aqui, desculpa pelo sumiço rs
    Adorei o post! De todos os citados, já li a série Crepúsculo, estou lendo Academia de Vampiros e estou esperando o lançamento do último livro da série House of Night. Gosto de todas elas :)
    Ainda não tinha ouvido falar sobre Evernight, mas fiquei curiosa sobre a série!
    Gostei das indicações :)
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia!
      Seja muito bem vinda de volta! =)
      Pelo jeito temos alguns gostos em comum... De Evernight só li o primeiro capítulo do primeiro livro (aqueles impressos para divulgação); faz muito tempo, mas ainda pretendo lê-lo um dia. Se você ler, me conta o que achou.

      Beijo.

      Excluir
    2. Olá Paty.

      Nossa sem problemas. Sei como é, abril e maio não tem sido um mês para mim com cobra de tempo. A gente se vira como pode. Mas que bom que está de volta, espero que esteja tudo bem.
      Beijossssssss se cuida.
      Fer

      Excluir
  2. Fernanda adorei a ideia da coluna, confesso que tomei um susto quando vi o tamanho, mas depois entendi que eram as sinopses dos livros. Gostei das explicações no começo.
    Parabéns para a colunista karol, gostei dos livros selecionados para ilustrar a coluna. Apesar que temos muiiiiitos outros títulos para citar, mas enfim dos escolhidos desejo os livros da Anne Rice!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Eu pensei em colocar mais; mas o post ia ficar gigantesco... Ainda estou tentando lapidar o formato. Talvez colocar algumas indicações sem sinopses no final.
      Também os desejo; ouvi falar muito bem deles. Quem sabe na Bienal não vem algum pra minha estante...

      Beijo.

      Excluir
    2. Oi Ni.

      Obrigada, mas o mérito é todo da Ka, a ideia e a elaboração, partiu tudo dela, rs.
      São muitos livros mesmo né? nossa lista esta sempre aumentando, para cada um lido ou comprado, são mais uns 4 que queremos rs.
      Beijos Ni Obrigada mais uma vez pela visita.

      Excluir