Resenha do Livro - Filha da Floresta, de Juliet Marillier

Filha da Floresta, de Juliet Marillier
Baseado no conto germânico Os Seis Cisnes de os irmãos Grimm, o romance gira em torno de Sorcha; filha mais nova de Lord Colum de Sevenwaters. Seus irmãos mais velhos são:
Liam - é um líder como o pai, mas com estilo diferente. É mais ponderado. Sabe como avaliar um problema sob diversos ângulos. Muitos homens (soldados) morreriam por ele, e provavelmente morrerão.
Diarmid - também tem carisma. As pessoas o seguirão até o fim do mundo pelo simples prazer de sua companhia.
Os gêmeos Conor e Cormack - o primeiro é intelectual; o outro é um guerreiro, mas é generoso. Tem bom coração.
Finbar - faz sempre o que é certo e jamais o que é errado, mesmo que seja difícil.
Padriac - também é especial.
Sua mãe morreu logo após o parto; e desde então, seu pai se tornou frio, se dedicando apenas às guerras e quase não vendo seus filhos, e não teve mais nenhuma esposa.
Na noite do noivado de Liam, um bretão (inimigo mortal) é capturado e torturado. Finbar, com ajuda de Sorcha, liberta o prisioneiro e o leva para a casa do padre Brian. Este, pede para que a protagonista fique em sua caverna alguns dias para que possa ajudar a cuidar de Simon; pois ela é a única que pode curá-lo.
Os dias passam e o jovem bretão melhora aos poucos; mas certo dia Finbar vai buscá-la. O Lord voltou e irá apresentar sua nova esposa, Lady Oonagh.
Em um dia bem cedo, os sete se reúnem em volta da árvore de sua mãe e Lady Oonagh transforma os seis mais velhos em cisnes. Para desfazer o feitiço, Sorcha tem que fiar, tecer e costurar seis camisas de estrela d'água. Durante esse tempo, não pode falar nem emitir qualquer som sequer.
Durante sua longa jornada, é salva por Red (Lord Hugh de Harrowfield, irmão de Simon); com quem acaba se casando quase um ano depois de deixar sua terra natal.
Praticamente três anos se passam, e ela consegue completar sua missão. Como faltou a manga direita de uma das camisas, Finbar acaba ficando com uma asa.
Os irmãos voltam para casa em busca de justiça e cada um segue seu caminho. Red se muda para Sevenwaters por causa de sua amada Jenny (Sorcha). No final, todos seguem seu caminho.
Pra quem gosta de estória celta, magia e romance, esse livro é uma ótima escolha! Não consegui parar de ler... É fascinante e envolvente; encantadora com sua delicadeza e simplicidade.
Lady Oonagh. Senti sua presença antes mesmo de conhecê-la, no silêncio de Finbar enquanto cavalgávamos para casa sob a chuva, no vento frio que passava pelos galhos das árvores, na turbulência das águas do lago, no grito de uma gaivota tentado voar na chuva, já misturadas com flocos de neve.
Página 19

Sinopse: Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da Natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que os transformou de bravos guerreiros em belos cisnes selvagens...
O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos...
Os invasores da floresta, os salteadores de além-mar, os bretões e os vikings, estão todos decididos a destruir este lindo paraíso. Porém, o mais urgente para os guardiões de Sevenwaters é destruir o mal sombrio que se introduziu em seu domínio: Lady Oonagh, uma feiticeira, bela como o dia, mas com um coração negro como a noite.
Landy Oonagh conquista Lorde Colum, mas não consegue encantar a prudente Sorcha e seus bravos irmãos. Frustrada por não conseguir destruir a família, ela aprisiona os jovens guerreiros com um feitiço que somente a força silenciosa de Sorcha pode quebrar. Se falhar, todos continuarão encantados e morrerão!
Mas os seres da floresta veem Sorcha como sua filha e a colocam sob a guarda de um destemido guerreiro, porém o preço dessa proteção é abandonar a segurança de tudo o que conhecia para seguir até terras estrangeiras e hostis... Em pouco tempo, a jovem se vê dividida entre o seu dever, que significa a quebra da maldição que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.


"O melhor romance celta desde As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley."
Publishers Weekly 

Tradução: Yma Vick
ISBN: 978-85-88477-97-1
Editora: Butterfly

2 comentários:

  1. Me interessei pelo livro! E a capa é divina né?
    Adoro histórias de magia então acho que o livro vai me agradar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Niina, se você gosta dos contos dos Grimm, vai adorar o primeiro livro. Ele foi feito em cima do conto Os Seis Cisnes; até o desfecho é o mesmo. O segundo volume é ainda melhor, na minha humilde opinião.
      A Juliet Marillier é uma escritora sensacional!
      De todas as capas, a primeira é a mais bonita; como você disse: divina. Pela que a capa do terceiro não é tão bonita assim.
      Se ler, não vai se arrepender! E não esquece de me contar depois a sua opinião.

      Beijo.

      Excluir