Passeio na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo



Olá, pessoal! Tudo bem? Estou mega feliz e vou explicar o motivo.
Minha primeira bienal era para ter sido em 2010; mas eu trabalhava durante meio-período em um pequeno comércio do ramo varejista. E adivinhem só... Minha chefe não me deixou faltar. Minha reação foi pedir demissão (para deixar claro: essa foi a gota d'água. Haviam mais motivos.); não adiantou muito, pois não havia mais passagens para ir com a escola.
Em 2012 finalmente pude ir! Como foi excursão com a escola, não pudemos ficar muito tempo. Meu namorado, mesmo sendo de outra escola, conseguiu ir junto. Uma amiga que é como irmã, também estava lá. Foi incrível!
Mas a desse ano foi melhor ainda! Fui com meu amor, a Fer, o marido dela e uma amiga minha desde 2009 no dia 22 (sim, faltei da faculdade), aproveitamos todo o dia 23 e voltamos para a Terra do Nunca no dia 24. Não tenho palavras para descrever como foi... Até o Maria deu uma passadinha por lá e pude conhecê-lo pessoalmente, mesmo que muito rápido.
Fui com a intenção de querer ver tudo; mas como sabia que não seria possível, fiz prioridade das prioridades. Acabei fazendo um Top 5: FML Pepper, Marcia Rubim, Pedro Bandeira, Samanta Holtz e Vanessa Bosso. Eu queria ia ver a Cassandra Clare e o Harlan Coben; mas para que ver pessoas que não intendem o que falo e nem se importaram com minha visita se posso ver minhas amadas autoras e amado autor?!? Por isso meu Top 5 só tem nacional. E me orgulho muito disso! Sempre fui apaixonada pela literatura nacional; mas só descobri tal fato esse ano.
No dia 17 vi uma promoção na saraiva de um livro nacional que queria. De R$39,90 por R$9,90. É óbvio que não esterei até a Bienal...

Vejam só como foi...

Ao contrário da Fer, comprei poucos livros; apenas quatro. E todos nacionais. Amanhã sai a Entrega Especial mostrando quais são.
Acordei às 6h30min para poder chegar cedo e aproveitar cada segundo. Chegamos ao Anhembi um pouco antes das 10h; mas entramos no horário inicial da programação. Fomos embora às 21h. Eu estava esgotada física e emocionalmente. Foi incrível!
Para explicar melhor, vou colocar as autoras e autor na ordem que visitei.

Marcia Rubim
Gente, ela é um amor e muito simpática. Me tratou super bem... Quando disse que havia ficado super brava em um certo trecho do segundo livro, ela disse que ficarei muito mais com o terceiro. Não me deu spoilers, mas me deixou muita mais ansiosa para ler O Despertar da Espécie que sai ainda esse semestre. É óbvio que serei uma das primeiras a comprar.
Quando meu namorado estava tirando uma foto de nós duas, um fotógrafo da Bienal pediu para tirar uma foto da máquina dele mostrando nós duas.

Vanessa Bosso
Bem, nunca havia falado com a Vanessa; mas, pelo que percebi, adorou minha visita. E como ela mora em uma cidade super próxima da minha, adivinhem só... Vai ter lançamento de um livro seu e euzinha fui convidada!
Também faremos a campanha para A Aposta ser lançado no físico! *-* Apoio sem pesar duas vezes!

Samanta Holtz
Depois de ver a Vanessa, fui ver a Sam rapidinho; mas bem rapidinho mesmo porque a fila de autógrafos dela estava enorme. Aí voltei no horário oficial para comprar meus exemplares. Até ganhei um mimo super fofo! Eu já havia falado com ela uma vez pelo Facebook, mas foi super rapidinho. O carinho dela para comigo foi enorme.

FML Pepper
Fiquei em frente ao stand da Amazon desde às 13h30min sentada em uma poltrona; quando foi 15h30min fui para a fila de quem queria vê-la. Para minha completa alegria, fui uma das vinte primeiras e ganhei uma camiseta de NÃO PARE! *-* Sem falar que quando cheguei perto, ela me reconheceu! *-*  *-* Mas disse que não me pareço com as fotos do meu Facebook. Então preciso mudar. Minhas fotos de perfil são de momentos descontraídos, onde só uso camisetas de bandas de rock. Mas para ir para a Bienal, fui toda delicadinha. Então preciso mudar minha foto. Poder falar com a Pepper foi incrível! Um mega presente que recebi.

Pedro Bandeira
Saindo da Amazon, fui para a Moderna. Gente, eu já estava mega feliz por ter acabado de ver a Pepper, fiquei mais ainda em poder falar com o Pedro. Eu estava com medo, pois ele é famoso, tem milhões de fãs e tal. Caí do cavalo! Nunca vi alguém tão humilde quanto ele! Ele se emociona com os fãs! Sabe o que foi mais legal?!? Quanto ele terminava de autografar, carimbava o livro com os símbolo dos Karas. Aí ele falou que era "K" de Karas e Karol! *-* Imagina uma pessoa mega feliz.
Vou contar um segredinho para vocês... Quando pequena, eu tinha um caderninho com dados e curiosidades sobre meus livros favoritos. Lá eu tinha tudo sobre a série. Tudo mesmo! Os Karas eram os heróis do meu início de adolescência.
Para completar, depois de poder conversar com o Pedro, fui para uma fila no stand onde era possível colocar um óculos 3D e ver o esconderijo do grupo! *-* Foi indescritível!
Essa semana sairá um jogo gratuito no Google Play Store onde terá o esconderijo e mais algumas coisinhas. É claro que vou baixar, até mesmo se fosse pago eu faria isso.
Tem mais uma coisa: o moço que estava gravando a sessão do Pedro achou a Fer e eu tão empolgadas, que pediu para darmos os pulinhos de novo para ele gravar...

Juliane Rodrigues
A Fer me falou super bem do livro (espero comprá-lo ou ganhá-lo em breve), então fui conhecer a Ju. Acabei conhecendo a Vivi também, sua irmã. São umas fofos e foi muito legal conhecê-las; me diverti de mais!

Também conheci rapidamente a Simone O. Marques e o Luiz Gustavo (ele levou umas esculturas muito legais de alguns personagens). Adorei.
Conhecer esses altores foi incrível! Não consigo acreditar até agora. Tirei fotos, abracei, conversei, peguei autógrafos. Foi um dia inesquecível! Esse post não terá fotos do evento; até o dia 27 todas estarão disponíveis aqui. Se eu fosse contar tudo, palavras não bastariam para expressar o que senti e eu faria post durante anos. A única coisa que não saiu como o planejado foi minha visita à Denise Flaibam; não consegui encontrá-la.
Um pouco antes de irmos embora, fomos jantar. Meu namorado pediu, além do lanche, batata no Bob's. Não era barata frita! Era Ruffles! É um absurdo! Morremos de rir. Mas rimos mais ainda com o Will, marido da Fer. Ele estava carregando a malinha dela com livros. De repente, disse: "a mala ficou mais leve". Ela tinha quebrado, a alça saiu e ele nem percebeu, saiu andando.
Ri muito, me diverti, me emocionei e faria tudo de novo!


6 comentários:

  1. UAU, quanta emoção!!! Não pude ir na de São Paulo, mas sempre vou na do Rio. O Pedro Bandeira é fantástico, super simpático, humilde e carinhoso. Eu o conheci ano passado, em uma sessão de autógrafos. Era fã dele há 20 anos, então imagina minha emoção hehehe Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi incrível! Espero conhecer a Bienal do Rio, parece ser linda! Ele é um amor, nem sei como descrever. Você deve ter surtado do mesmo jeito que eu e a Fer...

      Beijo.

      Excluir
  2. AAHHHH, queria tanto ter ido na bienal, não só pelos autores, mas pelas promoções inimagináveis que tinha lá (assim como você comentou)... AI QUE DOR NO CORAÇÃO por ter perdido isso USHAUHUASH...
    Hey, eu criei um desafio para blogs literários/pessoais que se chama "Questões de Platão à Sofia", do livro O Mundo de Sofia; É um desafio bem filosófico, que se encaixa perfeitamente com o tipo do seu blog *o* E quem fizer a melhor resposta ainda ganha um prêmio! Se quiser participar, é só ir nesse post: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2014/08/desafio-filosofico-para-voce-questoes.html

    Beijocas da Saroca! | Interesses Sutis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara! Foi incrível! Eu fui mais pelos autores e autógrafos; promoções prefiro pegar pela internet, sempre sai mais em conta.
      Se não foi dessa vez, quem sabe na próxima...
      Eu adorei! Com certeza vou participar! Obrigada.

      Beijo.

      Excluir
  3. Nossa que maratona, mas com certeza valeu a pena. Quando fui em 2012 dei prioridade aos autores nacionais também. A Márcia Rubim é uma linda!!! Adoro!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2016 quero repetir a dose e espero que seja ainda melhor!
      Também acho...

      Excluir