{Cinematografia} A Noiva Cadáver


Corpse Bride (A Noiva-Cadáver) é um filme de animação em stop motion de 2005, produzido por Tim Burton, e co-dirigido pelo mesmo, em companhia de Mike Johnson.
A história é baseada num conto russo-judaico do século XIX e é ambientada numa fictícia Inglaterra da era vitoriana. Filmado em Londres, possui as vozes de Johnny Depp como Victor Van Dort e de Helena Bonham Carter como a Noiva Cadáver.

O filme foi indicado na categoria de Melhor Animação na 78ª Cerimônia do Oscar, mas acabou perdendo para outra animação em stop motion, Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit.
O filme possui uma semelhança com The Nightmare Before Christmas, outra produção em stop motion, dirigida por Henry Selick e baseada num poema de Tim Burton, no qual o diretor de Corpse Bride, Mike Johnson, trabalhou como animador. Também apresenta traços de outro filme de Burton, Beetlejuice, em especial nas cenas que mostram o mundo dos mortos e seus habitantes falecidos. Alguns comerciais de Corpse Bride foram até mesmo acompanhados de canções de The Nightmare Before Christmas ("What's This", especificamente).

Victor Van Dort é um jovem, filho de novos-ricos comerciantes de peixe, destinado a casar-se com Victoria Everglot, filha de aristocratas falidos, numa pequena aldeia europeia. Este casamento é desejado pelos pais de ambos pois fará com que os pais de Victor subam na sociedade, e os de Victoria não percam o que lhes resta, pois como estão pobres, poderão restituir a glória da família com o dote do casamento.
Com o nervosismo, Victor acaba por arruinar o ensaio de casamento, o que o leva a ir tentar repetir os votos, sozinho, na floresta. Sem sucesso, repete uma última vez os votos, que saem na perfeição. Acabando de os repetir coloca a aliança no que parece ser um velho galho em forma de mão, que na verdade é o braço esquelético de noiva cadáver. Esta, convencida que Victor lhe acabara de a pedir em casamento, leva-o para o mundo dos mortos, onde este lhe tenta escapar, sem sucesso. Entretanto na terra dos vivos Victoria casa com Lorde Barkis, um estranho enriquecido por ter matado Emily, a noiva cadáver quando viva, ficando então com o seu dinheiro.
Ao saber de isto, Victor acaba por ceder casar com Emily, tendo que repetir os votos no mundo dos vivos, e de seguida morrer bebendo veneno. Durante a cerimónia encontra-se de novo com Victoria, acabando por ficar com esta. E Lorde Barkis quando descoberto, morre bebendo o veneno destinado a Victor, confundindo-o com vinho. Emily aceita que Victor fique com Victoria e regressa ao mundo dos mortos.



Fonte: Wikipédia


1 comentários:

  1. Tenho o DVD dessa animação aqui em casa e adoro. Ele é muito lindo, um trabalho de gênio!!!

    ResponderExcluir