O Que Fazer Primeiro: Ler o Livro ou Assistir o Filme?



Quando o assunto em um bate papo é sobre o mais novo filme lançado e sabemos que ele foi adaptado de uma obra literária, sempre vem o assunto: Ler ou Assistir primeiro?

Bem eu sou do time que prefere primeiro ler o livro, afinal sabemos que ele contém muito mais detalhes, que ao ser adaptado são perdidos nas telonas, até porque é bem complicado transformar muitas vezes mais de 300 páginas, em no máximo duas horas de filme.

Mas mesmo assim, continuo preferindo ler primeiro, para depois ver o filme.

Claro que as vezes acontecem exceções as regras que as vezes nem sabemos. Eu por exemplo assisti ao filme P.S. Eu te Amo, e nem cogitava que ele fosse um livro.  



E outras vezes optamos por fazer diferente.

Mais recentemente estava com muita vontade de ler e assistir ao filme Se Eu Ficar, comprei o livro na bienal, e pouco tempo depois o filme foi lançado.
Como minha lista de livros Não Lidos está enorme, eu não queria ficar passando na frente livros recém adquiridos, sendo assim iria assistir o filme primeiro. Mas me pesou tanto nas consciência isso, que acabei optando por não assistir o filme. 
Resumindo: Não fiz nenhum, nem outro, afffff! kkkkk
Agora também vou esperar, depois que ler ai eu assisto ao filme.


Mas fica a dúvida:
E se o livro não rolar? Se for aquela leitura que cansa e não desenvolve?

É realmente a coisa complica rs. Eu por exemplo amei o filme O Diabo Veste Prada, mas cruzes que livro CHATO, me desculpem os fãs, mas gente não ia, eram muitos detalhes, principalmente ligados a moda e afins e não foi mesmo a leitura. E nesse caso se eu tivesse lido primeiro do que assistido, com certeza teria perdido um filme que eu adorei.



É como vocês podem ver existem vários lados e situações. 

Eu tenho dois filmes que me traumatizaram por completo 

Um deles foi Marley & Eu, o outro Para Sempre.









O primeiro mudaram tanta coisa que não senti nada no filme, só chorei no final porque não tinha como não chorar, mas o que eu ri e chorei durante todo o livro, não senti nem metade no filme. 

No segundo eu não acreditava como não havia NADA, mas NADA do livro.
Se eu tivesse assistido o filme primeiro, e ninguém me contasse, eu JAMAIS saberia que era uma adaptação desse livro, afinal TUDO foi mudado, eu achei ridículo! 
Uma mudança ou outra, cortes em cenas que muitas vezes para nós são importantes tudo bem. Mas mudar TUDO, eu achei demais, não entendi porque adaptaram, poderia ser um roteiro qualquer e ninguém processaria a produtora por plágio. 


Enfim, não tem uma dica certa para dar. Cada um vai preferir fazer da sua forma, e de uma ou de outra, podemos decepcionarmos com a nossa escolha. 
Mas sempre vale a pena fazer os dois, mesmo que o primeiro não tenha engrenado.

Mas ainda com tudo isso, pelo sim, pelo não, eu prefiro na maioria das vezes ler primeiro, então separei alguns motivos de porque acho mais interessante começar sempre pela leitura. 



1 - O livro é muito mais completo.

Sejam nos detalhes do enredo, do cenário, dos personagens, o livro sempre nos da detalhes mais completos. E vamos concordar é ótimo quando você pode imaginar a coisa toda do seu jeito né? E se assistimos o filme primeiro, quando lemos é impossível não levar a ideia toda pronta, rs.


2 - Muitos cortes ou mudanças ocorrem na adaptação.

Isso é fato, até pelo "problema" que eu já comentei. Praticamente impossível transformar muitas páginas e deixar fiel em poucas horas de filme. Por isso é que quando eu gosto da história, é um sofrimento muito grande ver um filme com tantas mudanças e cortes. 


3 - Elemento Surpresa

Bem para quem gosta muito mais de ler do que ver TV e assistir filmes, como no meu caso. Quando se assisti ao filme para depois ler, com certeza o elemento surpresa vai todo para o espaço, afinal se eu já sei muitas coisas que vão acontecer, como terei a gostosa surpresa de quando leio? Claro que o inverso também vale, afinal! Mas eu acho que as sensações transmitidas em uma leitura são MIL vezes melhor que as transmitidas pelo filme.


4 - Sensações, envolvimento.

Olha sinceramente acho que nesse quesito não tem como comparar. É muito bom a sensação de segurar um livro, se esperar por tudo o que um trocar de páginas pode nos proporcionar. Todas as emoções, aflições que o livro nos traz. Eu não consigo me sentir assim com os filmes, a não ser que os atores sejam MUITO, muito bons mesmo rs. 


5 - Contato com o autor.

Bem claro que fica meio complicado ter algum contato com os escritores que escreveram algumas histórias que viraram adaptações. Mas isso porque no momento os filmes são em sua grande maioria estadunidenses. Mas de todo não deve ser impossível. Mas se pensarmos que nós temos contatos com alguns escritores nossos nacionais, a de se pensar que os americanos também tem contato com os seus, ou seja quando chegar a hora de nossos lindos livros serem adaptados, será a nossa vez. E imaginem que tudo?
Mas fica difícil manter contato com um diretor... produtor...


Bem motivos existirão vários, tanto para quem prefere começar pela leitura, quanto pelo filme.
Mas no fundo o que importa mesmo é a preferência de cada um. E se a história for boa, e bem transmitida é o que importa.

E vocês o que preferem? Ler ou Assistir primeiro?

Beijos







1 comentários:

  1. Olá Fernanda. Interessante suas colocações e realmente o que importa é a preferência de cada um. Aproveito para refletir sobre o segundo motivo que você lista: 2 - Muitos cortes ou mudanças ocorrem na adaptação.

    Como você disse, quando gostamos da história, é um sofrimento muito grande ver um filme com tantas mudanças e cortes.

    Mas se assistirmos o filme primeiro, não sofreremos com os cortes e mudanças, pois a gente não sabe o que foi mudado ou cortado. Além disso, podemos ter gratas surpresas ao ler o livro, que contém mais detalhes.

    Pelo menos eu senti assim quando li os primeiros livros do Harry Potter. Abraço.

    ResponderExcluir