{Retrospectiva 2014} Falando dos livros que li!



Saudações leitores!

Hoje vim com o última dia de minha retrospectiva. Hoje é o dia dedicado a falar dos livros que li esse ano.

Bem meu número de leitura por incrível que pareça depois que comecei o blog diminui. Antes eu lia uma média de 3 a 4 livros por semana. O que me rendia mais de 100 lidos no ano. Mas agora com o blog, preciso dedicar tempo a ele, fazendo resenhas, matérias, divulgações, pesquisas, enfim, uma infinidade de coisas. Sendo assim o tempo que antes era dedicado somente a ler, hoje passou a ser dividido entre os dois amores: Ler & Falar sobre os livros.

Bem deixa eu começar logo, senão o post (para variar rs) ficará extenso demais.

Então vou mostrar para vocês meus livros lidos no ano.

As imagens estarão dividias pelos dois trimestres e depois pelos três bimestres. Fiz assim, porque montei as imagens de acordo com as minhas listas de objetivos de leitura que montei ao decorrer do ano. No começo do ano a lista de objetivos era feita por trimestre, após o meio do ano passei a fazer bimestral, rs. Vocês vão entender.

1º Trimestre:



A série Não Pare! foi uma surpresa maravilhosa, eu que achei que não gostava mais do gênero fantasia, fui apresentada a originalidade e criatividade de FML Pepper, e pronto me apaixonei novamente. E foi graças a ela, que descobri o maravilhoso mundo dos nacionais. Ler também Ela é uma Fera, foi a descoberta de Marina Carvalho, e mais uma surpresa por sinal, com uma história super divertida e leve, inspirada em um clássico de Shakespeare.
As outras leituras posso dizer que foram agradáveis. Como sempre Nicholas Sparks escreve com muito sentimento. Gostei muito também de Belo Desastre e Desastre Iminente. Uma história totalmente clichê, mas quem ai não gosta de um romance assim?

Infelizmente a leitura da série Diários do Vampiro de L.J. Smith e Julieta Imortal, de Stacey Jay não me agradaram. Acho que esperava muito delas, e não foi o que eu pensava.

2º Trimestre:



No segundo trimestre o número de livros que gostei cresceram. A maior parte das leituras me agradou. Só não gostando mesmo do livro Asas, que foi uma leitura que não me prendeu.

A série House Of Night, de PC. Cast e Kristin Cast só li porque a muito estava parada na estante, mas eu estava esperando lançar mais alguns livros, porque a série é enorme. A Karol queria que eu lesse para que ela pudesse fazer uma matéria sobre a série. Mas gente que leitura que me irritou. Esse negócio de vampira periguete é muito chato. Mas mesmo assim espero terminar a leitura da série algum dia pois fiquei curiosa para saber o seu fim. Isso se eu não tacar fogo nos livros, tamanha minha implicância com a personagem principal.
A série Halo de Alexandra Adornetto também achei fofinha, mas não passou disso, achei muito "mais do mesmo". 
E tentei mais uma vez a escrita de Susane Colasanti, mas não sei, não vai! As histórias dela até que são fofinhas, mas não me agradam de verdade, parece que sempre ficou faltando algo. Essa é a sensação que tenho.
Mas descobri Richard Paul Evans, com certeza achei a linha de escrita dele próxima a de Nicholas Sparks, mas como eu adoro não vejo problema. Fora que achei ele mais criativo no enredo de suas tramas. 

Sobre os livros de Coben não preciso dizer muito. Continuo amando, e ele continua me surpreendendo com seus enredos.

Todos os nacionais lidos me tiraram o chão. Um melhor que outro. 
Seattle de Dernires Romualdo foi uma gostosa descoberta de um romance hot nacional, mas que deixou todo o doce romance no enredo.
Perdida  de Carina Rissi me encantou, que história linda e criativa. 
Descobri a Fer Belém e me apaixonei. Gostei muito de Louca Por Você, mas foi com Mila de Ah, o Verão! Que me realizei, uma viagem de volta as recordações de minha adolescência. 
Marina Carvalho que já havia me encantado, me deixou maravilhada com Simplesmente Ana, um conto de fadas, cheio de originalidade, bom para qualquer idade.
E foi descobrindo Amie de Quero Ser Beth Levitt, da doce Samanta Holtz, que me encontrei. Histórias que tocam o coração e fazem nossa vida mudar. É assim a escrita da Sam.

Enfim foi um trimestre de leituras muito, mas muito boas mesmo.

Após o meio do ano

1º Bimestre:



Como vocês podem ver, nesses dois meses aqui, minhas leituras foram basicamente nacionais. VIVAAAAA!
As únicas exceções foram Easy, de Tammara Webber, Belo Casamento, de Jamie McGuire, Como eu era Antes de Você de Jojo Moyes e a Série A Proposta, de Katie Ashley. Easy e A Proposta foram leituras lazer, gostosas, mas que não acrescentam muito em nada. Mas foram sim boas leituras. Mas Como eu era Antes de Você, foi uma das minhas melhores leituras do ano, com certeza.
Uma história que não te faz refletir somente no momento da leitura, mas que toda vez que você parar ou ver algo parecido, vai se ver pensando em tudo aquilo.

Já os nacionais, foram um melhor que outro. Algumas leituras mais lazer, mas muito fofas com certeza. E outras que me deixaram encantada. Como Salvos Pelo Amor, de Juliane Rodrigues e Fugitivos, de Carlos H. Barros. Que além de serem histórias que nos envolvem, tem personagens reais, com dramas reais que nos fazem refletir sobre nossa vida.
Esses dois com certeza também entraram para a lista de melhores do ano.

O único livro que infelizmente não gostei muito foi A Vivência de Clarisse, de Isabella Danesi não sei o livro não me envolveu, mas foi só isso. Achei a escrita muito boa, mas infelizmente não consegui senti nada pelos personagens. 

E amei encontrar novas escritoras como Carol Sabar, Lilian Reis, Ângela Aguiar, Vanessa Sueroz, Vanessa Bosso, Josy Stoque e Fernanda Saads.
Amei a escrita de cada uma. Pois com algumas histórias eu me diverti muito, como as das Vanessa's rs, Carol, Josy e Fernanda. E Lilian e Ângela me tocaram muito com suas histórias.

2º Bimestre:



Esse bimestre foi outro de leituras maravilhosas. 

O Pássaro e Renascer de um Outono da Sam, novamente me fez sentir tudo o que senti em Quero Ser Beth Levitt. Não tem como não se emocionar com a escrita da Sam. Ela nos toca profundamente. São histórias que nos envolvem em uma montanha-russa de emoções. É indescritível.
Entre o Céu e o Inferno, da Simone Pesci, foi outra leitura que mexeu demais comigo, e demais mesmo. Tratando de um tema, que infelizmente na nossa realidade é algo monstruoso e mexe demais com nosso coração. Simone Pesci foi perfeita na criação do enredo. Mais uma história que mexeu comigo do começo ao fim, me fez amar, odiar e ter esperanças...

Descobrir a série ADQS da Fabiana Cardoso, foi uma das coisas que de melhor me aconteceu nesse ano. Eu AMO séries policias, e queria ler algo nacional. Não me arrependi. Ao contrário a série é perfeita, e autora também. A Fa é uma pessoa maravilhosa e que já me cativou. E quero muito ler outras coisas dela. 

A série Adeus a Humanidade de Marcia Rubim, foi mais uma para encabeçar a de melhores do ano. Um romance/fantasia, leve mas totalmente envolvente.

A continuação de Simplesmente Ana foi MARAVILHOSA. Confesso que em De Repente Ana, Marina Carvalho me surpreendeu ainda mais. Li esperando mais de romance, e qual não foi minha surpresa ao me deparar com intrigas, mistérios, segredos, e muita ação. Amei né?

As histórias de Graciela Mayrink e A.C. Meyer foram histórias muito gostosas, leves e sem muitos dramas. São histórias muito fofas ótimas para nos deixar com a mente leve. Adorei.

3º Bimestre:





E para encerrar o ano mais nacionais maravilhosos. 

Depois de tanta ansiedade finalmente saiu o último livro da Série Não Pare! O livro Não Fuja! veio para fechar a trilogia com chave de ouro, e se eu esperava me surpreender, foi além do que eu esperava. FML Pepper, mais uma vez nos envolveu de uma forma com sua originalidade que nem tem como descrever. O desfecho da história foi mágico, foi além do surpreendente, e tudo o que mais quero é novos livros dela. Além claro de comprar os livros em formato físico agora em 2015. Os livros serão lançados pela editora Valentina.

Fascínio Egípcio, de Luciane Vieira Z é um livro que me enlouqueceu. Comecei a história meio "desanimada", logo me vi envolvida por toda a trama perfeitamente criada pela escritora e agora só no que penso é na continuação dessa incrível história. 

Mais uma vez as leituras de Vanessa Bosso e Vanessa Sueroz, me fizeram rir horrores. Olha eu adoro um drama/romance, fortes e envolventes. Mas gente o que seria de nós também sem os romances leves e divertidos? Por favor precisamos de mais livros assim, afinal rir é sempre o melhor remédio.

Outra história que me deixou com dores maxilares de tanto rir, foi a Série Pobre Não tem Sorte de Leila Rego. Acho que a muito não ria tanto com uma história como essa. Leila é perfeita na criação de sua personagem e eu simplesmente ri do começo ao fim.

Primeiro Único e Eterno de Lucas Borges, foi uma história muito emocionante e que me arrancou muitas lágrimas. Adorei ler um romance nacional escrito por um homem para variar um pouco, rs. 

Uma Janela Fechada de Ignez Scotti também foi uma história muito gostosa de se ler, e com uma trama muito envolvente. Adoro quando queremos matar um personagem, rs. Significa que o autor realmente nos envolveu em sua trama.

Menina Veneno da linda Mariana Ribeiro foi uma deliciosa viagem no tempo. Confesso que no começo achei a leitura meio cansativa também, mas depois que me vi envolvida, foi uma leitura muito prazerosa. Agora espero outros livros da autora. 

Bodas de Cristal da minha "memiga" Laury Alves foi mais uma leitura gostosa, criada para nos envolver e nos fazer sorrir. Não, diferente das outras leituras não é uma história cômica, mas é uma história muito gostosa e leve, e você lê com um sorriso no rosto, como já diria minha outra "memiga" Ana/Punk. 

Despertar, de Helena Andrade foi mais uma história para mexer com meu coração. Um romance que trata de descobertas, de você se encontrar, fala de entrega e escolhas. Decisões importantes que precisam ser tomadas na vida dos personagens. Eu simplesmente AMEI, porque com uma escrita simples e leve, Helena me envolveu de tal forma no livro que eu li em questão de horas. Não conseguia parar enquanto não soubesse o destino dos personagens. 

As Aventuras do Palhaço "Sardinha", de Eduardo Bello, é um livro infantil, mas muito gostoso de se ler, com certeza uma leitura muito gostosa.

Atemporal, de Rodrigo Mendes, foi uma ótima surpresa, eu amo história policia, e com certeza essa foi muito boa mesmo, me surpreendendo até o fim. 

Vingança Mortal, de Raquel Machado, foi mais um livro policial, eu adorei, foi uma leitura que também me prendeu do começo ao fim, mas que me deixou com gostinho de quero mais, por achar que a história poderia ter se desenvolvido um pouco mais.

Sonhei Que Amava Você, da Tammy Luciano, ai me arrancou suspiros a leitura inteira. Que leitura, doce, leve e envolvente. Amei a história, amei os personagens, fiquei totalmente apaixonada pela história. 

E por fim Eu, Você e Natal, uma coletânea cheia de feras, foi um ótimo livro para se ler nessa época do ano, recheado de mensagens de amor e de esperança com contos lindos, foi com certeza a leitura pedida para encerrar o ano de uma forma brilhante. 





Ao todo foram 95 livros lidos e 4 contos. Sim tem um conto da Samanta que eu li, mas não coloquei imagem, porque para falar a verdade não li o livro inteiro rs. Só li o conto dela que é A Contadora de Histórias (lindo e emocionante por sinal rs). 

E como vocês podem ver minha leitura do ano foi quase toda tomada (maravilhoso) por nacionais.
Sim foi uma agradável surpresa, e algo que até pelo menos de início não foi "proposital". Foi algo que aconteceu aos poucos. Quando percebi minhas leituras eram em sua maioria  100% nacionais.

O que eu adoro. Como eu disse antes, não deixarei de ler livros estrangeiros. Não, claro que não. A questão é, para mim não existe mais isso de livros estrangeiros e livros nacionais. Tem coisas boas aqui, como tem lá, assim como o contrário também é verdadeiro. A questão é, os nossos nacionais são maravilhosos, especiais, temos talentos aqui que nem são dignos de palavras simples como "talentosos" deveria existir algo que expresse melhor, nossa literatura, nossos escritores. Então a cada dia descubro mais e mais histórias que fico louca para ler. Portanto sou atraída pela história e assim faço o que meu coração mandar. Fora que gente, quem ainda não teve a oportunidade de ter um contato com os escritores nacionais não sabe o que está perdendo. 

Uma das coisas mais lindas que me aconteceu esse ano, foi além de ter a chance de ler histórias maravilhosas, especiais e criativas, foi falar com as almas que deram vida a essas histórias. ISSO NÃO TEM PREÇO!.

No primeiro semestre como vocês podem ver, minhas leituras ainda estavam mais para o internacional. Mas foi exatamente nesse semestre que descobri as maravilhas que temos aqui, e foi quando aos poucos minha leitura foi se voltando aos nacionais, sem que isso fosse mesmo forçado.

E sim não posso negar que as melhores leituras que tive nesse semestre foram as nacionais.


Bem então é isso. Foi um ano muito bom mesmo, e estou feliz com os livros que li, apesar de ainda estar com aquela sensação de que poderia ter lido mais. Mas o importante é qualidade e não quantidade certo?

Então vamos ver como será minha retrospectiva do próximo ano.

E vocês como foram suas leituras?
Se quiser deixe um comentário, vou adorar saber.

Beijosss Fer


4 comentários:

  1. Fer, que retroscpectiva foi essa menina! de tirar o folego, vc leu muito parabéns, e no geral foram boas leituras....
    ainda estou fazendo meu balanço do ano, acho que publico alguma coisa mesmo só ano que vem! Li o seu texto, mas preciso voltar e anotar as dicas que são muito boas e a maioria eu não li ainda.
    Diários dos vampiro eu não consegui passar da página 20 eu acho, um porre sem fim, mas não foi nesse ano que eu tentei ler não, tem tempo....Julieta imortal vc já tinha me falado kkkkkkkkkk, eu nem tive animo de pegar o romeu imortal, quem sabe em 2015?

    Deixa eu te falar, nessa correria eu acabei esquecendo do sorteio, mas como só 4 pessoas se inscreveram eu acabei encomendando mais 3 cadernos e vou enviar para todas vcs suas lindas, mas ainda não falei com as outras, só com vc! Vou mandar um e-mail para todas falando isso, vc gostou?
    bjs e depois volto para colcoar meus coments aqui em dia.....menina, ainda nem consegui responder todos os seus comentários hein, vc se superou! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bjs e feliz 2015 ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada RÊ
      Foi mesmo um ano além de especial, muito bom.

      Afff esse diários é muito chato kkkk.

      Ameiiii a notícia, você é uma fofa! Obrigada, amei.

      kkkkk que bom, estava atrasada, kkk fico feliz em ver que vc esta perdida kkkkkk

      Beijoss Fer

      Excluir
    2. Oi, tudo bem?
      Ual, você consegue ler muitos livros menina, que show! E foram boas leituras hein? Ano passado eu li um pouquinho mais que 10% que você, sério, haha. Mas não costumo ler muito mesmo agora, por causa da faculdade, que toma praticamente todo o meu tempo.

      Eu não faço distinção entre livros nacionais e internacionais, se bem que a minha estante é mais recheada de internacionais por causa das parcerias, porém sempre tento ler algo daqui também, pois sei que temos qualidade de sobra.

      Ah, descobri seu blog agora visitando um blog de uma amiga... Adorei aqui! Parabéns. =)
      Beijos,
      alanahomrich.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Olá Alana.

      Nossa e vc fala de mim? kkkk.
      Sim posso dizer que a maioria foram boas leituras, alguns nem tanto infelizmente, mas acontece né?

      Eu leio mais nacionais, desde que descobri não consegui parar, mas entendo você.

      Obrigada pela visita.

      Beijossss

      Excluir