Coluna - Sofrimento de nós leitores

Olá pessoal, meu nome é Cecília e sou a nova colaboradora do blog Mato por Livros, a linda da Feh me aceitou no blog dela, tive muita sorte e estou muito feliz.

Bom eu vou ter uma coluna aqui no blog e a coluna se chama: Sofrimento de nós leitores.
Tenho certeza que vocês como eu já passou por  muitas coisas, muitos sofrimentos.
Nós leitores sofremos muito, muito livros para ler mas não temos tempo, muito livros para guardar mas não temos mais lugar na nossa estante, muitos livros bons e ruins entram na nossa vida de leitor e eu irei comentar um pouco sobre isso.
Esses posts eu vou falar a dura verdade que nós leitores passamos.

2014-03-31-tumblr_mfcmdsNvJp1rlv3lmo1_500.gif
E para começar vou falar do sofrimento de ler um livro que só tem resenhas boas, mas quando você vai ler, você tem a grande decepção.

Quem nunca foi ler um livro que todo mundo só diz coisas boas, mas quando você vai ler, você tem vontade de tacar fogo no livro?



Passei uma situação assim com um livro, eu estava na fase de ler New Adult e procurava um livro assim, na época ainda não tinham lançado muitos livros do gênero, eu fiz uma pesquisa e nela encontrei um livro que eu gostei, fui e comprei, esse livro eu não li na hora, passou alguns meses até ler ele, eu estava de ressaca literária e precisava de um livro bom, e foi que eu peguei o livro tinha tanta indicações boas.
Eu estava super animada porque se dizem que é bom então não tem erro, certo? (ERRADO).

Comecei a ler e logo percebi que era meio “morna” a estória, mas pensei: “é o começo vai melhorar, tenho certeza que vai...”
Doce ilusão...

                                       



Não melhorou na metade do livro eu não sabia as características físicas dos personagens (que eu acho era no total 15) só do par romântico da moça e só, os outros eu deduzi como era... ai meus caros amigos me veio a raiva enorme, a protagonista era muito precipitada em suas ações,  eu quis varias vezes tacar fogo no livro...
Será que você como eu já passou por essa experiência, que quando você esta lendo a estória é tão sem nexo, ou como foi comigo os personagens parecem ser a mesma coisa que a raiva te domina e você quer jogar aquele livro fora.

                                          2014-03-31-tumblr_mx5urwBvIe1s2o8ywo1_4001.gif

 E a pergunta que não quer calar, por que tem resenhas positivas desse livro?
Comentei com uma amiga minha sob essa situação que eu passei, e ela disse é normal porque as pessoas não estão lendo, não livros bons, por exemplo, Harry Potter não li a serie toda, mas o que eu li me vez entender porque Harry Potter sempre fica no coração de quem lê, J.K teve muito trabalho para escrever Harry Potter foi uma mistura da sua imaginação e com pesquisas e realidade. Harry Potter é só um exemplo de entre tantos livros que são maravilhosos e fazem a gente, pensar, refletir, rir e chorar, mas eu também penso que é questão de gosto e opinião, você pode gostar ou não se envolver com o livro ou não. Eu não gostei do livro mas tem pessoas que gostaram, infelizmente eu fiquei tão frustrada com essa leitura que quando vejo um livro da autora quero sair correndo, porque me ficou marcado negativamente, escrever um livro não é fácil não fico revoltada com a escritora e sim quem deixou passar coisas básicas como as características físicas e personalidade de cada personagem, teve outros pontos que também me fizeram eu não gostar da leitura, mas essa foi a principal. E sinceramente cada um tem o seu gosto pessoal algumas pessoas vão adorar o livro e outras não, gosto é gosto, acredito que o exemplo mais claro disso é o livro 50 tons de cinza (calma não vou falar mal do livro meninas), tem pessoas que leram o livro e adoram a série e outras pessoas que leram e não gostam acham que é besteira, que é uma estória sem sentido etc; não estou aqui para dizer do que eu acho sob a estória mas o livro 50 tons mostra muito isso, do gosto pessoal de cada um. 

Mas eu me pergunto o que devo fazer para não passar por essa situação de novo? E você talvez se pergunte isso.
Mas não tem como não passarmos por essa situação talvez deveríamos ser mais sinceros quando escrevemos algo sob algum livro, ser críticos mesmo, porque sem a critica como o autor pode melhorar sua escrita? Ele não é adivinho se você não diz o que você não gostou ele não pode melhorar.
Então meu amigo seja sincero quando escrever uma resenha ou der sua opinião diga os pontos positivos e negativos, imagine o que você gostaria de saber ou ser informado sob o livro. Para os só leitores digo vai atrás de vários sites, blogs faça uma pesquisa mesmo, para não se frustrar e se mesmo lendo algo positivo ou negativo se arrisque também, como eu disse antes cada um tem um gosto e opinião. 

O que tirar disso tudo?
Simples, é só cada um respeitar o gosto de cada um, vai ter livros que você vai ler e vai odiar a escrita da autora, o enredo, os personagens, mas vai ter alguém nesse mundo que vai ler e adorar o livro que você não gostou, a questão é que devemos ter respeito para cada gosto de cada um e ser sinceros, se o livro é ruim mesmo, vamos dizer esse livro é RUIM, mas respeitando cada um.
E antes de tudo isso, somos loucos por livros e adoramos eles e sempre queremos ler mais um, então mesmo quando temos uma leitura de um livro ruim, sempre vai ter um livro que vai pegar o nosso coração.

                                           


Beijos
Ceci

2 comentários:

  1. Cecília seja bem vinda e sucesso como colunista desse blog querido.
    Sobre o assunto abordado posso garantir que antes eu caia nessa de comprar livros que todos falam bem e acabar não gostando. Ex. As vantagem de ser invisível. Não gostei =( mas hoje já me considero mais crítica e seletiva para acertar quase 90% das Minhas escolhas.
    Penso que para não errar nas escolhas antes de mais nada o leitor precisa se conhecer e conhecer seu gosto a fundo. Além disso tem que saber quais pessoas ele confia na opinião, pq muitas vezes vinte pessoas falam que o livro é bom mas essas pessoas não estão qualificadas para isso. Penso também que cada um é livre para dar sua opinião em seus blogs e o leitor também é livre para concordar ou não.

    Enfim boa sorte a todos na hora de escolher o que ler e aconselho ler de tudo um pouco pq só assim poderá saber o que mais lhe agrada.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ceci!
    Entendo bem o que você disse.
    Há também um outro motivo para tantas resenhas positivas de um livro que as vezes não é lá tão bom assim: parcerias com as editoras.
    Muitos blogueiros não fazem uma crítica realista do livro por medo de perder a parceria. Infelizmente, já vi isso.
    Assim como já falei com alguns que nem chegaram a ler o livro, pois chegavam muitos por vez e para "atingir" a meta da editora, simplesmente liam algumas resenhas e faziam a sua em cima delas.
    E o pior são os que fazem a resenha se baseando na sinopse. Tem vários por aí.
    Essa é parte da blogosfera que me entristece muito.
    Mas o importante é valorizarmos aqueles que se empenham e dedicam. E o único jeito de saber se vai gostar ou não do livro é lendo.

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir