{Debate} Edições Bonitas - Frescura ou Não?

Olá pessoal.

Como sempre minha querida amiga Renata, do blog Uma Leitura a Mais, me indica matérias super legais.
A Rê é super atualizada, vive pesquisando na net e sempre tem novidades e assuntos super interessantes do mundo literário. Então não deixem de conhecer o blog dela e seguir, assim vocês poderão acompanhar sempre por novidades muito bacanas.

Bem dessa vez a Rê veio com o assunto CAPAS, e o quanto elas influenciam ou não nossa escolha pelas leituras.
A Rê encontrou esse "debate" no blog Viajando com Papel e Tinta da blogueira Ana. E achou a temática super interessante e resolveu compartilhar comigo e eu mais que depressa achei interessante compartilhar com vocês minha humilde opinião rs. 

Para iniciar o "debate" é necessário responder a duas perguntas:



* Qual a influência da capa de um livro durante o processo de compra?
* Uma edição mais detalhada e bonita é sempre mais cara?

Bem confesso que as perguntas me pegaram de surpresa e me fizeram refletir bastante.
Porque sinceramente eu não acho que a CAPA influência minha vontade ou não para ler um livro. Mas ao mesmo tempo fiquei pensando: - Será que não mesmo?

O que geralmente me atrai em um livro é sua história. Então o que me motiva a lê-lo é sempre sua sinopse ou alguma indicação, seja de uma amiga, ou alguma resenha que eu tenha lido e tenha me chamado a atenção. Então no geral não, com certeza não escolho um livro pela capa.

Mas ai eu me pergunto: 
- Quando entro em uma livraria só para dar uma olhada, o que na verdade chama a atenção primeiro, para que eu pegue um livro e leia sua sinopse?

Sim resposta certa para quem disse a CAPA rs.

Pois é, ou seja, de certa forma, SIM, a CAPA tem certa influência sobre uma possível futura leitura.

Mas uma coisa é fato, eu não deixo de ler um livro por ele ter a capa feia, e com certeza não vou querer ler um só por ter uma capa bonita. O livro precisa me atrair em sua história.
Posso pegar um livro com uma capa linda, maravilhosa, que seja instigante, mas se eu ler a sinopse e não gostar, ou se alguma leitora amiga minha ter falado alguma coisa negativa daquele livro, confesso que meu interesse nele vai cair consideravelmente. E o contrário também se faz verdade. Um livro pode ter uma capa que em nada me atraia, mas se alguém falar muito bem do livro e me deixar curiosa pela história, vou ler sem nem pestanejar.

Mas uma coisa é certa, sempre preferi capas com imagens mais "gerais". Nunca gostei muito de personagens nas capas, principalmente se esses personagens estão cortados rs. Como exemplo do livro Perdida de Carina Rissi. 


Capas assim, sempre me trouxeram uma espécie de "angústia", mas hoje aprendi a conviver com isso e até gosto quando aparecem pessoas nas capas, mas ainda prefiro quando elas estão "inteiras" rs. Mas só para fazer uma ressalva, eu AMO a história de Perdida.

Tentei me recordar de alguma capa que tenha me chamado tanta atenção, ao ponto de querer comprar o livro por esse motivo também, e me lembrei do meu querido e xodó Quero Ser Beth Levitt.


Em um belo dia vi essa capa sendo comentada no facebook, e me senti muito atraída por ela. Achei ela linda, simples e singela. E pronto fui atrás de sua sinopse, e quando li pronto, não resisti, corri e comprei o livro. E qual não foi minha surpresa ao amar a história de uma forma tão plena, que posso dizer que esse livro se tornou um dos mais especiais, visto que através dele não só aprendi muito, como conheci a pessoa maravilhosa que é a autora Samanta Holtz, e através dele também conheci amigas maravilhosas, pessoas que posso contar até hoje. Isso é algo que não tem preço.

Olha só o poder que uma capa tem sim, sobre nós?


E acabei de me lembrar que tenho vontade de ter alguns livros somente pela capa.
Na verdade eu já tenho esses livros, mas gostaria de ter outra edição com capas diferentes rs. Ou seja, eu cometo o "pecado" da CAPA kkkkk. 

São eles:

Haaaaaa, eu acho PERFEITA essa edição de Crepúsculo com a capa branca e ainda vou comprar e colocar ela do ladinho da minha edição de capa preta. Nossa eu acho linda demais. Ai ai rs.



Olha eu acho a capa da edição atual (imagem da esquerda) de O Pássaro MARAVILHOSA, ela é uma capa muito bem trabalhada, e para quem observa os detalhes podem interpretar muito de sua história. Mas confesso que tenho uma queda pela capa da primeira edição. Sim, ela é muito mais simples, mas acho que por isso me atrai mais ainda e olhando bem para ela consigo sentir mais ainda da história. Acho que ela representa muito bem a história que vamos encontrar quando abrirmos as páginas.


Outra CAPA que tenho muita vontade de ter é a nova edição de Percy Jackson. Eu tenho a edição mais antiga:


Eu já a acho linda e super diferente, mas a edição nova, nossa ela é muito TUDO!



Quando os livros são postos um ao lado do outro, seja pela lombada, ou com o livro de frente, formam-se essas imagens lindas que vocês viram, fica impossível não querer né?

Enfim, como vocês podem ver, de certa forma tenho SIM uma queda pelas CAPAS bonitas, ou seja lá o que me atrai nelas. Podem me julgar rs. Mas volto a afirmar que o que o livro precisa mesmo ter é uma boa história, que nos prenda, que nos faça viajar, sonhar, amar... E isso com certeza só uma bela capa não pode fazer.


E respondendo a segunda pergunta:
- Sim, eu acho, que uma edição mais detalhada, bonita e completa é sim mais cara.
Claro que nem sempre, afinal quem inventou as promoções deveria ganhar um prêmio. Mas na maior parte das vezes essas edições "diferentes" vem junto com um preço bem, mas bem salgado mesmo. 

Exemplo disso é aquele "baú de Harry Potter" que chega a custar em torno de R$ 485,00 reais para mais. 
Acho um absurdo, mas se formos ver que realmente o box é lindo e super diferente, para quem é fã acaba não sendo tão caro assim. Eu se fosse MUITO fã acho que compraria um desses. Mas como não sou assim tão fanática me contento com minha edição. Mas com certeza um "mimo" desses na estante, faz os olhos saltarem rs. 


Bem pessoal, espero que vocês tenham gostado do "debate", e gostaria de ouvir os comentários de vocês com suas opiniões.

E não deixem de conferir as respostas da Rê AQUI e da Ana AQUI.  

Um beijo enorme.


 

 

9 comentários:

  1. Fe e Re,

    Eu simplesmente amei o artigo! Aliás, vou fazer um post sobre ele em meu blog também. \o

    Vamos lá, eu, sem sombra de dúvidas, levo e muito em consideração uma capa. Acho que tanto ela como a sinopse são o cartão de visita da obra. Isso não quer dizer que eu dispense um livro com uma capa "não-tão-atraente". Como disse, levo muito em consideração sua sinopse também. Agora, se os dois não forem atrativos, não tem jeito. rs

    Uma das coisas que tive muito cuidado com o meu livro, foram essas duas coisas: capa e sinopse. Queria ser direta, com um propósito e ao mesmo tempo ter "um todo' atrativo.

    Beijosssss,

    Si.

    http://simonepesci.blogspot.com.br/

    http://eoceoi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, que legal que vai fazer um post tb!
      Vou lá ver!
      bjs
      esse assunto é muito legal

      Excluir
    2. É Si, as capas chamam mesmo a atenção.

      E claro sua capa é uma das mais lindas do mercado, eu acho, muita linda mesmo, e bem trabalhada, e deixa o mistério todo do livro por conta do leitor.

      Beijossss Fer

      Excluir
  2. Oi Fer
    agora que consegui ler direitinho pois fiquei sem net uma semana e odeio ver as coisas no celular argh!
    adorei e como sempre vc fala muito, muito tagarela kkkkkkkkkk

    uma coisa que acontece comigo é que se eu amo o livro eu quero ter todas as edições com todas as capas disponíveis heheheheheh

    propus a Ana uma BC, blogagem coletiva com esses temas, que tal?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk

      Rê não faço muita questão não. Mas alguns eu gostaria sim de ter outras capas de edições diferentes.

      Amei a ideia, eu topo.

      Beijosss

      Excluir
  3. Belíssimo artigo, Fernanda, realmente muito bom. Confesso que meu critério de escolha é meio que um "sexto sentido" rs... Quase nunca leio a sinopse, algumas contém spoiler (tipo a Moradora de Wildfell Hall da Anne Brontë, li a sinopse e perdi todas as surpresas do livro, claro que isso não tornou a história menos interessante e maravilhosa, mas eu gosto de surpresas.). Eu me guio muito também pela opinião dos meus amigos que têm gostos muito parecidos com os meus, e, pelo menos até agora, eles têm sido ótimos! rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Naiara.

      Realmente é difícil escolher só pela capa. Mas ir por indicação e intuição realmente quase nunca falha.
      Mas não consigo não ler a sinopse é mais forte que eu kkkkk.

      Obrigada pela visita.

      Beijosss
      Fer

      Excluir
  4. Oi Fer
    Eu concordo com você que o que realmente importa em um livro é sua história, mas não resisto a uma capa bonita, confesso. Já comprei livros pela capa e, até agora, não me decepcionei com nenhuma história. Li a saga Crepúsculo e não gostei, mas sou louca pra ter essa edição com capa branca, pelo simples fato de ser linda kkkk. Não tem nenhum livro que eu tenha duas edições, mas pretendo ter todas as edições possíveis da saga Harry Potter. É sonho de fã maluca kkk.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk ai Lary é normal, acho que se eu não quisesse comprar TANTO livro novo, e tivesse dinheiro sobrando kkk, eu tb iria querer ter todas as capas dos livros que gosto, mas só dos que gosto kkkkk.

      Beijosss Fer

      Excluir