{Falando Sobre Livros} Metas Literárias para 2015




Olá pessoal.



O Ano Novo chegou e mais que normal nessa época nós pensarmos em coisas “novas” que queremos e mudar algumas já existentes em nossa vida, certo?



Eu adoro fazer uma lista de objetivo todo começo de ano. Assim quando ele acaba gosto de ver tudo o que consegui, superei, e o que não consegui, assim encaro que também faz parte e ainda terei novos objetivos para o próximo ano.



Ainda vou fazer a minha lista, confesso que pelo menos com o que me vem á mente, esse ano ela estará menor, mas focada em coisas mais importantes, como a ampliação da nossa casa. Mas pensando em todos os meus objetivos, me veio á mente, minha meta literária. Não digo de quantidades de livros a serem lidos, eu falo em um geral. E por isso resolvi me “impor” algumas “metas”. Mas não para ficar presa a isso, mas sim para tentar de certa forma me organizar em algumas coisas e me conter em outras, como comprar muitos livros. 


Então apresento vocês minha “meta literária para 2015”:




- Não comprar mais séries



É isso ai pessoal. Eu tenho em minhas estantes MUITOS livros em séries, alguns já iniciados e outros ainda não. E exatamente por isso quero evitar comprar séries em 2015. Claro que não comprar nenhuma é meio que difícil, mas preciso me conter e muito.

Quero finalizar primeiro o que já tenho aqui e comprar somente as continuações das séries que já possuo. Por isso quero evitar comprar novas séries e nesse quesito preciso mesmo me conter.








Como podem ver o que mais tenho são livros em sagas, trilogias, ou duologias. Alguns iniciei a leitura outros não. Alguns tenho a série completa, só preciso começar a ler, em compensação outros preciso comprar os números faltantes. 



- Ler e-book

 


Pois é, eu leio e-book, mas acontece que tenho uma preguiça enorme de ler livros nesse formato. Mas tenho uma média de doze e-book’s ainda não lidos, e são livros que quero muito ler, então eles vão entrar como objetivo, assim quem sabe eu “crie vergonha na cara” e leia eles, rs.

Então vou colocar como meta a leitura de dois por mês. Assim quem sabe até o meio do ano diminui consideravelmente meu número ou até encerro, visto que só compro e-book quando quero muito o livro e não tem ele físico. 



- Ler os livros não lidos (abandonados)


Pois é eu já falei sobre eles AQUI

E preciso dar um jeito de lê-los ou então manda-los embora, rs. Ficar com eles estacionados na minha estante por anos a fio não vai rolar. Então esse ano, ou leio ou tchau para eles, assim quem sabe outras pessoas terão oportunidade.

Então como sei que essa é uma das metas mais difíceis, vou colocar um livro por trimestre. Assim fica mais fácil (eu acho) de tentar desempacar essas leituras. 



- Comprar menos livros 


Pois é preciso mesmo fazer isso e por vários motivos.

Primeiro eu tenho uma média de 100 livros Não Lidos (mas não abandonados. Entenda-se que são livros que quero ler, mas que estão na fila) e preciso primeiro ler esses livros, antes de sair comprando outros e acabar sempre priorizando os mais novos nas leituras. Pois é isso que eu acabo fazendo.

Então, vou-me “impor” e dessa vez é impor mesmo, diminuir e MUITO minhas compras em livros. Nem quero pensar em quantos comprei em 2014 e qual minha média mensal, mas quero pensar que se eu me limitar a no máximo para esse ano dois livros por mês (e me esforçar até para ser menos que isso), creio que já terei vencido essa minha “loucura” de comprar mais livros do que dou conta de ler. 

Então minha meta é:

·         Comprar no máximo dois livros por mês.

Esse objetivo me leva a outro. Desde que “descobri” nossa literatura, praticamente não li mais nenhum livro internacional. É isso mesmo, ano passado minhas leituras foram praticamente de livros nacionais. O que é ótimo, mas isso fez com que alguns livros internacionais que eu já havia comprado, ficassem lá, coitados, abandonados, e eles não merecem isso, afinal tem muitos livros bons também.

Então para que essa injustiça não seja cometida. Vou por como meta, ler pelo menos dois livros internacionais por mês.



- Reler alguns livros


Pois é, existem leituras que são tão boas e me marcaram tanto que eu desejo reler.  Esse ano não reli nenhum livro. São tantos livros bons e que queremos ler que infelizmente não temos tempo.

Mas esse ano quero muito reler os meus “xodós”. E são eles:




Existem outros livros que são meus “xodós”. Mas são leituras mais recentes que me cativaram muito, então esses podem esperar um pouco mais. 





Então minha “META” para 2015 ficou assim:


- Não comprar mais livros em séries, somente ás continuações do que já tenho, para assim finalizar as leituras dos livros que já tenho em minha estante.

- Ler mais e-book. Objetivo de 2 por mês.

- Ler os livros "abandonados". Um por trimestre.

- Comprar menos livros. Objetivo de no máximo 2 por mês.

- Ler os livros internacionais. Objetivo 2 por mês.


- Reler alguns livros. 


Bem, de qualquer forma o mais importante de tudo isso, é que minhas leituras continuem sendo prazerosas. Algo que faço porque amo, porque me faz bem.
Mas como eu já disse, essa meta, resolvi elaborar para me organizar mesmo. Pois a maioria dos livros da minha estante, são livros muito esperados para serem lidos. Mas acontece que a fila foi crescendo e crescendo e como não me organizei alguns ficaram muito tempo parados. E com essa meta pretendo principalmente ler esses livros que estão parados a mais tempo.

E vocês, qual a meta literária para esse ano?

Abraços



4 comentários:

  1. Amiga adorei saber suas metas para esse ano. Desejo determinação, foco e sucesso. Tenho certeza que vc conseguirá e a recompensa será mega gratificante.
    Algumas dessas metas fiz em 2014 deram certo e por isso pretendo manter nesse ano; também só estou comprando as continuações das séries que já tenho, além delas compro alguns livros nacionais ou não que acompanho o preço por um certo tempo e quando encontro com um preço bom invisto. Então estou com uma média de no máximo três compras por mês em alguns meses e outros sem comprar. Garanto que vc verá que vale a pena fazer isso, vc aprende a ter controle nos gastos e só compra o que realmente quer, o impulso praticamente perde a força.

    Assim como vc também tenho mais de cem parados na estante, e muitos quero ler logo, mas antes de me controlar nas compras acabava só lendo os mais novos. Agora pretendo fica nesses livros já comprados!!!

    Sobre reler a tempos não faço isso, então esse ano talvez releia uns três mas dependerá de outros fatores.
    Enfim sorte e sucesso para nós é um 2015 especial pq merecemos!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ni obrigada.

      Irei precisar de seu apoio rs.
      Nossa vou me focar e me esforçar preciso fazer essa meta dar certo rs.

      Nossa com certeza, vou me controlar principalmente nas compras rs.

      Ta vendo sempre fazemos isso né? Por isso que preciso comprar menos também.

      Nossa esses que citei quero muito reler, foram histórias mais que lindas.

      Obrigada, sorte e sucesso para nós duas.

      Beijoss Fer

      Excluir
  2. Oiiiiiiiiiiiiiiii Fer!!!
    Estou voltando, ainda estou sem net mas tenho uma cunhada maravilhosa que me permite usar a sua rsrsrs.
    Eu já desejei um feliz 2015 pra você, mas aproveito meu primeiro comentário do ano aqui no blog, para desejar a toda a equipe linda desse blog maravilhoso um ano novo repleto de paz, felicidades e sucesso. Quero dizer que foi um dos melhores blogs que tive o prazer de conhecer em 2014, e Fer, você com certeza foi uma das melhores pessoas que conheci também. Em 2015 espero conhecê-la pessoalmente ;).
    Tanta coisa boa rolou por aqui neste meio tempo que fiquei off, vou demorar um pouco para conferir tudo rsrs.
    Ah as metas. Eu prometi não comprar nenhum livro antes de ler os que tenho para ler, e estou conseguindo.
    Você está sendo super corajosa em traçar a meta de não comprar séries, já tentei e não consegui rsrs.
    Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia.

      Eu entendo, sei bem como é, quando me mudei fiquei meses sem internet também rs,

      Obrigada, e tudo em dobro para vc que esse ano seja muito abençoado para todos nós.
      Obrigada, 2014 foi lindo e conheci pessoas incríveis e com certeza você e Taty são uma delas.

      kkkkk pois é, tenho muitas aqui paradas, preciso completar e terminar essas, depois vejo outras, mas espero que isso seja só para 2016, ou depois que terminar as que tenho aqui rsrs.


      Beijosss Fer

      Excluir