{Fique por dentro} Bibliotaxi


Hey, você! Sabe o que é bibliotaxi? Não?!? Então, olha só...

Bibliotaxi é um programa de fomento a leitura e educação envolvendo meios de transportes, desenvolvido pelo Instituto de Mobilidade Verde em Parceria com o Catraca Livre. Além da cultura, o programa visa estimular a população para o uso de táxi e o seu compartilhamento como alternativa para o uso intensivo do automóvel privado contribuindo para redução dos congestionamentos da cidade.

Outro objetivo é inserir a cultura do “compartilhamento” na sociedade brasileira, desta forma bairros e comunidades poderiam usufruir de cidades mais inclusivas, saudáveis e sustentáveis.
O Bibliotaxi é uma biblioteca que funciona dentro dos automóveis. As pessoas interessadas por algum dos livros disponíveis (que estarão marcados com um carimbo) poderão levá-lo para casa. Seus nomes ficarão registrados em um caderno. Uma vez o livro lido, podem ou não, entregá-lo num ponto de devolução.

O projeto visa a promoção da leitura e para a integração das pessoas que moram, trabalham ou circulam pela Vila Madalena, zona oeste da cidade de São Paulo. Ideia do Instituto Mobilidade Verde, leva à reflexão sobre como podemos nos tornar mais sustentáveis em relação aos nossos deslocamentos. 
No site da emissora SBT, há reportagens falando sobre o bibliotaxi em outras cidades de diversos estados; onde é possível emprestar o livro e devolver na próxima rodada.
E então? Gostou da ideia?

Karol Zepon

2 comentários:

  1. Karol acho que vi algo sobre o assunto na TV e tbém achei bem legal. Tanto a ideia de compartilhar o táxi qnt os livros. Ainda tenho esperança que um dia nossa sociedade será mais humana e harmoniosa.
    Beijos e parabéns pelo post.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fer e eu vimos, se não me engano, uma reportagem da Rede Record, mas não consegui achar nada no site deles. Então fiz uma pesquisa bem rápida e resolvi compartilhar.
      Tenho essa mesma esperança, Aline. Vamos orar por um futuro melhor!

      Obrigada!

      Beijo.

      Excluir