{Resenha} Olhos do Destino de André C. S. Santos

Os sonhos de infância de Leonard foram destruídos após a morte de seu pai, um exímio fotógrafo. Ele sonhava em comprar uma moto e poder, junto de seu pai, viajar pelo mundo e fotografar as belas paisagens que cercam o condado de Somerset, Inglaterra.
Amparado por um velho amigo, senhor Gregory, a quem sempre considerou como um segundo pai, Leonard continuou o seu legado fotografando o mundo, mas sua vida dá uma reviravolta quando conhece dona Merriê uma importante fotógrafa que o ajuda a ter seus trabalhos reconhecidos.
Num dia típico, as películas de seu coração foram marcadas ao se apaixonar por Maria, uma jovem cabeleireira. Mas um acidente inesperado pode colocar tudo o que conquistou em jogo, e Leonard deve fazer uma difícil escolha: deixar para trás seus sonhos e viver dentro de uma “escura redoma” ou fugir e viver se sentindo culpado por ter arruinado a vida de quem mais amou.


Pandorga * 2014 * 167 páginas * Classificação 3/5





Uma história simples, da vida de um rapaz que vive de forma simples, mas feliz.

Bem confesso que fiquei dividida com a história.
Dividida porque antes mesmo de ler já conhecia o enredo.
Sim meio estranho né? Mas apesar de não ter encontrado nada por ai, é visível que o autor se inspirou em um vídeo lindo e emocionante que existe na internet. Mas não, eu não vou falar para vocês o nome do vídeo, porque ver o vídeo é um SPOILER enorme.

O que posso dizer é que é um desses vídeos de reflexão que existem por ai e que sempre nos emocionam.

E fiquei dividida porque apesar do autor delinear muito bem seu enredo inspirado nesse vídeo, acho que eu esperava um pouco mais. Quando comecei a leitura “chutava” que a história era mesmo inspirada no vídeo, mas após algumas páginas tinha certeza.
Mas esperava que o autor ao escrever a história não fosse assim tão fiel, e fizesse algumas mudanças. Eu imaginava que ele realmente só teria se inspirado na história, não imaginava que ele reescreveria o vídeo e complementaria o enredo, e foi o que ele fez.

Ai confesso que me senti um pouco incomodada com a leitura. Porque sim o vídeo é lindo, e sim a história de amor e lição de vida é linda. E sim o autor escreve muito bem. Mas nossa não precisa ser assim tão “fiel” ao vídeo. Eu acho que ele poderia ter mudado algumas coisas, inclusive eu, com certeza, esperava outro final. Fiquei o tempo todo da leitura desejando isso:
- Por favor, que ele tenha mudado o final! Por favor.


Leonard vivia uma vida humilde, mas feliz. Ao lado do seu pai, vivia os momentos mais plenos que alguém poderia querer. Mas com a morte de seu pai as coisas se tornaram muito difíceis. Mesmo assim Leo nunca deixou de sonhar e nunca deixou de lutar.
O fiel amigo de seu pai Gregory, sempre esteve ao seu lado, o tratando como filho, e Leo via nele todo o apoio e recebia todo o carinho que precisava. E ainda restavam seus sonhos.

Leo queria ser um fotografo reconhecido e sonhava que as pessoas fossem tocadas por seu trabalho. Ate que um dia uma renomada fotografa entra em seu caminho, e parece que sua sorte iria mudar, e seus sonhos iriam começar a se realizar.
Para completar sua felicidade, Leo conhece Maria, uma moça simples, mas com um coração enorme. Ambos se entregam a um amor profundo, verdadeiro e companheiro. E tudo caminhava para um final feliz, se uma grande e horrível tragédia não tivesse acontecido. Trazendo dor, escuridão e desesperança para a vida desses personagens.

Infelizmente Leonard precisou fazer a escolha de sua vida...

Ir atrás de seus sonhos e deixar o seu amor para sempre nas sombras, ou salvar seu grande amor desse mundo e ele mesmo entrar em um mundo escuro e sem volta.

Mesmo já conhecendo a história e sabendo quase com 100% de certeza que o autor não mudaria o final, mesmo assim eu tinha esperança, e quando cheguei ao fim, me senti sem chão.
Poxa vida, tudo bem que o que Leo fez, acho que por lei, é impossível, não tenho certeza, mas acho que sim. Segundo que, nossa, aquilo é demais, mesmo que não seja permitido fazer algo assim, a mensagem passada é linda.
Abrir mão de seus sonhos, de sua vida, por alguém que você ama, com certeza é a coisa mais nobre, mais linda e de verdadeiro amor que alguém pode fazer.
Mas eu cheguei ao final sem acreditar que o autor realmente não mudou aquilo.
Eu pensava:
- Poxa ele se inspirou no vídeo, teve a oportunidade de mudar o final. Mas não fez.
Mas eu sempre fico assim com finais tristes.
Mas depois sempre acabo pensando melhor, reflito muito e entendo que as coisas foram como deveriam ser. Outro final não seria pertinente e menos ainda, não teria o mesmo impacto e nem nos passaria a mesma mensagem.

Então mesmo com o coração dilacerado, termino o livro sabendo que tudo foi como deveria ser. Mas mesmo assim, apesar de entender que as mudanças não poderiam ter sido feitas. Eu queria muito que André tivesse prolongado um pouco mais aquele fim. E apesar da tragédia não poder ser revertida, eu ainda esperava um final feliz.
Mesmo com uma vida de sombra entre eles, acho que a felicidade poderia ter permanecido...
 

Beijossss













3 comentários:

  1. AAAAAH, fiquei curiosíssima para ler esse livro! E principalmente, por ser baseado em um vídeo!
    Que ideia genial! Ameeeeei =D
    +1 que já vai para minha wishlist! rsrsrs
    bjo grande!
    Ana
    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana.

      Pois é, gostei também, mas achei que ele podia ter mudado o final kkkk, não precisava seguir tanto assim o original rs

      Beijosss

      Fer

      Excluir
  2. Poxa que chato a história do livro ser praticamente a transcrição dos vídeos =(
    Sei como vc deve ter se sentido, eu pelo menos iria sentir como se tivesse perdido meu tempo.
    Mas no tal gostei de saber sua opinião viu!!! Bjos

    ResponderExcluir