{Fique por Dentro} Entenda os Gêneros Chick Lit e Young Adult



Muitas vezes lemos por ai alguns termos e ficamos nos perguntando ao que se referem certo?
O mundo literário hoje é muito vasto e os gêneros literários, se abriram em vários, podemos dizer "sub-gêneros", ficando assim complicado de entender muitas vezes á que se refere determinada história.

Então hoje resolvi resumir um pouco para vocês três gêneros dos quais eu mesma já tive muitas dúvidas.



CHICK LIT

fonte: livros e marshmallows

Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa". O gênero vende bem, apesar de ainda estar em crescimento no Brasil, algumas editoras já dedicam selos diferenciados para esse gênero. Ele geralmente lida com as questões das mulheres modernas, humor de ânimo leve. Apesar de algumas vezes incluir elementos românticos, a literatura feminina (incluindo chick lit) geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos.

A principal característica do Chick lit é a protagonista: que é do sexo feminino. Ela está, muitas vezes, tentando vencer (profissional e romanticamente) no mundo moderno.A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, suas histórias normalmente são bem humoradas e relatam o dia-a-dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divórcio.


Autoras do Gênero

Candace Bushnell, autora de Sex and The City
Lauren Weisberger, autora de O Diabo Veste Prada
Marian Keyes, autora de Melancia
Meg Cabot, autora da série O Diário da Princesa
Sophie Kinsella, autora de Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Helen Fielding, autora do best-seller O Diário de Bridget Jones
Emily Giffin, autora de Ame O Que É Seu
Cecily Von Ziegesar, autora da série best-seller Gossip Girl




YOUNG ADULTS

fonte: blog papocult

Literatura Young Adults, abreviada como YA (traduz-se jovens-adultos) ou Ya-Lit está ganhando conhecimento no Brasil e pode ser definida como Literatura para pessoas de 14 a 21 anos. Separa-se de Literatura infanto-juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas. 

Aplica-se em Literatura YA (ou Ya-Lit), gêneros comuns de outras vertentes, tais quais: Romance, Terror, Ficção, Ficção Científica, Fantasia, Aventura, Contos, Histórias Curtas, dentre outros. 

As características da Ya-Lit são bem específicas. Os personagens principais são adolescentes como seus leitores e os temas abordados incluem: Identidade, Sexualidade, Depressão, Suicídio, Abuso de Drogas, Relacionamento Familiar, Relacionamentos Amorosos, Status social, Bullying e muitos outros, normalmente retratados de forma conflituosa, por exemplo: Divórcio dos pais, falta de popularidade na escola etc. Costuma ser presente o senso de humor (seja irônico ou simplesmente engraçado), localizar-se em tempo-espaço contemporâneo e possuir na escrita diálogos valorizados, estilo de escrita claro, e utilização de gírias com frequência. Pode ser escrito em terceira pessoa ou primeira pessoa.

Autores do Gênero

Meg Cabot, com a série "O Diário da Princesa" 
Stephenie Meyer, com a série "Saga Crepúsculo" 
Rick Riordan, com a série "Percy Jackson & os Olimpianos" 
J.K. Rowling, com a série "Harry Potter" 
Suzanne Collins, com a série "The Hunger Games (Jogos Vorazes ou Jogos da Fome)" 
J.D. Salinger, com "Apanhador no Campo de Centeio" 

Fonte: Wikipédia


Bem pessoal isso é bem um resumo, mas espero que vocês tenham entendido melhor um pouco sobre cada gênero. E claro que existem muitos autores além desses.

Beijossss




1 comentários:

  1. Miga que legal que vc pesquisou um pouco sobre esses subgenérico literarios. Confesso que antes de ser blogueira nem sabia da existência deles.
    Vc viu lá no blig que estou participando de um desafio de gêneros e em março o tema será YA, adorei suas dicas. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir