{Resenha especial} O Pássaro, de Samanta Holtz

O Pássaro
Samanta Holtz
ISBN: 978-85-7579-638-1
Ano: 2012 / Páginas: 480
Idioma: português 
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (selo da editora Novo Século)
Capa: Adriano de Souza
Sinopse: Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?
Caroline Mondevieu é filha de um poderoso barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino.
Tudo parece perdido quando ela encontra Bernardo, um charmoso e irritante domador de cavalos. Eles não conseguem se entender até perceberem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, deverão passar por cima das diferenças e se unirem em um arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre.
Grandes emoções os aguardam nessa jornada: perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolverá mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.
O Pássaro (2ª edição)
Samanta Holtz
ISBN: 978-85-428-0287-0
Ano: 2014 / Páginas: 368
Idioma: português
Editora: Novo Século
Capa: Marina Avila
Sinopse: Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? Caroline Mondevieu é filha de um poderoso barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Tudo parece perdido quando ela encontra Bernardo, um charmoso e irritante domador de cavalos. Eles não conseguem se entender até perceberem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, deverão passar por cima das diferenças e se unirem em um arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam nessa jornada: perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolverá mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.
Skoob | Fan Page | Primeiro capítulo 
Europa, século XIII.
Época das grandes propriedades, castelos, senhores e vassalos. Às mulheres, cabia apenas calar-se e obedecer. Mas havia uma jovem determinada a quebrar essas convenções.
Na mente, o desejo da liberdade.
No coração, um amor proibido.
Na alma, as marcas de um segredo revelado.
Quão longe você iria em busca de um sonho?
O que enfrentaria em nome de um amor verdadeiro?
Caroline Mondevieu é a filha mais nova do poderoso barão. Sua irmã mais velha, Elizabeth, e sua mãe, Antonelle, são o perfil da mulher da época: completamente submissas. Seu pai cria cavalos; e seus criados vivem em condições, de certa forma, precárias.
Aos sete anos, conhece Bernardo, filho mais novo do domador Gérson. E este mostra-lhe sua triste e dura realidade.
Ela suspirou, com a cabeça cheia de perguntas para as quais queria respostas, mas que não sabia se tinha coragem de perguntar ao pai.
Por ser questionadora, aprende cedo que deve calar-se frente às injustiças. Seu pai tenta, às mãos de ferro, prender seu espírito livre. E isso custa-lhe sua tão preciosa inocência infantil; leva uma surra sem que ninguém a socorra.
Lançava um fulminante olhar que já deixava prevista a desobediência. Onde foi que ela aprendeu a usar os olhos desse jeito?
Dez anos se passam, e Filip, seu amigo de infância, aparece para a festa de noivado de Elizabeth. Todos estão muito felizes; e o rapaz se afasta, para um local mais reservado, junto à moça.
Ele adiantou-se mais um pouco e beijou-lhe a testa com carinho. Aquilo trouxe um súbita ternura dentro dela...
Ele torna-se seu noivo. Isso deixa Caroline sem chão e parece que seus sonhos se vão. Como podem comprometê-la sem seu consentimento? Como podem decidir o rumo da vida que é dela?
Ela olhou para o horizonte, com a mente cheia de planos...
Se pudesse ser um pássaro livre... Voaria para longe e viveria como gostaria.
Teve vontade de rugir de volta para o trovão que ameaçava os humanos, subir até ele e, lá de cima, roubar sua voz para gritar ao mundo que era livre.
E assim reencontra Bernardo, com o plano de fugir e finalmente ser livre. Não se sabe qual dos dois é o mais teimoso, mas ambos sonham em sair da fazenda dos Mondevieu e mudar de vida. Juntos, resolvem buscar uma saída e seguir seus sonhos.
E logo ali estavam, presos nos olhos um do outro involuntariamente...
Esse é o início do primeiro livro da Sam. Mais uma história que me fez rir, chorar, sonhar. Um livro para abrir as asas e aprender a voar; fazer o que for necessário até tocar o céu. Um livro para te fazer voar alto e buscar seus sonhos lá em cima.
Caroline voou alto e descobriu o que significa amar verdadeiramente. Contagiou todos que estavam a seu redor e deixou sua marca por onde passou. Além de seguir seu sonho, incentivou outros a seguirem os seus também.
A Caroline pode ser teimosa, desobediente, cabeça dura... Não dá o braço a torcer. Oops...! Acho que acabei de me descrever. Mas sabe ver a beleza em coisas simples e aprendeu a amar de corpo e alma.
O Pássaro te faz sonhar com uma leitura simples e leve, cheia de emoções. Comecei lendo Quero ser Beth Levitt e depois passei para Renascer de um Outono; mas essa leitura foi completamente diferente, foi o livro que mais me surpreendeu. Demorei, e muito, para acreditar no final; precisei reler várias vazes o mesmo trecho, pois achei que estava cansada e lendo errado.
Ao final, descobri que se tratava apenas da vida, ou uma caixinha de surpresas. Os livros da Sam têm o incrível poder de me fazer refletir, e muito, a respeito da minha vida e tomar importantes decisões. Eles me dão coragem para enfrentar desafios.
Quando classificamos um livro, aqui no MpL, é de 0 a 5. Não posso dar menos que 10 para esta obra incrível! Foi tão importante pra mim, me ensinou e ajudou tanto, que tatuei um pássaro ao final da minha tatuagem no antebraço esquerdo; ao lado da frase Learning to Fly (música do álbum A Momentary Lapse of Reason, do Pink Floyd, que possui um significado muito grande para mim; um significado que vai além das palavras).
Bem, espero que tenham gostado e que o início da história (além do meu breve depoimento) aguce a curiosidade de vocês para que leiam esse romance de época sensacional!

Karol Zepon




3 comentários:

  1. Karol, querida!!!

    Que demaisssss saber que "O Pássaro" foi uma leitura tão importante e especial em sua vida... fiquei emocionada em saber que você tatuou um pássaro ao lado da sua tatuagem inspirada na história! Nossa, sem palavras meeeeesmo....!!

    Obrigada por postar essa resenha tão, tão linda!!! E por ser essa pessoa tão especial! (e tão parecida com a Caroline??? hahaha!)

    Beijos no coração,
    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sam! =)

      Algumas coisas são tão importantes, que merecem ser registradas... Renascer me deu uma resposta que precisava muito; mas O Pássaro me deu coragem de fazer o que sempre quis: ser livre, ser eu.

      Eu que agradeço por ser tão fofa e especial! *-*
      Me identifiquei muito com ela... Deve ser "mal" de nome. huahuahua

      Beijo.

      Excluir
  2. Por enquanto esse foi o único livro que li da Samanta e concordo que sua história é marcante. Toda luta pela liberdade e o fim impactante que traz de certa forma o que a protagonista tanto queria, pq naquela época não teria outra forma de liberdade. Enfim parabéns pela leitura e pelo ótimo texto.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir