{Especial} Para Sempre uma Lembrança Dia 05: Entrevista com D. S. Neves



Oi pessoal.

Infelizmente nosso especial está chegando ao fim, mas vocês ainda terão muitas novidades e notícias sobre a Day aqui.

E hoje para já matar a saudade que vai ficar e conhecer um pouco mais sobre ela, temos uma entrevista linda. Vamos compartilhar um pouco dos sonhos e da pessoa linda que a Day é?





Dayane por Dayane. (fale um pouco sobre você)

Oi Galerinha! Ai, é difícil essa parte ! Mas vou tentar... bom, eu sou uma eterna amante das artes, tudo o que envolve criação, música, dança, artes cênicas, me deixa maravilhada. Tanto que quando era criança fiz oficina de teatro, e sempre participei de cursos de dança. Hoje, sou formada em Design e trabalho com muito amor, executando projetos de interiores. E como sou meio maluquinha, tenho meu lado leitora que faz parte das minhas raízes desde criança, meu lado escritora - que aflorou a pouco tempo, mas que sou muito feliz em ver que está dando certo -, e meu lado bailarina. Hoje, com 27 anos ainda faço ballet, 2x por semana! Yeahhhh o/ Amo a minha família e amo meus filhinhos adotivos - minha poodle Belinha e meu papagaio Lulu. Eles roubaram meu coração só pra eles! E crente que temos um Deus tão maravilhoso ao nosso redor, que nos acompanha todos os dias, querendo o nosso bem. Sou eternamente grata, por ter Ele como meu Senhor e Salvador. Deus é minha luz por todo o meu caminhar. 



Como foi o seu primeiro contato com a literatura? Fale um pouco sobre a Dayane leitora.


Meu primeiro contato com literatura, vem desde a gestação da minha mãe, eu acho! rsrsrs Ela me contou que durante toda a sua gestação, ela leu bastante, um livro após o outro, e grande maioria romances. Então, ela acredita de pé junto, que ela foi o meu primeiro contato com a literatura, e eu acredito também. Desde os 7 anos, sempre andava com um livro infantil pra lá e pra cá. O meu preferido, era Dumbo ( Aquele do elefantinho com as orelhonas )! Além de ser doente pelo filme, não largava o livro nem a pau kkkkk. E com 13 a 14 anos, achei na estante de livros da minha mãe, todos os livros que ela leu durante a minha gestação, acreditem ou não, o primeiro romance que li na vida, foi o primeiro romance de revista que a minha mãe leu quando estava com poucas semanas de mim. Nunca esqueci a história, nem o título - Contrato de Casamento! Só não me recordo da autora agora, mil desculpas. E hoje, deu no que deu kkkk leitora voraz, que adora ler de TUDO! 



De onde vem á inspiração para as histórias?


Eu sempre gostei de histórias, que tentam nos ensinar algo bacana. Independente se o final do livro for triste ou feliz, acho tão lindo, quando vemos pelas entre linhas que o autor quer nos ensinar algo importante. E todos esses livros me influenciaram bastante. Eles tem uma essência diferente, sabe. De onde vem a inspiração para minhas histórias? Hoje, posso dizer que vem da nossa realidade. Que tantas vezes é difícil. Nem tudo é um mar de rosas. Temos obstáculos para transpassar, caminhos difíceis a percorrer. Então, eu peguei todos esses elementos que são presentes no dia a dia de algumas pessoas, e tentei trazer para o meu primeiro romance, como uma forma de dizer: Hei, você não está sozinho nessa. Há esperança, por mais difícil que seja. 



Você acha que os leitores se identificam com os personagens? Tem um pouco da Dayane em algum personagem?


Sim, eu acredito que sim. Eles podem se identificar positivamente, ou negativamente com o personagem, isso é bem relativo. Mas sou muito feliz em ver e receber mensagens de leitores lindos, que falaram que se identificaram bastante com a personalidade da Ashley. Palavras, como: Nossa, a Ash é chata e ranzinza como eu! , definitivamente fazem o meu dia mais feliz, porque vejo que alcancei um objetivo, que era trazer para a história uma personagem que se aproximasse das pessoas e que elas se envolvessem com a Ash, o máximo possível. Sim, gente! Tem um pouco de mim, em cada um dos personagens. Sou apaixonada pela dança, então eu sabia que se um dia eu escrevesse algo, teria que ter a dança no enredo, senão não seria eu ali. E a Ashley tem isso de mim o/. O jeito que o Will vê a vida, aproveitar cada momento, isso sou eu também. Não gosto de perder tempo, com o que me faz mal. E sei o quanto é importante estar ao lado das pessoas que amamos. E tem um casal fofo na história, o único casal que tem um relacionamento homoafetivo no livro, o Noah e o Mike. Não, gente, eu não sou homossexual, mas também não tenho medo de falar sobre isso, nem tenho preconceitos. E quando trabalhei um pouco sobre eles na história, ali é a Day também dizendo: Cara, preconceito pra quê!? Todos podem ser felizes do jeito que quiserem, contanto que haja respeito. o/ 



Como foi se despedir dos personagens de Para Sempre uma Lembrança?


De rasgar meu coração e jogar no lixo em mil pedacinhos, porque eu chorei pra caramba! Dormi com meus olhos inchados e acordei pior ainda kkkkkk Eu sempre brinquei com as pessoas e com as minhas betas, dizendo que a Ash todo dia de noite sussurrava sua história em meu ouvido, e que ela queria que eu escrevesse nos piores horários possíveis, de madrugada ou no meu trabalho kkkkkk e quando o final foi chegando,e que finalmente saiu a palavra FIM, a Ash ficou quietinha e eu senti sua falta e de todos os outros personagens, do Will nem se fala kkkkk 



Qual a dificuldade de se publicar um livro no Brasil?


Infelizmente, vivemos em um país que não tem em suas raízes a valorização a literatura nacional. Vivemos em um país carente em educação e ainda com altas taxas de analfabetismo, fato que acho absurdo. Mas é com esperança que hoje percebo que devagarzinho estamos mudando. Novos talentos surgindo e mais leitores felizes com o que está sendo produzido dentro do nosso próprio país. Temos escritores com livros dignos de ser Best Seller, mas por mais maravilhoso que o livro seja, vem aquela velha história: a dificuldade em achar uma editora bacana, ou grandes editoras que sequer se dão ao trabalho de ler o que você escreveu. As dificuldades são imensas, mas dou uma #dica. Usem e abusem das plataformas que existe atualmente, Wattpad e muitos outros. São recursos que vão te ajudar a divulgar o teu trabalho, a atingir milhares de pessoas e quem sabe, chamar atenção de alguma editora. Estamos passando por um BUM de contratações de escritores nacionais, por boas editoras, e fico feliz em ver tudo isso. E muitos, estão conseguindo alcançar este objetivo, porque passaram por essas plataformas anteriormente. Então Galerinha, não tenham medo, façam tudo com cuidado, protejam seu trabalho antes de publicar os seus textos e usem as ferramentas que temos para iniciar um trabalho, que renderá frutos mais a frente! 



Como você descreveria Para Sempre uma Lembrança para quem está interessado em ler?


Um romance que vai te embalar com uma enxurrada de emoções do começo ao final. Um livro com uma bela história de um casal, que não são perfeitos, mas que com suas imperfeições aprendem a se amar, e aprendem valores. Amor, paixão, amizade, perdão, a luta pelos seus sonhos, tudo isso junto e misturado, em uma história linda, que só a Ashley vai poder te contar! 



Sua família incentiva seu trabalho? Eles lhe ajudam dando ideias para os enredos, ou até mesmo servindo de inspiração?


Tenho a melhor família do mundo. Me incentivam em tudo o que faço, e quando decidi escrever, eles ficaram tão felizes a ponto de me cobrar que o livro ficasse pronto o mais rápido possível, porque eu estava demorando demais para terminar kkkkk Sou muito grata a Deus por isso. Tenho um segredo para contar! Eu roubei o sobrenome do meu irmão para nomear um dos personagens mais lindos da história. Já sabem quem? Tcha rammmm...Will! Pois é... William é o sobrenome do meu mano mais novo, gosto tanto da sonoridade que o nome trás que nem pedi permissão, fui lá e roubei. kkkkkkk E outro segredo! Meu irmão foi quem me ajudou com o nome de um dos personagens principais para o meu próximo romance. Estava precisando de um nome para um príncipe árabe, e então meu irmão simplesmente soltou o nome do Príncipe da Pérsia. Minha cara e reação na hora: Perfeitoooooooo! Vou usar esse nome kkkkkk 



Como lida com as criticas?


A partir do momento que você se sujeita a publicar um livro, você tem que se preparar para receber tanto críticas positivas, quanto negativas. Não tem o que fazer! É fato! Absorvo tudo o que as pessoas me dizem, como forma de crescimento. Porque mesmo que a crítica seja positiva, sempre tem algo que você pode melhorar. E se for negativa, então absorve aquilo que veio de construtivo e o que não, releva e toma uma cervejinha! Algumas críticas negativas, só vem para denegrir, então estas, você não pode absorver como verdade absoluta! Estas, você só lê, fecha a página e tchau! #dica para escritores: nunca bata boca com seus leitores caso ele não goste do seu trabalho. Never. Never. Never. Não é ético, pois como leitora que sou, estou no meu direito de gostar ou não. E como escritora, tenho que respeitar. O respeito vindo de ambas as partes, isso é primordial. 



Alguns escritores gostam de se inspirar em músicas, ou até mesmo ouvi-las enquanto escrevem. Você tem playlist’s ou músicas que lhe inspiraram ao escrever sua história? Quais são elas?


Sim, tenho várias. Ouvi muitas músicas enquanto escrevia, não consigo escrever sem escutar música, fico totalmente bloqueada sem elas. E inclusive algumas são citadas no livro. Vou deixar aqui alguns nomes para vocês.

Confiram a Playlist completa AQUI


Conte-nos um pouco sobre seus próximos projetos literários? Tem planos de tentar outros gêneros?


Acabei de entregar um capítulo pronto para um novo livro Sobrenatural que vai sair, em parceria com vários outros autores. Este livro será um livro coletivo, no qual 2 escritores ficaram responsáveis por executar 1 capítulo. Estamos na reta final, pois quase todos os capítulos estão prontos, e então vai para a revisão. Não posso dizer o título ainda, mas vai ter muitas bruxas, fadas, caçadores, vampiros e tal kkkk um prato cheio para quem gosta desse gênero. Para mim foi um desafio, pois nunca escrevi nada assim antes, mas adorei a experiência e percebi que escrever um mundo fantástico é bem mais difícil que escrever um romance contemporâneo. Tiro meu chapéu para os grandes escritores desse gênero! E já posso adiantar que esse livro de contos sobrenaturais, é um resultado de um lindo trabalho feito em equipe, com vários escritores maravilhosos juntos!


Fora este projeto, que já está encaminhado, estou começando a trabalhar em um novo manuscrito. Outro romance está saindo! ehhhh o/ Imaginem desertos, tribos rivais se enfrentando, um príncipe lindo de morrer e uma princesa perdida! 



Quais são os sonhos da Dayane?


Só quero que Deus me dê saúde para realizar tudo o que eu ainda quero fazer. Quero continuar a trabalhar em meus livros, continuar a ler muitoooo, ainda não posso deixar de projetar e me dedicar só a escrita, mas se um dia isso acontecer ficarei muito feliz e honrada em poder me dedicar só a vocês leitores com histórias cada vez melhores. E quero sonhar que um dia vou poder ver as novas gerações vivendo em um país que realmente valoriza aquilo que tem e que dá respaldo para os grandes escritores que aqui residem. 



Deixe um recado para todos os fãs e leitores.


Sou muito grata a todos vocês! E muito feliz porque Deus colocou no meu caminho, pessoas maravilhosas. Obrigada por cada palavra, obrigada pelo carinho que venho recebendo pelas redes sociais, obrigada por partilharem comigo suas lágrimas de emoções. Inclusive a revolta de vocês ao terminar o livro, estou recebendo mensagens pela madrugada e rindo muito ! Vocês que fazem nosso dia mais alegre. Obrigada por serem tão amáveis comigo! Vocês são demais !!!



A Day é uma pessoa muito especial. Então não deixem de conhecê-la melhor! E claro não deixem também de conhecer e ler, claro rs, Para Sempre uma Lembrança.

A Jess e eu deixamos aqui nossos agradecimentos a nossa querida Day, a todos os blogs que aceitaram participar e a vocês leitores. 

E logo vocês verão mais da Day por aqui.

Beijossss





Essa postagem é válida no





6 comentários:

  1. Que linda, gente! Amo conhecer um pouco das autoras e adorei a parte que ela se apresentou. Lindo o amor dela pelo ballet e tbm amei a forma como ela falou da obra...ficou incrivel! me deixou hiper curiosa para conhecer tudo!!! obrigada pelas dicas, meninas ;)

    ResponderExcluir
  2. Saudades já :(

    Fer e Jess, meu muito muito muito obrigada!
    Amei todo o especial e seu que foi feito com todo o carinho do mundo. Vcs são uns amores.
    Estou muito feliz por ter vocês em minha vida, mesmo estando tão longe neh :(

    Beijos meninas

    ResponderExcluir
  3. Oi Fer!!
    Fiquei encantada em conhecer a autora. Ela parece ser muito simpática e adorei ver o carinho que ela tem pelos leitores. Acho sempre bom quando os autores dão dicas e estimulam a publicação de livros por aqueles que estão começando e as suas dicas foram muito boas. Gostei de saber que ela também tem outros projetos para o futuro, pois Para Sempre Uma Lembrança já está na minha lista!!!!
    Beijos!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo especial meninas! Adorei conhecer a autora, ela é uma fofa, muito carinhosa com os leitores e q Deus a abençoe com muita saúde para ela realizar todos os seus sonhos e desejos!
    Bjos


    http://umdiiadesses.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista, muito bom conhecer mais da escritora!
    Parabéns pelo especial meninas, vocês arrasaram!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Fe.
    Finalmente consegui uns minutinhos para vir aqui te visitar. Que autora mais fofa. O livro parece ótimo e já fiquei empolgada com o de contos sobrenaturais (Adoro!). Espero que ela escreva muitos outros livros e que consiga sempre o sucesso, assim como você.
    Um grande beijo da mãezinha sem tempo hehe

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir