{Especial} Vamos falar sobre Shakespeare?

Como escrevi anteriormente: vocês algum dia se depararam com Shakespeare. Ele já fez parte da vida de vocês em algum momento.
William Shakespeare passou uma boa parte da sua vida escrevendo comédia, depois se dedicou apenas as tragédias. Uma dessas comédias será nosso tema de hoje: "A Megera Domada"





"A Megera Domada" - Conta a história de Catarina, uma mulher que não pretende se submeter aos homens em função do casamento. 
Com sua língua ferina, afasta todos os pretendentes, deixando desesperada sua irmã Bianca que precisa esperar a a irmã se casar para poder também escolher um pretendente. Até que surge Petrucchio, um grosseirão disposto a tudo para conquistar o dote de Catarina.
Cheia de reviravoltas, a peça discute amor e casamento, tornando a obra atual até hoje.









Tiveram algumas adaptações e inspirações, a primeira foi com a atriz Elizabeth Taylor em 1967, essa completamente fiel ao texto de Shakespeare e com grande brilhantismo dos atores, fez sucesso na época e eu recomendo, pois essa é a única adaptação "não modernizada". 


A mais famosa inspiração foi "10 Coisas que eu Odeio em Você" de 1999, com Julia Stiles e o imortalizado Heath Ledger.




A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve contratar o misterioso Patrick Verona (Heath Ledger) para seduzir a futura cunhada.
Obs: Amanhã teremos resenha sobre esse filme.

"10 Coisas que eu Odeio em você" fez tanto sucesso, que virou série em 2009 - 2010. Do Elenco original só Larry Miller permaneceu. Teve apenas uma temporada, porém agora você pode achar no youtube todos os episódios.



Uma inspiração menos conhecida, bem sessão da tarde, que vale assistir para passar o tempo é "Alguém Para Eva" de 2003.


Evangeline Dandridge (Gabrielle Union) vive irritando seus cunhados ao se intrometer nos relacionamentos de suas irmãs. Revoltados, eles decidem arrumar um namorado para a moça, confiantes de que assim ela os deixará em paz. Eles contratam um sedutor (LL Cool J), mas o cara acaba se apaixonando por Eva.


E demorou... mas tivemos outra adaptação "moderna". "A Megera Domada" de 2006. Essa ainda não assisti, pois descobri há pouco tempo (mais precisamente ao pesquisar sobre o especial rs), mas do jeito que sou apaixonada por Shakespeare, vou procurar logo rs.


Londres. Katherine Minola (Shirley Henderson), uma política em ascensão, tem uma forte chance de se tornar líder do seu partido. O único problema é que ela tem um temperamento terrível, que apavora a todos, inclusive Tim Agnew (David Mitchell), seu assessor parlamentar. Apesar de ter 38 anos, Katherine ainda é virgem. Por esta e outras razões John Naps (Simon Chandler), um veterano político, diz para ela se casar. Sua irmã, Bianca (Jaime Murray), não podia ser mais diferente, pois é uma bela e sexy modelo, conhecida internacionalmente e que tem os homens aos seus pés. Ao rejeitar outra vez a proposta de casamento do empresário Harry Kavanagh (Stephen Tompkinson), Bianca também o demite, pois está muito interessada em Lucentio (Santiago Cabrera), um italiano de 19 anos que "por acaso" sentou-se no avião ao seu lado. Esta situação deixa Harry arrasado e Bianca, para ficar livre dele, diz que só se casará quando sua geniosa irmã se casar, algo totalmente improvável. Mas o impossível está para acontecer, pois Petruchio (Rufus Sewell), um amigo de Harry, está falido e, desta forma, precisa de um bom partido. Katherine, apesar de desagradável, tem uma situação financeira muito boa. Ela, por sua vez, precisa de um marido para que aumentem as chances de ser escolhida a líder do partido. Além do mais ninguém precisa saber que ele não tem dinheiro, basta dizer que se casará com o 16º Conde de Charlbury, pois este título é de Petruchio, seja ele rico ou pobre.

Essas são algumas influências de Shakespeare na vida das pessoas. Espero que gostem e se ainda não conhecem, recomendo.







Fontes e Fotos: Wikipédia
Adoro Cinema





3 comentários:

  1. Shakespeare! *--------*
    Tem como não amar?

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não tem como não lembrar da novela o Cravo e a Rosa, também uma adaptação da Megera Indomada, que foi perfeita, pelo menos para mim, pois adorei assistir até a reprise. O bom dessas adaptações, releituras é que deixa a obra original mas conhecida e assim as pessoas buscam mais conhecer Shakespeare. Parabéns Van pelo especial!!!!
    Bjos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  3. Isso ai, todos esses eu já ouvi falar, mas a série não tinha assisto hahaha deve ser legal, mas dessas adaptações modernas, a minha favorita é 10 coisas que eu odeio em você, porque a atriz é perfeita, ela tem um carisma gigantesco!!!!! Também gosto muito da novela, O CRAVO E A ROSA kkkkkkkkkkkkkk adriana estava perfeita como Catarina, gente, nunca ri tanto na minha vida, e essa novela tem um significado todo especial, pois foi a que acompanhei ao lado do meu avozinho falecido <3
    amando mesmo o especial de shakespeare!!!!

    eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir