{Especial} Vamos falar sobre Shakespeare?




O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth).








"SHAKESPEARE APAIXONADO"



Esse filme é ambientado no cenário de Londres, em 1593.



Nos dias gloriosos do teatro elisabetano, dois teatros competiam por autores e plateias... Como se fossem duas famílias rivais duelando na vida.



William Shakespeare, escritor de peças da época, encontra-se frustrado por não conseguir escrever algo que lhe agrade.

Afinal, ele acredita que a inspiração de seus textos surge por causa de uma musa.




E depois de muitos papéis amassados e rascunhos jogados fora, Shakespeare conhece Viola De Lesseps num baile, e o encantamento pela moça de linhagem nobre é imediato.



Viola adora poesias e acredita no amor que se mostra no palco pode acontecer na vida. Tem um sonho secreto de participar de um grupo de teatro. Porém, naquela época, as mulheres eram proibidas de encenarem peças de teatro, e os papéis femininos eram representados por homens vestidos de mulheres.

Aproveitando a oportunidade pelo fato de os pais terem ido viajar por três semanas, Viola se transforma em Thomas Kent, para assim poder participar de um teste para uma peça de teatro.

E é claro que ele, ou melhor ela, consegue o papel de destaque.



Quando Shakespeare conhece pessoalmente Viola (vestido como Viola mesmo), ela se encanta pela beleza da moça e já reconhece nela uma futura possível musa de sua inspiração.

Mas os pais de Viola fizeram um acordo em casá-la com um certo homem de nome renomado, mas que quer casar por interesse... Isso mesmo, casamento arranjado e sem amor.

E esses são ingredientes perfeitos para Viola e Shakespeare viverem um amor proibido e escondido.

Seja durante a noite ou em cima do palco.

E graças a esse amor, Shakespeare se inspira a escrever uma das suas pessoas mais conhecidas: Romeu e Julieta.



Mas será que Viola e Shakespeare terão o mesmo destino trágico de Romeu e Julieta?

Será que a inspiração de Shakespeare terá um final feliz?

Que tal voltarmos no ano de 1593 e se aventurar pelos teatros da Inglaterra para descobrir essas respostas?

Shakespeare in Love ou Shakespeare Apaixonado é um filme de 1998, que venceu 7 Oscars. Incluindo como “Melhor Filme” e “Melhor Atriz” para Gwyneth Paltrow que interpretou Viola De Lesseps.



Sabe aquele filme que você assiste com os olhos brilhando? Essa pode ser a minha definição ao assistir Shakespeare Apaixonado.

Adoro filmes de época que retratam os teatros e as peças apresentadas... Sem mencionar que é um presente ser um filme relacionado com esse autor tão conhecido,além de vermos uma adaptação de Romeu e Julieta...

Vamos assistir?















4 comentários:

  1. Nossa, assistir esse filme a muito tempo atrás e fiquei com uma vontade enorme de rever, agora me perguntou pq fiquei tanto tempo sem assistir novamente "SHAKESPEARE APAIXONADO"? Nem eu sei dizer! <3
    Bjos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é muito bom, eu adoro a atriz e foi tipo um daqueles filmes fofos, lógico que eu nunca imaginei o shakespeare bonitinho hahahaha nas fotos e gravuras que temos dele, não é nada bonito né? mas que era um gênio, era!

    http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Letícia! :)

      Esse filme é muito bom. Adoro a atriz também, ela atua super bem.
      Hahahaha... O filme quis trazer um Shakespeare mais bonito, porque como você mencionou, ele é bem diferente das gravuras rs...
      Mas o talento é incrível.

      Bjs

      Excluir