{Resenha} Vango - Entre o Céu e a Terra #1 de Timothée de Fombelle

Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Editora Melhoramentos * 2015 * 359 páginas * Classificação 5/5. Poderia dar mil.






Ação. Aventura. Suspense. Mistério.

Ingredientes indispensáveis para quem gosta de uma leitura instigante, que te prende do inicio ao fim. Aquela leitura que você se pega controlando a respiração, pois esqueceu como é respirar normalmente.

A vida de Vango é um mistério, para todos os que o cercam, para nós e até mesmo para ele.
Seu passado, seu presente. Toda sua vida é uma incógnita.
Vango ainda é um rapaz, mas ele é forte, determinado e destemido. E muito, muito esperto.

Vango está para se tornar padre, e no dia de sua ordenação, acontecimentos estranhos acontecem. Ele se vê cercado por policiais que estão ali para  prendê-lo, e ele nem ao menos sabe de que crime está sendo acusado.  Temendo a armadilha em que foi envolvido Vango resolve fugir e é ai que as coisas ficam ainda mais estranhas e mais misteriosas.

Vários personagens surgem, alguns estão a caça de Vango para que ele pague pelo que fez, outros querem ajudar, outros porém são tão misteriosos quanto Vango e nos perguntamos que interesse eles tem com o garoto.

A perseguição começa. Uma corrida alucinante por Paris. Personagens misteriosos acompanham sua fuga, alguns o querem morto, outros desejam fervorosamente estarem ao lado dele. E de repente uma sombra toma conta das ruas de Paris e um enorme dirigível, o famoso Graf Zeppelin surge, e eis que misteriosamente Vango desaparece.

Para Vango se torna uma corrida contra o tempo. Ele precisa descobrir quem são as pessoas que o perseguem. Porque está sendo acusado de um assassinato e qual a verdadeira história de sua vida. Ele precisa descobrir que segredos o rondam, pois isso pode custar sua própria vida.

Utilizando uma narrativa não-linear e alguns flashback, somos conduzidos pela história de forma suprema. Conhecendo cada personagem e tentando compreender a ligação que eles possam ter com nosso Vango.
Vango agora mais do que nunca está disposto a conhecer e desvendar sua verdadeira história de vida, mesmo que para isso ele enfrente muitos perigos, alguns até inimagináveis.

Eu sinceramente não conhecia o autor. Mas com certeza virei sua fã mais louca. Timothée é mais que perfeito.  Ele conseguiu construir uma história cheia de mistério, ação e aventura e ele foi além, ele conseguiu entrelaçar a história de Vango, a história real, a NOSSA história real. Lugares, acontecimentos, e até mesmo personagens de uma época, principalmente o período entre guerras está presente nessa história, de uma forma com que poucos conseguiriam descrever.
Mesmo para aqueles que infelizmente não são muito fãs de história, o que não é o meu caso, irão se encantar por essa história. O autor não vem através desse livro nos ensinar o que muitos já aprenderam com seus livros didáticos. Ao contrário, ele vem nos contar uma nova história, utilizando fatos e personagens reais e deixando assim a história de Vango ainda mais impecável e nos conquistando mais e mais a cada página.

Seus personagens, com um misto de real e fictício,tornam o enredo ainda mais dinâmico e faz com que criemos uma ligação incomum com a história. Se em histórias 100% fictícias criamos um elo com seus personagens, imaginem em uma história, onde conhecemos muitos de seus personagens. Alguns deles na verdade são até sombras de uma época em que o medo reinava nas vidas de quem viveu aquela época.

Vango me conquistou do começo ao fim. Queria estar do seu lado naquela aventura, e na verdade estava, acompanhei cada passo, torcendo, rezando, e imaginando que fim levaria sua história. Quando seus segredos seriam desvendados? E os mistérios que rondam sua vida seriam esclarecidos?

Mesmo com muitas coisas ficando claras para mim ao longo da história, Vango e seus mistérios ainda permanecem um verdadeiro enigma quando chegamos ao final da história. Final esse que por sinal deixa nossa mente trabalhando a mil, e imaginando milhares de opções para o que descobrimos até o momento. O que nos faz ansiar ainda mais pelo livro dois e o desfecho dessa história.

História. Presente, passado e realidade. Tudo de encaixa de uma forma perfeita. Uma ligação através do tempo. Vango com certeza é uma história atemporal e que promete conquistar leitores de todas as idades.

A diagramação do livro é linda demais. Foi uma deliciosa surpresa. O livro conta com algumas imagens que nos ajudam a nos ambientarmos melhor na história, seja ela a real ou a fictícia.
A fonte ao contrario do tradicional “preto”, vem com um suave vermelho (se eu não for daltônica) o que parece que deixou a leitura ainda mais fácil e prazerosa.





Com certeza um dos melhores e mais empolgantes livros que já li não só esse ano, como em muito tempo. 


Espero que gostem e se aventurem junto com Vango.

Beijos, beijos


16 comentários:

  1. Só tenho ouvido comentários elogiando esse livro, parece que é uma aventura e tanto. Com certeza entrando para minha wishlist, super curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse livro parece eletrizante! Adoro quando os livros nos prende dessa maneira, com certeza já esta na minha lista

    ResponderExcluir
  3. Livro super bacana, gostei parece ser bem interessante
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei sua resenha! Principalmente porque essa é minha atual leitura, e apesar de estar no início, estou adorando!
    Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Não gostei da capa, parece de história de infanto juvenil.....mas sendo da melhoramentos kkkkkkk
    A história até me agradou com mistério e aventura, eu adoro quando mistura-se realidade e ficção, se for bem contada, a gente quase acredita em tudo kkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Não sou muito fã de mistério e suspense, então não gostei do livro de cara. Fico feliz que você tenha adorado o livro, mas não sei se eu acabaria gostando tanto quanto você, e sinceramente, não estou muito animada para tentar *-*Também não curti a capa, concordo com a Renata ali em cima, parece de história juvenil *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que não me empolgo ao ler uma resenha sobre um livro cheio de mistérios , aliás faz tempo que não leio um bom livro assim.
    Li nos comentários e também a capa sim parece ser infanto juvenil e não é?
    Acho que desde "Os Karas" de Pedro Bandeira, não fico interessada num livro assim, cheio de aventuras... adorei!! E quero rs

    ResponderExcluir
  8. Vejo bastante resenhas positivas desse livros, mas confesso, que mesmo com tanta empolgação nas resenhas e sua demonstrou isso, eu não consigo sentir vontade em ler. Acho legal qdo a leitura empolga o leitor, mas hoje não leria, quem sabe mais pra frente né?!
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fer, que resenha perfeita!!!

    Não conhecia esse livro, mas agora ele já entrou pra minha imensa lista de "livros pra ler"...

    Adoro livros com mistérios e aventuras... Estou super disposta a viajar com o Vango.

    Beijos

    Ana Toledo (Punk)

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não fazer muito meu estilo de leitura, achei bem interessante a obra.
    Essa história de aventura de um quase padre deve ser curiosa!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. WOW, estava aguardando ansiosamente uma resenha sobre esse livro, porque li as divulgações sobre ele e adore. Mas, gente, não esperava algo tão, tão legaaaaal! Parece que o autor foi capaz de criar um enredo cheio de mistério e com personagens cativantes, relacionando vários elementos e deixando o leitor satisfeito. Ah, com certeza lerei.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Mistério, suspense não é muito o meu estilo, mas achei muito interessante a historia desse livro, despertou o meu interesse. Já vai para a minha listinha de livros que quero.
    Bjos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  13. Olá, boa noite!

    Fiquei bem curiosa para conhecer a obra, confesso que não leio thrillers com frequência, mas eles tem me conquistado mais atualmente. Gostei da sua resenha e, começaria a lê-lo agora mesmo se o tivesse em mãos.

    Beijo!
    Ana Luz - LT.

    ResponderExcluir
  14. Oi Fe, sua linda, tudo bem
    Adorei sua resenha. Nossa, você me deixou sem fôlego. Já conhecia essa história, mas a forma como você a contou, me prendeu a atenção. Adorei a criatividade ímpar dessa autor em misturar a história fictícia do personagem a nossa história real, nunca vi nada igual.
    Não vejo a hora de ler o livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii Fernanda!

    A capa me chamou muito a atenção e eu amo mistério então esse já vai para a lista ^^
    Parabéns pela resenha! Gostei muito :)

    Beijos, Kamila :)
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Fernanda!
    Eu vi nas redes sociais esse livro e fiquei curiosa para saber do que se tratava a história.
    Adorei saber que o livro é recheado de aventura, ação e suspense. Também quero muito saber quem quer incriminar o Vango. Adorei a resenha pois me deixou doida pra ler o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir