{Assuntos Interessantes} Os Mistérios de Alice no país das Maravilhas




Assistindo o Telejornal Hoje no sábado dia 22/08/2015 (e eu não gosto de assistir nada, pois só falam sobre fofocas e tragédias), eis que tenho um bela surpresa: Uma reportagem sobre "Alice no País das Maravilhas", que completa 150 anos. Uma reportagem sobre a inspiração do famoso clássico, a própria Alice, SIM!! Ela existiu! E tem seus descendentes... 

Fiquei fascinada com a reportagem que resolvi dividi-la com quem não viu, então vou contar um pouco.

Lewis Carroll ou Charles Lutwidge Dogson (seu nome de batismo), era um homem de mais de 30 anos que morava em Oxford e gostava de contar histórias, e era amigo do pai de três meninas que adoravam ouvir histórias, incluindo a pequena Alice Liddell. 
Ele também se tornou amigo das crianças e levava elas para passearem ao redor de Oxford, e a  com lindas paisagens (já anotei mais um lugar da Europa que eu preciso ir rs).


 

Todas as imagens são paisagens de Oxford - Inglaterra


Foram nesses passeios que Lewis contava as histórias e deles saíram o manuscrito "As Aventuras de Alice Embaixo da Terra". Mas não foram só coisas boas que saíram desses passeios; muitas pessoas afirmavam que Lewis Carroll era pedófilo, outros diziam que era apaixonado por Alice e chegou a pedí-la em casamento. E com tantos boatos ele resolveu se afastar da família Liddell.
Mas o que aquele jovem britânico gago e sonhador, não tinha ideia era que os Liddell ainda confiam nele.
O sobrinho-neto de Alice, Andrew Liddell, afirma que todas as especulações não passaram de maldades da cabeça de pessoas cruéis. E que ele quando criança conheceu sua tia Alice, e afirma que ela chegou tão bela, com um chapéu e um motorista, nem parecia real. Mas fica impressionado quando lhe perguntam como a família lidou com a famosa criação "Alice no país das Maravilhas", na hora a resposta é perfeita: "Alice nunca se enxergou como celebridade e nós também não. Afinal, não foi ela quem escreveu o livro", ele responde.

A casa dos Liddel ainda existe e Alice aparece ao lado das duas irmãs em uma pintura, exposta com muito carinho em um dos cômodas da casa.


Alice Liddell (de criança à uma charmosa senhora)


Também sem imaginar que aquele manuscrito viraria um clássico, uma febre, um motivo de inspiração para escritores de todo o mundo. E que mexe com a imaginação de toda criança, jovem ou adulto que abre um exemplar de "Alice no País das Maravilhas". Aliás está na hora de reler o meu!


E pode se preparar que vem aí... "Alice Através do Espelho". Já começaram as filmagens, com data prevista de estréia: 27 de maio de 2016.
O filme contará com praticamente o mesmo elenco do anterior








2 comentários:

  1. Ahh que lindo, eu não tinha conhecimento dessas curiosidades. Agora a vontade de ler multiplicaaaa. Belo post Van, adorei ler a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Eu assistir a matéria e fiquei muito feliz, pq sou apaixonada por Alice. E concordo com o sobrinho-neto de Alice, tudo maldade de pessoas sem escrúpulos. Já agendei para assistir o novo filme!!! E não acredito que pessoas da família dela nem leram o livro!!! Como assim?!
    Bjos
    Lú Santana

    ResponderExcluir