Gincana Literária Nacional - Resultado Final


Olá pessoal.

Infelizmente nossa Gincana Nacional chegou ao fim. Mas muita coisa boa aconteceu. Foi lindo compartilhar nossa literatura nacional com mais e mais leitores. 
Claro, essa foi a primeira vez, então esperamos que nos próximos anos possamos compartilhar a literatura nacional com mais e mais leitores. 

E hoje vim trazer para vocês o resultado final da nossa Gincana e seus ganhadores!

Para conferir as atividades, só clicar nos números correspondentes e ser direcionado aos blog's mediadores.



Atividade #1 - Blog Mato por Livros

Criar um ELENCO DOS SONHOS para uma possível adaptação cinematográfica de um livro NACIONAL

E a ganhadora foi: Ligia Bernardes, com seu elenco para o livro As Batidas Perdidas do Coração de Bianca Briones.


Confiram: 




Rafael: Trevor HolmesPorque além de ser envolvido em música, lembra muita a descrição da escritora, além de ser lindo. E um pouco bad boy.


Viviane: Camila Queiróz 
Tem o rosto bem angelical, no começo da história é mais loira, depois volta a cor natural. Tem um ar de roqueirinha Avril Lavigne, mas olhando bem o estilo "saia curta" gosta da Britney Spears.


Rodrigo (irmão de Vivi) : Rafael CardosoTodo playboyzinho, comum rosto de moleque, sorriso de safo mas cara de gente boa, bonito. Com o mesmo "esteriótipo" da Vivi.


Lucas (Primo do Rafa): Caio Castro Lindo, chama atenção pelo olhar, cabelos cacheados. Com um sorriso lindo. Só poderia ser o Caio Castro.

Branca: Maria Eduarda de Carvalho 
Até hoje lembro da branca, quando vejo a novela das seis "Sete vidas" , a Maria Eduarda como Laila é a Maria Eduarda como Branca. Vou ler na meta "O descompasso Infinito do Coração" e continuarei lembrando dela. Ah ela é magra, loira e não tem bunda rs







Lex: Sergio Marone
Lindo, gostoso, bad boy, músico e centrado. Só ele com essas qualidades todas para aguentar a marra da Branca.
Sortuda!

Andressa: Nathália Rodrigues 
Não quis colocar nenhuma atriz aqui, para não odiar depois. Mas ela já tem cara de vilã desde sempre e primeiro pensei em colocar ela como Branca (só por ser mais bonita), depois pensei melhor e a Branca é a Maria Eduarda mesmo. Aí ela veio como Andressa, sei que p poderia deixar de fora, mas resolvi colocar a peituda vagaba que dá em cima do Rafa. 

Fernanda : Sophie Charlotte
Logo no começo, ela aparece como a mais doce da turma e aquela que valoriza seus cabelos castanhos. Toda delicada, que se atira na frente dos outros para salvá-los de problemas piores. Acho que essa atriz é super delicada e daria uma ótima Fernanda.






Bernardo: Jonas Sulzbach
Eu não consegui pensar em mais nenhum outro, pois a escritora não deu chance rs. Mas ele é lindo, espero imaginar muito em Descompasso. 

Clara: Amy Schumer
Queria um elenco 100% nacional, mas pensei só na Amy, quando descreveu a Clara e acho que continuarei pensando nela. Uma pessoa que não é magra, loira e bonita. Sei que a Amy só faz personagens de comédia, mas daria super bem como clara. (primeiro pensei na Renee Zellweger, por causa do Diário de Bridget Jones, mas ela está deformada por causa das plásticas).







Tulio Albuquerque (Pai de Branca e Bernardo) : Dalton Vigh
Um homem elegante, não tão velho. charmoso. Pai da Branca e do Bernardo, advogado , sério. Acho uma ótima escolha.



Fernando Villa Sanchez De Toro (Avô da Vivi): Sean ConnerySempre ele, até pensei no Robert De Niro, mas um homem que ainda é charmoso e bonito e avô? Só pode ser o Sean Connery. E até o Rafa no livro cita em uma parte "O Avô Sean Connery da Vivi"
Ele é ótimo!


Lorena Villa (avó da Vivi):: Meryl StreepEla é uma atriz tão versátil, que com o sorriso que tem, pode ser a Lorena, para apaziguar o terrível vovô Fernando Villa.


Gigante: Babu Santana Pensei nele, por causa do filme "Tim Maia". É a cara do Gigante, por ser gigante mesmo. Mas então roubaram minha ideia e colocaram ele do jeito do nosso gigante em I Love Paraisóplis rs. Perfeito.


César: Maurício Destri
Engomadinho, todo certinho, parece muito esse ator. Cara de quem está sempre limpinho, não sua, não amassa a camisa. rs








Mila : Isabelle Drummond
A Doutora da turma, levemente apaixonada (ou totalmente)pelo Rodrigo. Ainda veremos.
Ela aparece como Loira, magra e bonita. Já imaginei ela toda angelical e que combine com a idade das outras, mais ou menos.

Rosalia (Mãe do Rafa): Marieta Severo
Uma atriz linda e versátil, não sei se é pelo tempo que ela foi a dedicada Dona Nenê de A Grande Família, que sempre tive a impressão de mãe atenta e preocupada. Mas já imagino ela sofrida.

Alice (Mãe da Vivi): Adriana Esteves
Ela é uma atriz bonita, tem o mesmo "esteriótipo" tanto da Vivi quanto do Rodrigo, e no livro fala que ela é mãe nova. imaginei a Adriana. Que tanto pode parecer mais velha, na fase e que ela está de luto e mais jovem e elegante, quando melhora.

E a ganhadora levou para casa o livro Labirinto de Espelhos de Barbara Negrão + marcadores nacionais.



Atividade #2 - Uma Leitura a Mais

Montar uma Playlist, baseada na leitura favorita. 

E a ganhadora foi: Ana Toledo com a playlist de A promessa da rosa de Babi A. Sette

Confiram:



1. O cravo brigou com a rosa -> A escolha não foi somente pelo título... Aprendemos essa música quando fomos crianças, sobre uma flor que brigava com a outra, mas mesmo assim gostavam uma da outra...
E é exatamente o que acontece nessa história, onde amar pode fazer as pessoas saírem feridas e despedaçadas, mas também podem florescer pra vida de um jeito incrível.


2. Pra você guardei o amor (Nando Reis e Ana Canas) -> "Pra você guardei o amor que nunca soube dar", essa música encaixa quando os personagens Arthur e Kathelyn descobrem o que estão sentindo, reconhecem o que é e também percebem que nunca sentiram isso antes.


3. Dona (Roupa Nova) -> Essa música representa o que a Kathelyn se tornou para Arthur: a dona de seu coração e da sua vida.


4. Time to Say Good Bye (Sarah Brightman e Andrea Bocelli) -> Na segunda fase do livro, essa música se encaixa perfeitamente... Não por ter música clássicas na história, mas também pela tradução da música.



E a ganhadora levou para casa o livro Não Pare" de FML Pepper.



Atividade #3 - Era Uma Vez... Livros e Cia.

Criar uma EQUIPE DOS SONHOS caso tenha início um APOCALIPSE ZUMBI! Lembrando que essa equipe deve ser formada por personagens NACIONAIS.

E a ganhadora foi: Rosangela Angarten.

Confiram a equipe:

1º Arqui-Guardiã Aíla - livro Sentinela da Thais Lopes
Ela é destemida, treinada nos mais diversos tipos de luta e ainda tem super poderes. Quero ver os zumbis encararem ela?
2º Ezequiel, um caçador de demônios - livro Demônios não Choram do Samuel Cardeal
Ele é um caçador de demônios, filho de Lilith, preciso dizer mais??? O que são simples zumbis para quem está acostumado a encarar a escória do inferno.
3º Milosh, vampiro - livro Híbrida da Mari Scotti
Treinado para proteger a rainha dos vampiros, é um guerreiro nato, além de lindo e vampiro. Arrancar cabeças é com ele mesmo.
4º Aod, elfo - As Faces da Luz da Tatiane Durães
Ele é um elfo, é lindo, não precisa fazer mais nada para entrar no time, kkkkkkkkkkkkkkkk
Mas ele também é um guerreiro fantástico e tem uma mira excelente com o arco e flecha.
5º Lara Carver, funcionária da Agência - Os Sete Selos da Luiza Salazar
Ela é treinada para enfrentar a escória do submundo, filha de Lilith (o mulher pra ter filhos espalhados por todos os livros) e do arcanjo Gabriel. Lara é letal.
Bem, com esse tipo acho que não só sobrevivo ao apocalipse zumbi como acabo com ele, kkkkkkkkkk

E a ganhadora levou para casa o livro Jurada Pelas Sombras de Leticia Maria de Godoy.



Atividade #4 - Maniaca por Livros

Qual Frase define seu livro favorito!

E a ganhadora foi: Dryh Meira, que definou o livro As Grandes Aventuras de Daniella de L.L. Alves

Confiram:

"Olhe-se no espelho e ame a pessoa que você vê."


E a ganhadora levou para casa o livro Bodas de Cristal de Laury Alves.



Atividade #5 - A Culpa é dos Leitores

Desafio dos Emojis!

E a ganhadora foi: Joiciane Koch.

Confiram:

 
1. Apaixonada por você - A. C. Meyer

2. O safado do 105 - Mila Wander

3. Faça amor, não faça jogo - Ique Carvalho

4. Princesa adormecida - Paula Pimenta

5. Ela é uma Fera - Marina Carvalho

6. Um novo amor à vista - Claudio Quirino

7. Proibida - Nana Pauvolih

8. Não Olhe! - FML Pepper



E a ganhadora levou para casa o livro Eclipse da Vida de Cesar Rabello + marcadores do blog.



Atividade #6 - Um Dia Desses

Criar uma frase/um paragrafo em que você tem que nos convencer do porquê um personagem se daria bem em outro universo ou por qual motivo ele seria um total fiasco.

E a ganhadora foi: Sarah Charles, que usou o mundo dos livros Perdida, de Carina Rissi; e Oito Segundos, de Camila Moreira.

Confiram:

Ian Clarke, de 'Perdida', não se daria bem em 'Oito Segundos'. Coitado do garoto! Iria corar de 5 em 5 segundos com a maluca da Pietra, ficando "nua" praticamente o tempo todo.Ao mesmo tempo que Pietra também não se daria bem em 'Perdida', afinal, se não aguenta passar poucos meses na roça, há poucos quilômetros da cidade, não iria sobreviver nem um dia no século XIX!Imagine-a tendo que usar a casinha e a folha de alface...

E a ganhadora levou para casa o livro De Volta aos Quinze de Bruna Vieira.



Atividade #7 - Maniaca por Livros

Declarar-se para um marido literário!

E a ganhadora foi: Sarah Charles, com a carta para Ian Clarke do livro Perdida de Carina Rissi.

Confiram:



Querido Ian Clarke, 

Infelizmente, você não me conhece. Chamo-me Sarah, uma jovem comum do século vinte e um. Sim, eu sei como pode soar-lhe estranho eu estar enviando uma carta tanto tempo à sua frente, mas, leve em consideração o enorme amor que sinto por você. 

Conheci-o através de um livro, Perdida, escrito por uma amável escritora aqui da época chamada Carina Rissi. Você com toda certeza não sabe de qual livro estou falando e me sinto muito triste a lhe enviar esta carta em anos após seu suposto casamento com a senhorita Sofia Alonzo. Dê a ela minhas sinceras desculpas e mande-lhe um beijo meu na adorável Nina. Oh, como a criança parece-se com você! Herdou seus lindos cabelos negros, seus olhos ônix tão charmosos... Quero um dia poder conhecê-la! Ela e a senhorita Elisa. 

Mas, definitivamente, esta minha carta não é sobre tal. Como pôde perceber, certamente não mandei uma carta para um tempo tão atrás por conta de elogiar sua adorável filha. Estou aqui como uma admiradora sua, uma romântica e amante incorrigível. Oh, como eu queria que você estivesse aqui no século vinte e um! Você iria adorar o lugar, principalmente o interior com o qual vivo. Tenho certeza de eu ficarias feliz em saber que hoje os cavalos não precisam mais ser sacrificados quando quebram um osso, que ainda há muitas aras que respeitam certos costumes. Porém, preciso informar-lhe que não gostaria nada da população. O mundo de hoje não é tão respeitoso quanto em seu tempo, mesmo que aí se tenham certas desavenças. As roupas felizmente mudaram e mulheres usam calças, vestidos curtos, shorts (como se fosse uma calça só que se estendendo até a metade da coxa), blusas extremamente curtas, e etc. O respeito hoje em dia é algo duvidoso o que, certamente, era de se apreciar no século dezenove. Não há uma sequer carruagem, o que eu certamente queria ter o prazer de ver e, infelizmente, não tive oportunidade. 

Tudo é tão mais aberto! Queria que você visse. Aliás, queria que soubesse o quanto o amo, desde os olhos ônix até a ponta dos pés! Oh, como queria que estivesse aqui comigo... Em sua homenagem, saiba que escrevi essa carta com uma caneta bic e me esforcei por 

demais para fazer uma caligrafia tão elaborada com a caneta, uma coisa que com certeza você sabe fazer perfeitamente bem. 

Meu amor por você chaga a ser tão grande que eu gostaria que estivesse aqui. Ou eu estive aí! Queria poder me casar com você, embora eu seja tão jovem quanto à senhorita Elisa, mas eu o amo por demais! Queria desesperadamente poder enfiar a mão no livro e trazê-lo ou, então, mergulhar eu mesma nas páginas e cair aí, ao teu lado. Assim como nos romances de Jane Austen, sonho em viver um romance, perder-me nos olhos de alguem. Você não tem ideia de como é ruim para uma leitora se apaixonar por um personagem do livro. É, definitivamente, um amor proibido, impossível. Me restam esperanças! Assim como eu e todo o mundo achávamos impossível viajar no tempo, senhorita Sofia conseguiu. Então, por que eu não conseguiria trazer você dos livros? Ou até mesmo mergulhar em um dos livros? 

São sonhos de uma garota apaixonada, preciso dizer. Vou continuar procurando formas de estar ao teu lado, meu amor. Nem que para isso eu gaste todos os miólos que exitem em meu cérebro! Guarde esta carta, pois será a primeira de várias outras que irei lhe mandar. Oh, como eu o amo! Espero poder encontrá-lo. 

Veremo-nos em breve! 

Sinceramente, 

Sarah.

E a ganhadora levou para casa o livro Bodas de Cristal de Laury Alves.



Atividade #8 - Mato Por Livros

Criar um diálogo entre dois personagens que você goste, mas que sejam de livros diferentes.

E a ganhadora foi: Valéria Reis, com o diálogo entre Maria de Lourdes (vulgo Malu), do livro Fala sério, mãe! e Ian Clarke do livro Perdida. (Esse Ian realmente deu o que falar).

Confiram:

Ian: - Precisamos ter uma séria conversa Senhorita.
Malu: - e ai?
Ian: - como? creio não haver entendido senhorita.
Malu: - cara, você está falando igual à minha avó.
Ian: - Vamos direto ao ponto, perdão, mas os seus hábitos não são nada aceitáveis no meio em que vivo.
Malu: - o que eu fiz de errado?
Ian: - suas roupas estão muito curtas.
Malu: - como assim? Eu fiz o que a Eliza mandou e coloquei um dos vestidos dela!
Ian: - Mas o encurtou a ponto de mostrar suas panturrilhas!
Malu: - isso é um absurdo só estão dois dedos acima do tornozelo.
Ian: - E o seu modo de agir com os rapazes também não é aceitável.
Malu: Eu sou gentil com eles.
Ian: A senhorita chama de gentileza distribuir beijos por aí?
Malu: - Eu nem beijei tantos assim, foram só três.
Ian: - SÓ?! Ainda fala desse jeito, você está praticamente desonrada e nessas condições será difícil encontrar alguém que queira desposá-la...
Malu: - Mas, eu não quero me casar!
Ian: - se casará sim, com o Senhor Castro, ele é um bom homem e viúvo, tem uma filha na sua idade, saberá lidar com você.
Malu: - Fala sério, Ian!

E a ganhadora levou para casa o livro Uma Chance a Mais de Angela Aguiar + marcadores nacionais.


Bem pessoal é isso.
Esperamos que quem participou tenha gostado, e quem não participou queira nos acompanhar no próximo ano. Só lembrando que a ideia principal é divulgar nossa maravilhosa literatura e para isso não precisamos de nenhum tipo de gincana certo? A ideia da gincana foi só uma brincadeira, envolver mais leitores. Mas como leitores devemos divulgar nossa literatura pelo simples prazer e felicidade que ela nos traz!

Beijosss



3 comentários:

  1. Parabéns a todas as ganhadoras!!!! Meninas, vocês foram muito criativas e merecedoras!!!!!
    Bjos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  2. Ai Fer
    seu post ficou lindo lindo lindo
    fiquei muito feliz com a maratona!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir