{Resenha 3x1} Golfinhos & Tubarões - O Outro Mundo de Tais Cortez

Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles.
Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições.
Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, freqüentando aulas diferentes de tudo o que já viu.
Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la.
O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...

Chiado Editora * 2013 * 419 páginas * Classificação 5/5



Como um é pouco, dois é bom, e três é melhor ainda. resolvemos fazer uma resenha TRIPLA para vocês. Sim vocês vão poder conferir a opinião de três leitoras, sobre G&T.



Começando pela Ana mais conhecida como Punk.


A vida é cheia de surpresas!

A minha foi conhecer e ler um livro que conseguiu me transportar para um lugar mágico.

E no caso da Victoria, personagem principal do livro, foi viver essa magia e guiar os leitores, através da sua narrativa, a conhecer a sua história e o seu novo mundo.

Victoria sabe que foi adotada quando tinha cinco anos, mas não tem nenhuma lembrança antes dessa época.

Sua vida é normal, até o momento que certas coisas estranhas começam a acontecer: seus sentidos ficam mais aguçados, seus cabelos mudam de cor e alguns acontecimentos inexplicáveis acontecem...

Certo dia um casal aparece em sua casa. Eles são professores de Aprendum (uma escola para alunos com habilidades especiais), e são encarregados de levar Victória para sua nova escola, seu novo mundo e sua nova vida.

É claro que no começo toda aquela história é muito surreal para Vic: escolha de poderes especiais, poderes, magia e a definição de Golfinhos e Tubarões.

E é claro que um aluno irá se destacar para Vic: Alex, um mestiço (metade humano e metade vampiro).
O encontro é explosivo, e ela sente uma atração muito forte por ele... Mas Alex sempre tenta se esquivar e a afasta a todo custo...



Mas se afastar dela pode ser tão doloroso, ou até mais, do que estar por perto...
Alex tem uma escolha a fazer. Será  que ele é forte o suficiente para arriscar?

Com pesquisas, Vic acaba descobrindo sobre uma guerra que ocorreu há muitos anos atrás, quando ela ainda era uma criança... E descobre que seus pais lutaram nessa guerra.
Muitas coisas serão descobertas e alguns segredos serão revelados... Será que Victória vai descobrir o que realmente aconteceu com seus pais? Será que o mistério de não se lembrar de uma parte da vida será resolvido?


Eu adoro livros de fantasia, afinal o livro te leva para um mundo mágico pra fazer acreditar que a ficção é real... E aconteceu isso durante a leitura de “Golfinhos e Tubarões”.

A narrativa é tão envolvente que as páginas voam sem nem dar conta...
Fiquei até com vontade de ter um poder especial para ser aluna de Aprendum (rs).

Os personagens são muito bem definidos...
A Victória não é aquela mocinha indefesa e despreparada. Ela é forte, corajosa e destemida. Um ponto muito forte, ainda mais pelo fato do livro ser narrado por ela.
O Alex (suspiros e palmas, por favor) é aquele personagem complexo. Não é um herói de capa e espada, afinal ele é um meio vampiro... Mas foi a essência dele que me encantou.
Ele é um daqueles personagens literários que dá vontade de segurar e não soltar mais (Que a Victória não leia isso rs).

Os personagens secundários também tem importância muito relevante para a história.

E que mais me agradou foi o desenrolar da história. Muitas fantasias e ficções, por ser ambientado num mundo que não existe e ter elementos que também não existem, tem que ser contado de uma maneira que se acredite que aquilo é real.
E a Tais conseguiu fazer isso de forma sútil e completa. A história não ficou confusa e nem cheia de informação... Tudo muito balanceado e de fácil leitura.

Super ansiosa pela continuação.
Já tenho certeza que irei adorar.

E aí, estão prontos para se aventurar num mundo mágico e conhecer as definições entre o bem e o mal?
É só abrir o livro e se deixar levar...

Boa leitura!



Agora com a Resenha da Fer:

E se toda sua vida fosse uma mentira? Uma farsa e você o fantoche? Se tudo o que você sabe sobre si mesma não passa de mentiras? Se tudo o que te contaram não passaram apenas de disfarces?
E se você descobrisse que o seu mundo não é mesmo o seu mundo. O seu... é outro mundo.

Victoria sabe que algo está errado. É impossível não notar as diferenças que aconteceram em sua vida. Coisas estranhas acontecem com ela. Ela é capaz de fazer coisas que ninguém pode explicar, até seus pais parecem ter medo de ficar ao lado dela.

E tudo piora quando sem querer ela coloca em risco a vida deles.
De repente seu mundo está de cabeça para baixo. Vic percebe que terá que enfrentar mudanças que ela não conhece e que muito provavelmente estará sozinha nessa.

Lisa e Vitor vieram para busca-la. Ela não os conhece e não compreende de que mundo vem e eles a convencem de que o mundo deles é o mundo ao qual ela pertence. E então ela parte com eles.

Vic de inicio não compreende bem que mundo é esse e não quer fazer parte dele, tudo o que ela quer é aprender a controlar esses “poderes” e depois voltar a sua vida antiga com seus pais adotivos. O que ela não esperava era que a sua vida, a sua verdadeira vida fosse recheada de tantos mistérios, segredos, aventuras e sensações que ela não sabia que era capaz de sentir.

Após um tempo ela se sente bem com sua nova vida, sua nova “escola” e seus novos amigos. A ideia de ir embora já não existe e tudo o que ela quer é compreender os mistérios que rondam a verdade sobre sua infância, seus pais e o porquê dela ter sido afastada de tudo isso.

E tudo seria mais fácil se ela pudesse contar com a verdade das pessoas, mas parece que mentiras são como teias de aranha, se espalham mais do que ela da conta de exterminar.
E como se não fosse suficiente ela precisa lidar com os sentimentos de Alex.
Alex é um meio humano. Não tem amigos e não parece preocupado em fazer nenhum. Sempre isolado, mantém sua pose de “não cheguem perto de mim ou vão descobrir do que sou capaz”.
A atração é imediata, o sentimento nasce. E Vic não sabe o que fazer para provar para esse teimoso que sim eles podem ficar juntos, mesmo que suas mentes, seus corpos, as pessoas e todo o resto diga que esse é um amor impossível.




Alex não está disposto a ceder. Vic também não. Parece que eles podem ter uma chance, mas os segredos do passado, as mentiras do presente e os perigos que os rondam serão grandes obstáculos para que esse amor possa seguir em frente.

UAU é pouco para a sensação de ler essa história.
Quem me conhece sabe que eu adoro o gênero, mas também sabe o quanto é difícil de uma história me agradar.
Depois que li Crepúsculo, e todos aqueles “mais do mesmo” que apareceram ficou difícil gostar de livros de fantasia, e fazer com que a história me envolvesse a ponto de eu senti-la de verdade ao lê-la.
Encontrei poucos livros capazes de me despertar essa sensação tão gostosa de magia, fantasia, mundo de sonhos e um pouco de realidade.

Acompanhar a história de Vic, foi como acompanhar a minha história. Eu me sentia nesse mundo. Sentia-me em Aprendum, vivendo tudo o que Vic vivia. As relações com os novos amigos, com os professores, o medo do novo, do desconhecido. As sensações de vitória, de conhecimento. O primeiro amor, as barreiras, os obstáculos, os perigos.
Acompanhar essa história com certeza foi um presente incrível.

Alguns fãs e leitores do livro costumam dizer que G&T lembra um pouco Crepúsculo e Harry Potter. Alguns pequenos detalhes até lembram mesmo. Mas o legal é que Tais criou uma história só sua, e claro nossa. Vic não tem nada de Bella, ao contrário rs. Assim como Alex não tem nada de Edward, talvez só seu instinto protetor. Já de Harry Potter percebi detalhes como a escola, algumas aulas, mas para por aí. O que me encantou na história foi exatamente isso. Ela é leve, envolvente, com uma leitura totalmente fluida, mas os detalhes são só seus. Um novo mundo para apreciar e temer rs. Ai que medo!
Uma das coisas que mais me conquistou na história, foi exatamente uma “inversão de papéis”. Geralmente já sabemos quem é o lado mais protetor, forte e o lado mais vulnerável, que desperta proteção e está sempre sendo o alvo. Essa “troca” me conquistou. Nada de mocinhas indefesas esperando o cavaleiro branco para protegê-las. Quem sabe o que quer não tem medo e vai a luta. Vic você com certeza é a She-Ra. Rs.

Não que Alex seja um fraco e covarde, nada disso. Mas a mocinha ser sempre uma indefesa e fraca, ai não dá né?
#PorMaisPersonagensFemininasDeFibraECoragem

Tais, já percebi, tem o dom de prender o leitor, desde as primeiras páginas. Foram 419 páginas lidas em um “pulo”. Depois que você começa, não quer mais parar. Comigo foi assim.

O final foi completamente de tirar o fôlego, que foi aquilo por favor? Rebobinem os momentos, porque eu fechei os olhos de pavor e perdi alguma coisa.
Os mistérios e os segredos que rondavam a vida de Vic com certeza foi uma surpresa. Imaginei algo totalmente diferente e fiquei feliz com o caminho que as coisas levaram. Tudo bem que eu chorei um pouco e não esperava por lágrimas, mas poxa vida, os pais dela realmente eram incríveis.

O ponto negativo da história. Tem um ENORME.
Ela chegou ao final!
Sabe aquela história que te cativa e você quer que chegue ao fim porque você precisa entender todos os acontecimentos, os mistérios, desvendar os segredos. Mas ai começa a chegar ao final e você percebe que vai ficar sem mais história, mais acontecimentos. Vic, Alex e todos aqueles fofos iam se despedir, e isso não é nenhum pouco legal.
Mas fazer o que, esses autores são mesmo cruéis assim.
Torcendo por uma continuação e logo, porque o livro um foi bem finalizado, mas sim com certeza ali existem possibilidades para mais. E eu quero muito mais.

Bem só tenho uma coisa a dizer, ou melhor duas:
Eu amei. E quero muito mais histórias da Tais. E por incrível que pareça, mesmo tendo gostado muito de O Último Homem do Mundo, um romance jovem super gostoso também da Tais. É Golfinhos e Tubarões que ganha o posto de meu xodó!

Diretores lindos e produtores de Hollywodd, atenção por favor, eis aqui um enredo pronto para se tornar o mais novo queridinho das telonas. 




Com vocês, Vanessa:

Antes de tirarem conclusões precipitadas e pensarem que a história "Golfinhos e Tubarões o outro mundo" está relacionada ao Oceano, leiam a sinopse!
Eu conheci a Tais Cortez em um dos eventos literários e ela apresentou seus dois "bebês". Logo de cara sabia que iria ler os dois, mas naquele momento optei por "O Último Homem do Mundo", que é super delicioso. (recomendo).

Os dois são bem diferentes, o que citei acima é um romance adolescente, que se torna uma comédia romântica leve. (é ótimo). Já nesse outro livro que apresento agora a resenha é uma fantasia.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela protagonista Victória, ela que nos guia nessa história através do que sabe e do que vê. No começo o que sabe não é muito. Ela foi adotada aos 5 anos por Ana e Greg, um casal de "Workaholic", que não lhe deixam faltar nada material, mas no quesito carinho, deixam a desejar.

E aos 15 anos Vic sente algumas mudanças em seu corpo, a mais evidente é a mudança repentina da cor dos seus cabelos (o que eu não gostei, pois ela era ruiva hunf' kkkk), porém aos 18 anos acontece algo grave, que obriga seus pais adotivos chamarem especialistas. O que ninguém imagina é que Vitor e Lisa, os especialistas, são da escola Aprendum, essa uma escola para treinar as habilidades incomuns e controlá-las, em outro mundo, onde existem vários jovens como Vic.

Porém ela vai contra sua vontade, só que aos poucos seu interesse aumenta, ela fica intrigada com tantos mistérios que rondam sua vida. Assim faz alguns amigos e investiga o que realmente aconteceu com seus pais biológicos.

E SIM! Além de tudo existe Alex (suspiros). Victória sente uma ligação instantânea por ele, parece um "imã" invisível. E Alex, não quer se envolver nem com amizades e nem com amores, portanto ele sempre aparece para salvá-la de todas suas enrascadas (e olha... são muitas... muitas mesmo). É esse "imã" é forte demais... uma atração... uma ligação... que ele precisão descobrir, que fica até engraçado, pois Vic não deixa passar em branco, enquanto Alex tenta negar. Mas por que?!

Toda trama mostra nossa protagonista aprendendo mais e mais suas habilidades e se fortalece (e precisa mesmo).


A cada página Tais Cortez te surpreende muito, como me surpreendeu!!!

Misturando ficção, mistérios, fantasia, mentiras, descobertas e vingança, numa outra mistura maravilhosa onde leitores de HQ's (vou aposentar os meus X- Men... não vou exagerar, está top mesmo) e livros fantásticos como "Twilight" e "Harry Potter" vem a todo minuto na sua imaginação.

Resumindo: A mistura ficou o livro dos sonhos da Tais e de muitos leitores (me incluindo). Eu só posso dizer que o livro é daqueles que prende a atenção e parabenizar a escritora. E novamente: TAIS, ESTOU PRONTA PARA O PRÓXIMO!



Esperamos que tenham gostado e se permitam conhecer essa incrível história. 

Beijos da Ana, da Fer e da Van.






4 comentários:

  1. Meninassssssssss du céuuuuuuu.....o q foi isso??? alguém me explica?? hahahha
    Preciso de um coração maior para aguentar toda a emoção q vcs causaram!!!
    Fiquei TRIPLAMENTE feliz por vcs 3 terem gostado tanto do meu bb! <3
    Ana: adoreiii qnd disse que sentiu vontade de ter um poder para estudar em Aprendum hahaha somos 2! E eu concordo com vc sobre a Vic! Não gosto de mocinhas fracas e indefesas, por isso todas as minhas protagonistas são bem fortes e destemidas rsss
    Fer: ahhh não creio q vc chorouuuu!!! rsss que fofa!!!! Achei muito interessante seu comentário sobre a "inversão de papéis" rsss eh bem isso! Ahh e super concordo q GET deveria virar filme. Seria um sonho!!! rsss Vou lá falar com os diretores de Hollywood hahah
    Van: adorei saber q consegui te surpreender bastante rsss Fico mto feliz q tenha gostado dos meus 2 bbs, mesmo ele sendo bem diferentes! GET foi meu livro dos sonhos mesmo e eh maravilhoso ver q ele tbm consegue se tornar tão especial para os leitores!
    MENINAS: Foi um prazer indescritível conhecer vcs! O carinho q vcs têm pela literatura nacional e pelos autores eh tão forte e bonito q me deixa sem palavras!!! Não vejo a hora de vcs lerem Acima de Nós! Preparem o coração pq eh o romance mais bonito e meu mocinho de ouro <3 rs
    Super beijo e sucesso a esse blog tão lindo e especial :)

    ResponderExcluir
  2. Ok, aguçou minha curiosidade e já inclui o livro na minha lista.

    Ao que todas as 3 descreveram, parece ser um livro cheio de encrencas divertidas e confusões adolescentes. Já imaginei Alex e Vic juntos. Essa coisa dele fugir me lembrou Daniel de Fallen.

    Afff, to curiosaaaa agora pra saber pq ele foge, e saber qual a história com os pais dela e a tal da guerra.

    (To conhecendo o blog agora, finalmente[rs], e sempre que der, dou aquela comentadinha básica... :D )

    Beijos e parabéns pelo blog meninas.

    ResponderExcluir
  3. Uau, que ideia maravilhosa, resenha 3 em 1. Vocês conseguem nos deixar com uma grande vontade de conhecer essa mistura que deu super certo! Também adoro uma fantasia e essa parece ser fantástica realmente! Meninas, esse livro já coloquei na minha pequena lista de livro que quero, mas quero muito!
    Beijos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  4. Confesso que a ideia de colocar três resenhas juntas é legal para quem precisa formular uma opinião sobre o livro e claro decidir se deseja ou não ler o mesmo; mas me desculpem mas só li a resenha da Fernada =)
    Amiga mais uma vez vc está de parabéns porque conseguiu passar toda sua impressão da leitura sem liberar spoiler. Para quem assim como eu já queria ler esse livro com certeza ficou ansioso para conhecer essa história.
    Parabéns por mais uma ótima leitura nacional!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir