{Resenha} O Espelho do Monge de Rosana Dias Vitachi

Uma história curiosa chama a atenção de uma aluna de Arqueologia: O Espelho do Monge aguardava por ser encontrado. Busca ou obsessão? De qualquer forma, Safia consegue o Espelho que, segundo a lenda, reflete a alma de quem se olha nele, mas diante daquela tão esperada vitória, se vê num impasse: entrega o Espelho ao advogado que financiou sua busca ou o entrega ao Anjo Guardião do Espelho. Safia, então, encoraja-se numa terceira opção. Opção essa que mudará sua vida para sempre.

Chiado Editora * 2015 * 183 páginas * Classificação 4/5





Safia tem uma obsessão:
Encontrar um artefato arqueológico conhecido como O Espelho do Monge. Tal artefato segundo as “lendas” diz que aquele que se olhar no espelho pode ver como é sua alma.

Safia está determinada a encontrar o espelho e para isso conta com a ajuda de Artur, o seu guia na busca e um amigo. Mas ambos não esperavam que esse caminho seria cheio de obstáculos e que nenhum deles é digno de retirar o espelho de seu local, onde está guardado por muitos anos.

Safia decide enfrentar o obscuro mesmo assim e se põe em perigo, sendo salva por Artur, que indignado com a atitude de Safia decide por não mais ajuda-la.

Safia precisa retornar a sua casa sem o espelho e mais uma vez sem saber o que fazer. Recebe então a oferta de Adônis, o mais novo amigo de seu pai e que se mostra interessado pela busca de Safia e promete ajuda-la.


Safia sai então em uma nova busca e descobre que o artefato já foi encontrado e tenta a todo custo recuperar o objeto.

Mas quando ela consegue, descobre que em sua jornada não é a única que deseja o objeto e também que não esta mais sozinha. O mal e o bem a rondam. Um para por as mãos no objeto e apagar para sempre a luz do mundo, o outro quer guiar Safia pelo caminho correto, mesmo que ela ainda nem saiba qual seja.



Safia então resolve enfrentar o medo e se olha no espelho e quando ela se olhou algo inesperado aconteceu...

A história realmente é muito boa e com certeza nova e criativa. Eu classificaria o livro como fantasia infanto-juvenil. Pois ele é leve e com certeza, públicos de todas as idades podem gostar. Eu gosto quando o autor cria algo novo, sai daquele como costumo dizer: “mais do mesmo”. E Rosana criou algo assim. Eu só achei, infelizmente, que a história e seus personagens foram pouco aprofundados.
Eu gostaria de saber mais detalhes de Safia, de Artur, e principalmente que a relação, ou não relação deles rs, também fosse mais desenvolvida.
Achei que o enredo realmente poderia se estender bem mais, pois temos história para isso. E em alguns momentos me peguei pensando: - Mas só? Eu quero mais rs.
Mas geralmente isso acontece quando gostamos da história e queremos mesmo mais do enredo.

E durante todos as aventuras e mistérios pelos quais ela passa, em alguns momentos me senti um pouco confusa, mas essa sou eu em alguns livros desse gênero, mas senti que algumas pontas ficaram soltas na história. Mesmo assim eu gostei muito da aventura em busca da verdade e de si mesma em que Safia se encontra.



O livro na verdade nos passa uma mensagem e eu gosto muito disso em uma história. Principalmente quando a mensagem reflete olhar mais para dentro de nós mesmos, buscar por algo em nosso interior, sobre o quanto devemos confiar nas pessoas, e as vezes compreender e lutar contra aqueles sentimentos ruins que tomam conta as vezes de nosso coração. Cada leitor deve ler com a mente e coração abertos e se deixar sentir pela história. 


 Confira algumas das inspirações da Rosana para os personagens da história:







Quem quiser entrar em contato com a autora, pode acessar a página do livro no FACEBOOK.

Beijosss






2 comentários:

  1. As inspirações da autora, só gente linda!! rsrs
    Mais uma vez parabéns pela linda resenha Fer, como sempre vc desperta a minha vontade de conhecer mais uma história!!!
    Bjos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  2. Ótimas escolhas da autora..rsrs..
    já li o livro, e a historia é realmente encantadora e para aqueles que estão abertos a novas experiencias, se surpreenderão com o livro. Anseio pela parte II..rsrsrs

    Bjss

    ResponderExcluir