Livros? Lançamentos? Estante? – Livros travados e o aumento deles na estante.


Olá pessoal, como vocês estão?

Já passaram pela situação, de estar mexendo no facebook, e descobrir que um site de livros está em promoção? Ou de você estar andando no shopping e encontrar uma livraria e entrar só para ver “só dar uma olhadinha” e de repente você sai da livraria ou do site de livros com mais livros. E quando você chega em casa e percebe que sua estante está lotada (mas esse não é o problema), você percebe que tem livros de mais para ler e que você tem livros travados na sua estante.
Mas porque será que isso acontece?

Bom aqui vai as minhas suposições:

           1-  Empolgação (Promoção)

Empolgação Cecília? Está louca, o que isso tem haver com livros? Talvez eu esteja rsrs, mas é o seguinte sem perceber nos tornamos um pouco obsessivos nas compras de livros e queremos sempre ler é claro, as promoções de livros parece que instiga a gente para comprar e comprar mais. Quem já não foi nos sites de promoções de livros e ficou revirando enlouquecidamente as paginas dos sites procurando aquele livro que só você almeja ter pelo valor de R$ 10,00? A sensação é muito boa, você fica instigado procurando um livro e isso tem um pouco de adrenalina e um pouquinho de euforia, e no final pode acontecer duas coisas.

                                     

a)      Você compra o livro que você tanto almejou por um valor maravilhoso.

Ou

b)      Você compra um livro que você ouviu em algum lugar que é bom e que está no valor bom e compra.
(ai é que acontece o problema)
Esse livro que você compra ele chega lindamente na sua casa e vai direto para sua estante, esperando ser lembrado por você.

     2 – Indicação.

Chega o começo do mês (dia de pagamento), e você não sabe qual livro ler (mesmo tento milhares de livros na sua estante, mas nenhum te chama atenção para a leitura), então você vai pesquisar, aparece dois livros (ou mais) sensacionais que todo mundo está falando você se empolga e quer ler ele, então vai na livraria e compra um ou dois ou três ou quatro, sei lá sempre que a gente entra uma livraria a gente é tomado por alguma coisa e só quer comprar, porque você pode, porque você tem dinheiro, porque você é o rei das livrarias do MUNDOOOOOOO (ok já voltei para terra). 

                                            

Então vamos supor que você tenha comprado quatro livros e esses livros são super indicados, desses quatro livros você só lê dois deles, e os outros dois ficam  na estante, e aí um dia você  está arrumando sua estante e se pergunta “Porque mesmo eu comprei esse livro?”

     3 – Presentes

Ehhhh chegou seu aniversario, amigo secreto e o natal, presentes aqui e acolá. Mas nem todos os presentes é umas mil maravilhas.

O livro que você já tem – é aquele que você recebe da pessoa que não te conhece bem, mas por algum motivo ou milagre divino quer te dar um presente, e quando você recebe vê é um livro que você já tem.
                                                  

Pessoa sem noção – (juro isso já aconteceu comigo) Você dá uma lista para o amigo secreto, é claro você não é boba nem nada você coloca seus livros desejados que entre no valor estabelecido do amigo secreto, mas por algum motivo divino a pessoa não acha os livros, e ela te dá um livro que você nem imaginava que existia ou aquele livro que você não queria ler nem a sinopse.

                       

    4 – Você cresceu

Você compra o livro que você quer ler muito, e você leu resenhas, viu vlogs falando sobre o livro, mas você não consegue ler ele agora porque você está muito atarefado e já está com leituras em andamento, então esse livro vai para sua estante.
Você sabe que o livro é bom, quando você vê ele na sua estante, você até pensa em ler mas não é o momento certo ou você não está no clima para ler esse tipo de livro.
Essa situação, não sei se é a comum de acontecer, você vai amadurecendo com suas leituras e vai passando o tempo, eu tenho livros que eu sei que são bons e que está travado na minha estante e não é porque eu não goste, mas as vezes parece se eu lesse aquele livro naquela época  que eu comprei eu me identificaria mais do que agora. 

Por exemplo se eu tivesse comprado o livro Crepúsculo sei lá uns dois anos atrás, e ele tivesse na minha estante hoje seria muito difícil de eu ler esse livro, agora que eu tenho 23 anos, e eu nem falo pela escrita ou o final do Crepúsculo e sim porque conta uma estória de uma colegial e eu não sou mais uma colegial eu passei dessa fase, não que eu não leria um livro colegial agora, mas me marcaria mais e como me marcou o Crepúsculo ler ele quando eu estava no ensino médio.

O interesse que você tinha por aquele livro se perde um pouco, a empolgação vai embora e outros livros aparecem e te chamam atenção e você compra eles e esquece dos livros travados da sua estante.
E difícil para uma pessoa que adora ler deixar de comprar livros ou diminuir as suas compras? Sim é difícil porque eu já passei pela situação de não querer mais comprar livros até ter lido todos os livros travados da minha estante.

Deu certo?

Obvio que não, a gente cresce o interesse por aquele livro que você comprou tempos atrás não é o mesmo, você tem a falta de tempo de talvez você comprar um livro muito bom e esquecer dele na sua estante, e depois ir comprar outros livros. Você talvez como eu poderia ter comprado um livro da sua serie favorita que estava na promoção, mas é o livro quinto livro da serie e você está lendo o segundo, e até você comprar os outros dois livros para ler o que você comprou, vai demorar um pouco...

Existe N motivos para ter livros travados na estante, mas mesmo tento esse livros travados, a gente é feliz, talvez um dia a gente consiga ler todos os livros travados ou até mesmo as vezes esquecidos da estante, quem sabe né?

É como um trecho do Carlos Drummond diz:

um dia, dentro em mil anos,
talvez mais... não tenho pressa.

                         




E você tem muitos livros travados na sua estante?
Comente e me conte.
Beijos até a próxima 
Ceci


2 comentários:

  1. Só posso dizer que ME IDENTIFIQUEI! hahah
    concordo com você, as vezes compramos na empolgação e depois dica aquela vácuo... por que mesmo que comprei isto? Ou os lançamentos pipocam na nossa vida e os pobres livros que já estão mofando na estante vão ficando "pro próximo mês".
    No primeiro semestre deste ano eu me controlei (e muito!) com as compras de livros, mas confesso que de 2 meses pra cá já me atraquei a querer mais e mais livros!

    Beiijos

    Niina - Vícios e Literatura
    vicioseliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Se eu tenho livros travados na estante? Muitos, sempre compro os lançamentos, livros que quero em promoção, e o tempo cada dia mais curto, muitas coisas para fazer, tem dias que nem um capitulo consigo ler. E assim, minha estande cada dia tem mais livros para ler me esperando.
    Beijos
    Lú Santana

    ResponderExcluir