{Resenha} Minha Pequena, Grande Mulher - Série Para amar e proteger de Simone Fraga

Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história...
Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama.
Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação, serão fortes o suficiente para resistir e vencer o passado, e a violência que ela ainda terá que enfrentar?
Qualis * 2013 * 335 Páginas * Classificação 3/5




Julia teve uma infância muito sofrida. E quando digo muito, é muito mesmo.
O que ela passou com certeza nenhuma criança (na verdade ninguém, mas principalmente crianças) deveria passar.
Mas ela sempre teve ao seu lado seu tio e o seu grande e melhor amigo Lucas. Ele sempre esteve ao lado dela a protegendo do mal que sempre esteve em sua vida, mesmo que algumas vezes nem ele pudesse afastar completamente esse mal.

Por obras do destino, eles precisaram se separar. Mas quando parece que o passado terrível de Julia ameaça voltar, com ele volta também Lucas. Seu fiel amigo e protetor.

Alfredo, tio de Julia contratou Lucas para que ele cuidasse da segurança de sobrinha. Pensando em tudo o que viveram, nos perigos que ela corria e em todo o seu amor por ela, Lucas voltou e decidiu permanecer ao lado de sua melhor amiga para protegê-la novamente de todo o mal.

O reencontro é lindo. A amizade entre eles é algo que superou até mesmo a distancia. Mas é visível que o sentimento ali não é só de amizade. 
Então eles decidem dar uma chance a esse amor.
Infelizmente para Julia, a vida não trouxe somente Lucas de seu passado, ela trouxe novamente todos os problemas. E parece que eles terão que enfrentar perigos que nem mesmo Lucas poderá ser capaz de deter.

A história é linda. Sério mesmo. A autora criou um tema que poderia ser somente o clichê, mas ela inseriu outros ingredientes capazes de deixar a trama envolvente. Mas infelizmente na minha opinião, pecou em algumas coisas.
Primeiro a narrativa que é um pouco confusa. Em alguns momentos estamos em uma narrativa na terceira pessoa, logo nos vemos com Julia narrando os fatos, em outros momentos Lucas e até alguns outros personagens. Mas infelizmente não houve uma separação adequada. Então realmente em alguns trechos me vi precisando parar a leitura e observar melhor quem estava narrando os fatos. Esse fator infelizmente deixou em alguns momentos a leitura cansativa.
Outro ponto que eu estranhei um pouco na leitura foi a diversidade de acontecimentos. Ok, geralmente em um romance o enredo contem mais de um tipo de conflito desenvolvido ao longo da trama. Mas nessa história tivemos vários conflitos. Então acontecia determinado “problema” e a autora começava a desenvolver, mas de repente quando menos esperava tudo já estava solucionado e um novo conflito se apresentava. Acho que com a história que a autora criou, ela poderia ter se atentado a uns dois ou três conflitos e desenvolver mais sobre eles. Acho que aquela sensação de espera, aquela aflição que nos consome de quere saber o que vai acontecer, de esperar que tudo de certo, nem foi possível de sentir muito, pois como eu disse eram vários conflitos e solucionados de forma muito rápida.

Julia é uma personagem muito real e difícil de entender. Em alguns momentos era a força em pessoa em outros uma adolescente teria mais maturidade que ela. Mas como eu digo gosto sempre de me por no lugar dos personagens e realmente não seria muito fácil ser Julia. Mas mesmo assim era difícil de aceitar algumas atitudes infantilizadas dela.

Lucas é o cavalheiro de armadura, pronto para proteger seu grande amor em todos os momentos, ele também demonstrava ser infantil em alguns momentos, e por horas eu queria socar ele rs, mas mesmo assim não tinha como não ser conquistada por ele.

A relação deles com certeza foi uma relação muito conturbada, afinal, eram amigos que descobriram outros sentimentos, todo o perigo envolvendo a vida de Julia, e ainda por cima o gosto peculiar de Lucas.

Eu leio muitos livros hot, ainda não tinha encontrado um que abordasse esse tema abordado no livro, mas como sempre digo é preciso ter a mente aberta, cada um faz o que bem entende com sua vida e com seu corpo. Mas eu sinceramente passaria muito longe de um lugar assim. Acho a privacidade tudo na vida de uma pessoa rs.

Quem me ganhou do começo ao fim foi a pequena Juju, filha de Lucas. Gente eu quero uma filha assim para mim rs. Ela é um doce e uma criança muito inteligente. As cenas com ela realmente achei lindas.

Outros momentos que achei muito bem escritos foram os momentos onde Julia estava em perigo. Ali sim, eu consegui sentir todo o medo e o pavor que a autora quis transmitir. Infelizmente é algo muito real, a gente sabe que existe, e a forma com que ela descreveu isso demonstrou isso muito bem.

Bem o que eu posso dizer é que realmente a temática foi muito bem criada, mas como eu disse infelizmente o desenvolvimento ficou um pouco confuso.
Não me entendam mal, eu não sou nenhum tipo de critica literária, sou uma simples leitora rs, então essa visão é a MINHA e do que eu espero ou não de um livro e do que eu achei.

Então muitos outros leitores podem ter lido e se sentir de forma diferente. Então como sempre digo: cada um deve ler e tirar suas conclusões. E além do mais eu quero continuar a série e saber o que mais o destino reserva para esses e outros personagens.
A diagramação é linda, os detalhes nas páginas são um charme a parte, e acho que a capa tem tudo a ver com a história.
Espero que leiam e depois me contem o que acharam.

Beijoss



2 comentários:

  1. Oi, Fer. Adorei a sua resenha, gosto muito dos livros da Qualis, realmente as capas e diagramação são lindas, feitas com capricho.
    Bjos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  2. bom....a diagramação é bem bonita mesmo mas.........."cê" me entende né?

    ResponderExcluir