{Resenha} Para Continuar de Felipe Colbert

Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso.
Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade.
A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento.
O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.

Novo Conceito (selo Novas Páginas) * 2015 * 221 Páginas * Classificação 4/5



Ler uma história do Colbert é como adentrar um mundo que não conhecemos, é sentir a magia tomando conta de nós, adentrando em nosso interior e lutando para nos fazer compreender coisas que normalmente nos são incompreensíveis.

Quando li sua primeira história não pude compreender a mensagem ali (pois é infelizmente acontece) como tudo na vida acredito que ás vezes não somos capazes de aprender com a lição que está diante de nós.

Com sua segunda história pude me permitir sentir um pouco mais e tentar abrir o coração para o que ela insistia tanto em ensinar. E consegui, confesso que no início foi difícil. Não queria compreender algo que não poderia ser real e muitas vezes, pensei em desistir da leitura. Mas não fiz e aquilo foi um verdadeiro presente.

E dessa vez iniciei o livro da mesma forma. Não entendia, não compreendia o que estava diante de mim. Mas dessa vez não pensei em desistir, só esperava poder compreender tudo o que a história queria me passar. Esperava compreender a lição que estava ali presente e mais uma vez acreditar em um mundo que não podemos ver, mas que não podemos saber se ele realmente não existe.

Pode um coração ser capaz de amar mesmo quando já não existe vida em torno dele?

Leonardo tem uma vida limitada por conta de uma doença no coração. Ele pode levar uma vida normal desde que não faça grandes esforços, exercícios, ou passe por grandes sustos. O que na sua idade já significa não viver da forma que um jovem como ele deveria e gostaria.
Sua vida se resume a sua casa e a faculdade.

Um dia, em suas idas e voltas pelo metrô, ele encontra com Ayako e parece que seu fraco coração, mesmo debilitado envia uma mensagem.
Por dias ele fica pensando naqueles olhos, naquele rosto, e naquele breve contato. E então decide que irá reencontra-la.

Ayako mora e trabalha com seu avô em uma loja no conhecido bairro Liberdade, na cidade de São Paulo. Mas eles mantêm um segredo, oculto no porão da loja. Ayako e seu avô cuidam de milhares e milhares de lanternas, que se acendem e se apagam misteriosamente.
A todo custo eles mantêm essas lanternas longe da vista de todos, até mesmo do jovem Ho. Um jovem loucamente apaixonado por Ayako, mas que devido a sua mente infantil inspira cuidados, sendo o avô de Ayako seu tutor.

Leonardo e Ayako irão se encontrar. Uma nova lanterna irá se acender. Mas algo no coração do jovem Ho irá se apagar, levando o seu ódio atormentado, a por em risco esse sentimento puro que nasceu no coração desses jovens.

De início Leonardo não compreende o significado e a importância daquelas lanternas, mas com o brilho do seu amor por Ayako, ele finalmente entende o real significado.
Mas pode ser tarde demais. E um terrível acidente pode acabar com o brilho de uma das lanternas, levando com ela o amor que antes existia.

Mas a vida tem seus mistérios. E jamais podemos prever a força de um amor e em quantos corações ele pode fazer morada.

Para Continuar é uma história de um amor puro, simples que nasce de uma forma inesperada e tranquila.

A sensação ao ler essa história, é algo parecido com tranquilidade, com paz.  Diferente da empolgação que nos assola com outros livros e que tanto gostamos. Geralmente ficamos eufóricos, queremos devorar as palavras para tomar conhecimento logo de todo o seu conteúdo. Com Para continuar não é assim, a leitura é menos fluída, mas é exatamente esse seu objetivo. Fazer com que apreciemos cada palavra, cada frase, cada momento ali vivenciado para que possamos com certeza sentir tudo de forma completa.

Eu gostei muito da história, acho que ela cumpriu com perfeição a mensagem e a lição que queria nos passar e acho isso o mais importante.
Mas ao terminar fiquei com aquela sensação de que falou algo. Não sei explicar. Mas acho que esperava um pouco mais de desenvolvimento no enredo. Um pouco mais de todos os personagens.
E uma pergunta ficou martelando em minha mente. Entendi o significado das lanternas, mas não compreendi a sua limitação.

Antes de chegar ao final, eu já previra o que iria acontecer, o autor nos deixa pistas e acho que a ideia é exatamente essa: antever o final.
Para assim compreendermos alguns significados da vida, como amor, destino, desafios, escolhas e consequências.

Para Continuar não é uma história criada para nos empolgar, esperar uma paixão avassaladora.
Para Continuar é uma história criada para nos emocionar de forma singela e nos ensinar o quanto nosso coração pode ser frágil e a importância de cuidar do amor que mora dentro dele.  


Conheçam a linda canção que Ayako apresenta ao Leonardo.


Após terminar a leitura, foi impossível não me recordar dessa música:




Book Trailer



Beijosss e boa leitura.


12 comentários:

  1. Com essa resenha, você conseguiu falar o que sentir com o outro livro do Felipe, é um bom livro, uma boa história, mas não nos arrebata para ser o livro da minha vida. Mas, vou querer conhecer Para Continuar.
    Amo essa música dos Paralamas!
    Bjos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda. A capa deste livro me chamou bastante a atenção. Achei linda, lembrei-me até de um filme - se não me enano, é o filme Enrolados, onde os protagonistas estão no barco observando vários balões iluminados vagando pelo céu -. Ainda não li um livro que deixa pistas para o final do mesmo, me interessei pela ideia da escrita. Lerei!

    ResponderExcluir
  3. Até agora todas as resenhas que eu li sobre esse livro são positivas e acabei de ver que a nota dele é 4,8 no Skoob e caramba, é tão bom assim? Não acredito, tenho que arrumar um jeito de ler esse livro, tipo pra ontem!

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que suas palavras cheias de sinceridade e emoções me deixaram curiosa. Mas confesso que o enredo não me convenceu, mas quem sabem o leia quando a oportunidade aparecer.
    Parabéns pela leitura e pela opinião. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    A capa desse livro é tão bonita!
    Estou tão acostumada a me sentir eufórica com os livros que leio, que não consigo imaginar como seria ler um livro que traga paz *-* fiquei curiosa...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, tudo bem?

    Já li algumas resenhas a respeito do livro que até me deixou curiosa com a história.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Achei a premissa diferente e sua resenha ficou muito legal, me fez pensar e querer conhecer esse livro. Acho que entendi o significado das lanternas só pela sua resenha, mas, quero ter certeza sobre. hehehe.
    Ainda que tenhas ficado com a sensação de que faltou algo, me convenceu a ler. Quando vir a ter a oportunidade de adquirir, o farei. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu não conhecia o livro e nem o autor, esse livro a princípio não chama minha atenção,mas talvez daqui a um tempo eu leia, quem sabe.
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oie!!
    ainda não li nada do autor, mas as pessoas que as pessoas que lerem costumam indicar bastante.
    não tinha lida nenhuma resenha de Para continuar, você me deixou bem curiosa ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa, fiquei aqui curiosa para saber o significado dessas lanternas.
    Uma pena que o autor não soube desenvolver bem o enredo e personagens.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha! Tenho visto todo tipo de resenha desse livro, mas a maioria gosta, e estou super ansiosa para poder conferir o livro.

    ResponderExcluir
  12. Parece uma historia bacana.... gostei da playlist!


    dicassliterarias.blogspot.com.br / Coluna Idalan

    ResponderExcluir