{Especial} Literatura | Clássicos: Terra Média


Fala, galera! Tudo bem com vocês? Comigo, tudo ótimo!

Para o nosso primeiro dia do especial, vamos começar a falar de uma coisa que sou fascinada: Terra Média! Vamos lá?!?


Para uma pequena introdução, o termo Terra Média (Middle-earth) não foi inventado pelo professor J. R. R. Tolkien; já existia no anglo-saxão como middanġeard, no inglês médio como midden-erd ou middel-erd, e no norueguês antigo como Midgard.

O Silmarillion compreende cinco partes. A primeira parte, Ainulindalë, fala da criação de , o "mundo que é". Valaquenta, a segunda parte, dá uma descrição dos Valar e Maiar, os poderes sobrenaturais de . A próxima seção, Quenta Silmarillion, que forma a maior parte da coleção, narra a história dos eventos antes e durante a Primeira Era, incluindo as guerras pelas Silmarils que deu título ao livro. A quarta parte, Akallabêth, relata a história da Queda de Númenor e seu povo, que tem lugar na Segunda Era. A parte final, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, é um breve relato das circunstâncias que levaram e foram apresentadas em O Senhor dos Anéis.



Publicado originalmente em 21 de setembro de 1937, O Hobbit (ou Lá e de Volta utra Vez) foi aclamado pela crítica, sendo nomeado à Medalha Carnegie e recebendo um prêmio do jornal norte-americano New York Herald Tribune de melhor ficção juvenil. O romance se mantém popular com o passar dos anos e é reconhecido como um clássico da literatura infantil.
Sinopse: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.

O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings) é uma trilogia de livros de alta fantasia escrita pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien. A saga começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial.
A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças - Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits - contra Orcs, para evitar que o "Anel do Poder" volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Partindo dos primórdios tranquilos do Condado, a história muda através da Terra-média e segue o curso da Guerra do Anel através dos olhos de seus personagens, especialmente do protagonista, Frodo Bolseiro. A história principal é seguida por seis apêndices que fornecem uma riqueza do material de fundo histórico e linguístico.

Até mais!

2 comentários:

  1. Sou doido para ler O Silmarillion. Consegui a pouco tempo a trilogia de Senhor do Anéis (edição capa do filme) por 20 reais na submarino! Só me resta tempo agora para ler, haha. Gostei bastante da postagem.
    Abraços.
    http://www.oclubedameianoite.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada pelas obras do Tolkien, então sou suspeita para falar; mas tudo o que ele escreveu, é mágico!

      Excluir