Outubro Rosa – Mais que um movimento!



Oie Amores,
Hoje vou falar sobre um assunto que ainda é muito delicado para mim (e talvez jamais deixe de ser), o Câncer de Mama.


O mês de Outubro ganhou um significado maior e se tornou um movimento denominado OUTUBRO ROSA, no Brasil esse movimento teve inicio em 2002, a iniciativa foi dada através da iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

Mas o que seria Outubro Rosa? 
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
O movimento começou a surgir em 1990 na pela Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo. Fonte: Wikipédia
Dia 10 de Setembro de 2009 eu perdi minha Mãe para essa doença. 
Foi o dia mais aterrorizante de minha vida. Na época eu achava que tudo era culpa de Deus, cheguei a questionar se ele existia mesmo (Quanta blasfêmia de minha parte, que Deus me perdoe e tenha misericórdia de mim), tamanha era minha dor. 
Seis anos depois posso afirmar que a dor continua a mesma e que eu não me acostumei com ela, eu apenas aprendi a conviver com esse sentimento que tomou posse do meu coração e de minha vida, sem permissão.
Talvez você esteja se preguntando o que isso tem haver com o Outubro rosa, ou ate mesmo se perguntando o que você tem haver com isso.
Pois bem amados, talvez você não tenha nada haver com tudo isso, mas a minha obrigação e o meu dever é de alerta-los e ajudar a divulgar e abraçar essa causa.
Hoje eu compreendo que ela faleceu não porque Deus é malvado (acredite ele nos ama incondicionalmente), ela faleceu porque não se cuidou, não fez prevenção e quando sentiu algo errado com seu corpo ela escondeu, não foi procurar um médico e se tratar. Infelizmente ela não foi a única a perder a vida por esse descuido.
Peço a vocês mulheres, que não deixem essa doença vencer, façam o auto exame periodicamente, procure seu médico, se auto examine, cuide de sua vida, de seu corpo, você é especial e importante demais para cometer esse deslize também.

Durante todo o mês de outubro várias empresas, governos e outras instituições realizam ações lembrando a importância da prevenção contra o câncer de mama. 

Confira algumas abaixo:

Congresso Nacional

Roda Gigante - Parque de Ibirapuera/ São Paulo-SP

Hospital Dr. Hélio Angotti - Uberaba/ MG



Ponte na Rua XV de Novembro ganhou a cor da campanha

Várzea Grande/ MT



Esses são somente alguns dos locais que aderiram a essa linda Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama.


#EssaLutaTambémÉnossa

Fiquem com a paz do Senhor.

Beijos.




1 comentários:

  1. Oi, Jéss. É verdade, nós mulheres cuidamos de todos e esquecemos de nós. Essa campanha tem mudado a cabeça de muitas mulheres para se cuidarem, fazerem os exames. O diagnostico precoce faz com que o índice de cura seja alto.
    Beijos
    Lú Santana

    ResponderExcluir