{Resenha} O Outro Lado da Memória de Beatriz Cortes

“Amar é encontrar dentro de si uma coragem que nem se sabia que existia.”
Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e pela dor profunda do ocorrido. A garota passa a acreditar que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão. Anos depois ela conhece Arthur, um aluno novo que chama a atenção de todos por se tornar o capitão do time de basquete da escola. Luíza o ignora no início, porém, por conta de uma confusão, é obrigada a passar uma hora com ele em alguns dias da semana. Entre muitas brigas e discussões, o garoto mostra-se alguém que Luíza não esperava: uma pessoa capaz de fazer com que ela reflita sobre seu passado. E ela descobrirá que só é possível encontrar a felicidade se lutar por ela.

Novo século * 2014 * 231 páginas * 4/5

Como não amar esse tipo de história.
Sim, eu sou uma eterna adolescente assumida. Ou melhor, escolhi ser jovem por todo o sempre. E quem me conhece sabe que minhas leituras são totalmente ecléticas. Tirando o gênero terror (ui, que medo). Eu leio de tudo. De tudo um pouco e geralmente quem me escolhe é o livro rs, sim isso mesmo, eu fica lá parada um tempo na frente da minha estante e o livro fala: - Dessa vez sou eu! E pronto lá está ele na minha mãozinha.

Eu tenho um verdadeiro fascínio por histórias de romance jovem, não sei se foi porque minha adolescência não foi vivida de forma muito plena (história para um outro dia), mas que mesmo assim foi uma fase feliz, mas eu adoro esse tipo de romance. Acho incrível como eles tem o poder de nos levar para uma viagem de volta ao passado e relembrar de algumas coisas que vivíamos naquela época, ou até mesmo do que queríamos ter vivido (sem arrependimentos pelo que foi ou não foi), ou até mesmo pensar em como éramos bobos em algumas coisas e naquela época não percebíamos isso.

Encontrar esse livro da Beatriz foi um verdadeiro presente. Já o tinha na minha estante há algum tempo. Mas como eu disse ele ainda não tinha me chamado. E me chamou na hora certa.

Foi lindo, gostoso e muito prazeroso conhecer a história de Luíza, Arthur e de uma turma linda de amigos.

Luíza passou o que muitas garotas de sua idade passam: a “famosa” desilusão amorosa. Ela gostou muito de um garoto, mas ele foi um verdadeiro canalha, com c maiúsculo. Claro que como geralmente acontece Luíza se fechou para possíveis futuros pretendentes e se tornou uma pessoa mais fechada e até mais fria. E claro, um “pouco” (estou sendo gentil), digamos, sarcástica. Ela está sempre com os nervos a flor da pele, com respostas na ponta da língua e vive sempre um pouco estressada rs, com várias crises chatas. Nem me identifiquei com ela, rs. Claro que em alguns momentos ela exagerava e era superrr dramática, ok, nada normal em adolescentes né? Kkkkk

“Nunca deixe seus sonhos morrerem, porque a vida sem sonhos é como um pássaro com asa quebrada.”

Acontece que Arthur, o novo garoto no colégio, lembra demais o ex dela, o Lucas, quem ela tanto quer apagar de sua vida. Arthur não entende porque é tão maltratado por Luísa resolve tirar essa história a limpo, acontece que ambos são pegos em atitudes suspeitas (adorei isso) e levados para a direção. Agora como castigo terão que passar um bom tempo juntos em algumas atividades na escola.

Acontece que esse tempo os fazem perceber qualidades (e até mesmo defeitos) no outro que eram incapazes de perceber antes, fazendo nascer assim uma amizade e um algo a mais.

“A minha voz e a dele combinavam indiscutivelmente. Um encaixe perfeito de timbres, tons e notas. Então, percebi que aquele vazio que havia em mim poderia ser preenchido por ele! O meu mundo se encheria de graça e ficaria, com toda a certeza desse mundo, muito, muito mais lindo com ele.”

Tudo ia muito bem, até o ex de Luíza, o Lucas, voltar para sua vida e o que antes parecia calmo, agora trará um furacão de acontecimentos, sentimentos e recordações que Luíza prefere deixar no passado.

Não será fácil lidar com esses novos acontecimentos e até perigos que surgem, mas Luíza contará com Arthur e seus amigos nessa tarefa.

Poderá ela vencer os fantasmas do passado e desenhar um novo futuro?

“Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia.”

Gente a história é mesmo super fofa. Amei demais.
Infelizmente a autora peca por algumas faltas de detalhes, como características dos personagens e isso pode fazer uma certa falta, mas o enredo é tão gostosinho de ler e os personagens tão especiais que acabamos nos esquecendo desses detalhes.
É uma turma de adolescentes, lidando com problemas de adolescentes da forma que adolescentes lidariam com isso rs. O resultado? Confusão e perigo!

Eu estava encantada por todos os personagens. Arthur é uma paixão. Impossível não se encantar por ele. E todos os amigos dele e de Luíza eram um charme a parte na história.

O final achei um pouco corrido, acho que não esperava um salto tão grande no tempo. Mas mesmo assim eu estava com um sorriso ao terminar o livro.

A leitura é leve, doce e por vezes divertida. Um romance jovem sem muitos dramas (nada além do normal rs) mas que nos prende, fazendo terminar a história com menos de um piscar de olhos.

Recomendo para todos e todas que amam romances jovens, daqueles que nos trazem bons momentos, bons sorrisos, um pouco de tensão e boas recordações.

''Algumas pessoas têm o poder de transformar seus pesadelos em realidade. E, depois que isso acontecer, é difícil voltar a ser quem você era antes. Eu sou a prova viva disso!''

A diagramação é simples, mas com detalhes fofos, a capa eu gostei mais da primeira edição, mas não deixa de ser linda. Mas infelizmente eu me senti perdida com o titulo. Sinceramente não consegui “encontrar” o titulo na história. Mas essa sou eu meio perdida ás vezes.

E como se a história já não fosse fofa por si só, eu achei no canal da autora uma música tema do livro. É muito amor. E ai sim, consegui captar a mensagem no titulo. Sou mesmo uma porta ás vezes. 

Então confiram a música que é cantada pela própria autora. É lindo demais.



Book Trailer's:




Beijosss



2 comentários: