10 dicas para melhorar a mente através da leitura.



Que ler é bom, todos nós apaixonados por histórias sabemos disso.
E além dessa grande paixão, de poder viajar sem sair do lugar e conhecer mais do mundo. Todo mundo sabe que através da leitura podemos adquirir muitos conhecimentos, melhorar ortografia e vocabulário. E claro é possível até melhorar as relações pessoais.

Então vamos conferir algumas dicas que podem melhorar a mente através da leitura.




1. Aumento de vocabulário


Ao ler os clássicos, você vai encontrar muitas palavras que não fazem parte do seu cotidiano. Aprender novas palavras ajuda a enriquecer o seu vocabulário. Ter um amplo vocabulário é como ter um grande arsenal de palavras. Isso permite que você se expresse de maneira mais eloquente. Desenvolvendo essa habilidade você será capaz de se comunicar com precisão e criar uma percepção de mundo inteligente.



2. Melhorar a escrita


Ler os clássicos da literatura é a maneira mais fácil de melhorar a sua escrita. Durante a leitura você acaba absorvendo a gramática e o estilo do autor. Isso contribui para o desenvolvimento da sua escrita melhorando a concordância e gramática.



3. Desenvolver a fala


Antes de se tornar um bom orador, você precisa ser um bom escritor. Estudar as obras que foram desenvolvidas por gênios vai ensinar você a se expressar com clareza e estilo. Ao melhorar seu domínio do idioma, você vai se tornar mais persuasivo, e poderá desfrutar de uma vantagem sobre as pessoas menos articuladas.



4. Novas ideias


Observar as mesmas ideias que as outras pessoas gera um pensamento genérico e repetitivo. Para ser original você precisa desenvolver novas ideias, e isso você pode retirar dos clássicos da literatura. Ao ler os livros você desenvolve a sua inspiração e tem a oportunidade de melhorar a sua criatividade.


5. Perspectiva histórica


Uma pessoa que apenas lê jornais e revistas fica dependente dos preconceitos e modas do seu tempo. Por isso, a leitura de livros antigos é importante para aumentar a sua perspectiva história e desenvolver o senso crítico. Os clássicos são importantes para estimular a sua mente a partir de pensamentos e experiências de outras pessoas.


6. Entretenimento educativo


A leitura de grandes livros é um passatempo divertido. Você pode encontrar muitas curiosidades sobre a história e também o vocabulário da época em que a obra foi escrita. Outra opção é procurar as versões mais modernas dos clássicos, isso também ajuda a aumentar o entretenimento durante a leitura.


7. Sofisticação


Se você gosta de se destacar nas conversas entre amigos, ter conhecimento dos clássicos da literatura é essencial. Você aprofundará suas ideias e desenvolve o senso crítico. Além disso, quando você tem propriedade para falar sobre certo assunto você pode até ganhar uma discussão.


8. Leitura mais eficiente


Ler diversos livros aumenta a sua rapidez na leitura. Por isso, a ideia é procurar livros de diferentes épocas e temas para desenvolver uma leitura mais eficiente.


9. Desenvolve o senso crítico


Se você é um escritor ou blogueiro ignorar os clássicos é um erro. Independentemente do tema que você aborda em seus textos, você precisa ser persuasivo e desenvolver seu senso crítico. A melhor maneira de aprender é com os mestres. Portanto, não perca tempo! Passe algum tempo com os clássicos e tire vantagem sobre isso.


10. Aumenta o repertório



Ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. A literatura clássica é forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para o mundo. Repertório cultural é importante para escrever bons textos e ser crítico.

Fonte: Universia
Imagens: Google


Ótimas dicas não?
Então aproveitem e escolham o próximo livro.


Beijosss

5 comentários:

  1. Oi Fernanda, que postagem interessante!
    Concordo com o ponto 1. Ler ajuda a aumentar nosso léxico. O ponto 2 é indiscutível. Aprendemos a escrever bem, lendo, e não, escrevendo. Tenho dúvidas quanto ao ponto 3, creio que a timidez pode intereferir. Concordo em gênero, número e grau com o ponto 5. E quanto mais lemos, melhor argumentamos.
    Parabéns pelo post.

    Beijos - Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamiris.
      Concordo com seus pontos de vista. E de qualquer forma ler ajuda sempre em muitas coisas fora todas as sensações lindas que sentimos.
      Obrigada pela visita.

      Beijos
      Fer

      Excluir
  2. Olá Fer
    Achei muito interessantes todos os pontos, mas acredito que o título do post poderia ser 10 dicas para melhorar a mente através da leitura de clássico. Sei que os clássicos são muito importantes, porém os contemporâneos também o são. Se não fossem por eles, muitas pessoas nem teriam o habito da leitura.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  3. Ler é incrível!
    Concordo com todos os pontos do post. Acho que ler é fundamental, sabe? Independente do livro! Seja o maior clássico ao mais teen. Tudo é absorção de informação e crescimento pessoal!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. todas estao certicimas....e incrivel que quanto mas a gente le mais inteligente nos ficamos...temos mais criatividade...raciocinio rapido...to vendo essas mudanças em mim...otimo post...bjs...

    ResponderExcluir