{Especial} Literatura | Clássico: O Pequeno Príncipe


Fala, galera! Tudo bem com vocês? Comigo, tudo ótimo!

Le Petit Prince é uma obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos. Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico. O autor do livro foi, também, autor das ilustrações originais.


É o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 143 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 220 idiomas e dialetos.


Em Portugal, O Principezinho integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 2º Ciclo do Ensino Básico.

No Japão, há um museu dedicado ao personagem principal do livro.

Há um musical, uma coprodução dos Estados Unidos e Reino Unido, de 1974 intitulada de The Little Prince.

Em 22 de maio de 2015, na 68ª edição do Festival de Cannes na seleção oficial, fora de competição, seguida pelo lançamento cinematográfico da França em 29 de julho de 2015, estreou Le Petit Prince; um filme francês de animação computadorizada de fantasia realizado por Mark Osborne. Irena Brignull escreveu o argumento baseando-se no romance. Como a primeira adaptação animada de Le Petit Prince para o cinema, utilizaram o estilo de animação stop-motion para a história do romance e a animação digital para a narrativa do quadro adicional.
Não é uma adaptação direta do romance. Em vez disso, elementos da novela são tecidos numa narrativa original sobre uma menina que está lidando com sua mãe insistente que quer que ela cresça rápido demais.

Espero que tenham gostado!
Até mais!

4 comentários:

  1. Oii Karol, Tudo bem?
    Li o pequeno príncipe quando eu era mais nova. Hoje em dia vejo as inúmeras edições que estão sendo lançadas cada uma mais linda que a outra. Adorei o blog, já estou seguindo! Depois dá uma passadinha lá no meu para conhecer! :)
    Beijos,
    Isa – Night Phoenix Books

    ResponderExcluir
  2. Karol, eu sou apaixonada pelo Pequeno Príncipe, então tudo que referente a ele quero conferi, mas infelizmente não assisti esse filme.
    Beijos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  3. Acho a história linda, foi o primeiro livro que eu li (sem ser os de 10 páginas sobre animais e_e). Então considero muito especial!
    Ainda não vi o filme, mas quem sabe em breve?! hahahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. gonte me diga o ser estranho que nao ama o pequeno principe...gent e um classico que pra mim e leitura obrigatoria...cada frase paragrafo sao perfeito....claro que pode sim existir quem nao gosta..mas releia...vc vai adorar...obg pelo post do meu xodo...bjs

    ResponderExcluir