{Falando Sobre Livros} Sinais de que a leitura está chata

Imagem: www.baiaodeletras.com.br



Oi pessoal.

Creio que todo mundo aqui, pelo menos uma vez na vida teve o triste momento de ler um livro chato. 

A leitura não flui, os personagens não cativam, as páginas se multiplicam... Mas muitas vezes é persistente e continua. O sentimento de negação toma conta do seu ser. Você sabe que aquele livro não vai, mas você insiste assim mesmo.
É difícil, nós sabemos o quanto é difícil abandonar uma leitura, mas acho que ler deve ser algo prazeroso e não um tipo de tortura da inquisição.

Vamos conhecer então alguns sintomas clássicos de que sim, a leitura está chata.



1 – concentração.


Quando a leitura não vai, quando ela não te “pega”, parece que tudo chama mais atenção do que a história em si.
O canto do pássaro, a flor desabrochando, o carro passando na rua, o colega do lado espirrando.
Tudo é bem mais interessante do que o livro que está em suas mãos.



2 – devagar, quase parando.


 Cada um tem o seu tempo, o seu ritmo. Mas uma coisa é fato: quando gostamos do que estamos lendo, com certeza a leitura se da de forma muita mais rápida.
Enquanto quando um livro que no geral leríamos em dois dias, já ocupa o nosso tempo a pelo menos uma semana, esse com certeza é um sinal claro, de que a leitura está chata.



3 – Traição.


 Bem está claro que esse livro realmente não te conquistou, então tudo o que você faz é pensar em troca-lo pelo próximo. Afinal a fila anda kkkkkk



4 – Estresse pós traumático


O livro estão tão, mas tão chato. Que o trauma causado é grande. Você chora, você xinga, faz caretas, se descabela e não sabe mais o que fazer com essa tortura. Realmente o caso é grave, a possibilidade de precisar de uma terapia é grande.



5 – Efeito calmante


Pois é, geralmente o efeito é contrário, ler te deixa eufórico, “ligado”, atento a tudo o que está acontecendo. você fica ansioso, quer saber o que vai acontecer, inclusive mata umas boas horas de sono para poder terminar aquele livro maravilhoso. Mas quando o livro está chato... parece que você tomou um calmante super poderoso, ou mordeu a maça envenenada da bruxa má porque tudo o que você sente é suas palpebras se fechando, seu corpo ficando mole e...

Ei acorda!



Imagens: Google


E ai pessoal, alguém se identificou com os sintomas?

Espero que vocês não precisem passar por isso kkkk, mas se acontecer respirem fundo e digam adeus. Ler um livro quando a história "não vai", realmente é algo muito difícil, ás vezes é o momento que está vivendo, então deixa o livro ali de ladinho e quem sabe o de uma chance em outra oportunidade?

Beijosss



5 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    Mais uma vez, um post muito intrigante, criativo e verdadeiro, pois creio que todos nós, leitores, já passamos por algo parecido ao menos em uma das nossas leituras.
    De fato, para se ler bem um livro, é preciso de concentração, mas infelizmente, em alguns casos, tudo nos distrai.
    Sobre o item 2, eu acredito que aconteça, mas também há momentos em que estamos muito atarefados, isso faz com que a leitura demore um pouco mais, mesmo que seja um livro que nos está agradando.
    Eu não penso duas vezes em abandonar um livro que não está me agradando. A vida é curta demais para nos prendermos a um livro que nos desagrada, hehe.
    E sem dúvidas, o "efeito calmante" é um fato.
    Beijos - Historiar

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer
    Já tive a infelicidade de ler vários livros que não andavam. A minha solução é deixá-los de lado, pelo menos por um tempo, e ler outras coisas. Em um outro momento, eu retomo a leitura. Se mesmo assim continuar maçante, eu repito o processo até conseguir finalizar kkkk
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  3. Já tive muito problema com isso, no tempo da escola era obrigada a terminar uma leitura que não me conquistou, que não me agradava, isso me matava, que hoje não tenho culpa deixo de lado mesmo. Quem sabe em outro momento, uma nova oportunidade a leitura flui?
    Beijos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
  4. No momento tô numa ressaca literária, abandonei um livro esses dias e fico me sentindo muito culpada.

    ResponderExcluir
  5. ja tive esse momento...o livro era enorme tipo umas 750 paginas...as primeiras 500 eu distis e retorbei mas chogou em um ponto em que eu nao queria parar e terminei em menos de tres dias...e assi ...e a vida...gotei do post...bjs...

    ResponderExcluir