{Entrevista} Autora Sinéia Rangel autora da Série Simplesmente Complicado


OI pessoal.

Todo mundo aqui já sabe o meu louco (na verdade acho que é um amor muito do certo rs), pelos nacionais. Eu continuo lendo e admirando autores e seus livros estrangeiros, mas como sempre digo, acho que nada paga o prazer e ler uma obra nacional, nos conectar com os personagens, nos emocionar e depois de tudo isso poder conversar com o autor e claro muitas vezes até brigar com eles.

E foi buscando conhecer novas obras e novos autores que me deparei com uma obra no Wattpad que me chamou muito a atenção a premissa. O nome da história? Simplesmente Complicado.
Me aventurei, comecei a ler, e nossa, me apaixonei. Me senti conectada de uma forma especial aos personagens, e o bom do Wattpad é que podemos comentar na própria história, podendo assim criar uma ligação também com o autor. Claro, quando eles também são uns fofos.

E essa é minha história com a Sinéia, comecei a ler suas obras, elogiar e algumas vezes brigar com os personagens. Minha admiração por ela só veio a crescer a cada obra que eu lia.
E hoje claro, ela virou mais uma autora que eu admiro, acompanho e que tenho um carinho especial.
E claro, entrou para a categoria: "Leio até bula de remédio".
Mas hoje para que vocês tenham a oportunidade de conhecê-la um pouco mais confiram a entrevista que ela nos concedeu com muito carinho.



Sinéia por Sinéia. (fale um pouco sobre você)

Uma pessoa tímida, que fala o que pensa, tem ideias e ideais que, às vezes, chocam as pessoas, viciada em livros, música, filmes, seriados, chocolates e que acredita em finais felizes.


Como foi o seu primeiro contato com a literatura? Fale um pouco sobre a Sinéia leitora.

Eu sou apaixonada por palavras, então eu lia até dicionários, rsrs. Desde quando recordo sempre gostei de ler, por isso não sei dizer quando foi o meu primeiro contato com a literatura. A Sinéia leitora é a Sinéia, não consigo diferenciar, porque eu sou leitora compulsiva, leio quase tudo (algumas pequenas exceções) e sou, completamente, apaixonada pela Colleen Hoover.


De onde vem á inspiração para as histórias?

Então, essa é uma pergunta difícil, eu sou uma pessoa muito inquieta, a minha mente nunca está em pausa, eu costumo dizer que penso até quando estou dormindo e com as histórias é assim, elas simplesmente vêm. Para você ter uma ideia, Simplesmente Complicado surgiu a partir de uma brincadeira com a minha filha, ela tem um Blog e IG Literário (o Esculpindo Abóboras, que eu usei como pseudônimo no Wattpad), a história seria um conto para uma coluna da Revista Online do Blog, eu fiz o primeiro capítulo e ela ficou no meu pé, querendo que eu continuasse a história, acabei escrevendo apenas para ela e aí começou toda uma campanha pró Wattpad e eu acabei topando publicar na plataforma.


Você acha que os leitores se identificam com os personagens? Tem um pouco da Sinéia em algum personagem?

Sim, recebo muitos comentários e mensagens em privado falando sobre essa identificação com os personagens, alguns comentam sobre a semelhança dos seus pais com os pais dos personagens, outros comentam sobre a escrita bem próxima ao mundo adolescente, e é uma sensação incrível, porque isso faz a história verossímil. Acredito que cada um deles tem um pouquinho de mim, mas a Alícia é a personagem com uma dose maior de Sinéia.


Como é se despedir dos personagens dos seus livros?

Nossa, muito difícil. Primeiro, por que eu não sei lidar com fins, segundo, porque eu me apeguei demais, eu sorri, chorei, quis bater, deixar de castigo, todos os sentimentos que você possa imaginar eu senti e vivi escrevendo essas histórias. Acredite são mais de 2000 páginas de história, o que significa que, possivelmente, serão duas trilogias em versão física.


Sua família incentiva seu trabalho? Eles lhe ajudam dando ideias para os enredos, ou até mesmo servindo de inspiração?

Sim, eu sempre gostei de escrever, mas isso era algo meu, nunca compartilhei os meus escritos com ninguém, por timidez mesmo, inclusive quando recebi a proposta de publicação fiquei muito receosa de aceitar e foram eles, a minha filha e o meu companheiro, que me incentivaram a dar esse passo. O meu processo de criação é muito particular, eu não deixo ninguém acompanhar a escrita, mas eles me inspiraram, em especial, na construção do humor dos personagens.


Como lida com as criticas?

As críticas são importantes, todos estamos sempre aprendendo algo novo e muitas vezes as críticas nos apontam algo que sozinhos não seríamos capazes de perceber.


Como é publicar em uma plataforma como o Wattpad? E o retorno dos leitores?

A plataforma em si é bem chatinha, as limitações de formatação me irritam bastante e eu não tenho paciência para fazer as revisões dentro da plataforma, então acabo deixando com alguns erros mesmo, me perdoem os leitores. Quanto ao retorno dos leitores, o que posso dizer é que é fantástico, nunca imaginei que receberia tantas mensagens de carinho e incentivo, é maravilhoso.


Alguns escritores gostam de se inspirar em músicas, ou até mesmo ouvi-las enquanto escrevem. Você tem playlist’s ou músicas que lhe inspiraram ao escrever sua história? Quais são elas?

Palavras e músicas são duas paixões na minha vida, eu tenho uma infinidade de músicas que ouço enquanto escrevo e um caderno onde anoto as músicas que quero inserir nas histórias. Não diria que tenho músicas que me inspiraram, no entanto algumas bandas e cantores são mais frequentes na minha playlist, como Goo Goo Dolls (presença constante em É Complicado, Simples Assim), Train, Savage Garden, Tiê, AC/DC.


E se suas histórias virassem filme? Qual seria o Elenco dos Sonhos para cada livro?

Eu acho que surtaria, haha. Irei restringir o elenco aos personagens centrais dos livros, porque são muitos personagens. Apesar das diferentes faixas etárias em cada livro, são esses os nomes que penso quando os imagino.
Alícia: Lily Collins
Pedro: Nick Bateman
Chris: Kate Beckinsale
João: Johnny Depp
Lizzie: Asheley Greene
Guilherme: Jesus Luz
Davi: Zac Efron
Carol: Emma Watson
Iago: Harry Styles


Conte-nos um pouco sobre seus próximos projetos literários? Tem planos de tentar outros gêneros?

Primeiro, vou reorganizar “É Complicado, Simples Assim” e “Uma Canção, Ou Mais”, devido à quantidade de páginas irei dividi-los em dois e três volumes, respectivamente, incluindo capítulos extras, assim como fiz em Simplesmente Complicado. Segundo, irei iniciar uma nova história em Março de 2016, Paixão Sustenida, sou muito apegada (hahaha), o personagem principal é o JP, filho do casal Lime de UCOM. No momento, não tenho planos de enveredar por outros gêneros, embora tenha uma ideia para um livro de fantasia pairando no ar.


Quais são os sonhos da Sinéia?

Hoje, eu sonho que essas histórias alcancem cada dia mais pessoas e que elas possam não apenas ler, mas sentir a essência da narrativa.


Deixe um recado para todos os fãs e leitores.
Obrigada por se permitirem conhecer essa história, por tirarem um tempinho do seu dia para viajar comigo, por deixar que esses personagens conquistassem um lugar nos seus corações, obrigada pelos risos e pelas lágrimas, são eles que tornam a história real. Eu não posso deixar de agradecer por todas as mensagens de carinho, vocês são uns fofos, amo todos. Beijos.^^


Bem pessoal, como podem ver a Si é uma autora super fofa e realmente muito querida já para mim e não percam a chance de conhecê-la e a suas obras:

Alícia é uma adolescente vivendo as confusões de estar apaixonada. Depois de seis meses vivendo em outra cidade, Alícia está de férias na sua cidade natal. E o reencontro com o seu melhor amigo, o Pedro, por quem é apaixonada, promete despertar muitas emoções. Seu coração está em apuros. Será esse o ponto final deste romance que nunca aconteceu?


Sonhos, expectativas, cinco meses de namoro à distância e muitas inseguranças fazem companhia a Alícia nessa nova etapa da sua vida. Deixar a casa dos pais não é fácil, mas quando é para morar na mesma cidade que o namorado e ainda de quebra dividir o apartamento com a melhor amiga pode ser uma grande aventura. Contudo nem tudo são flores no universo "quase" adulto de Alícia, e ela vai ter que encarar as lágrimas e sorrisos de uma viagem em busca de si mesma. Boa sorte, Alícia!


Lizzie e Davi são gêmeos, compartilham uma forte amizade e cumplicidade, sempre dispostos a ajudar um ao outro. O Davi é um garoto fofo, tímido e sincero, nunca escondeu os seus sentimentos. É apaixonado pela Carol, a melhor amiga da Lizzie, uma menina doce e tímida. A Lizzie sempre gostou do Guilherme, embora jure que nunca se apaixonou, mas sabe como é, o primeiro amor à gente nunca esquece. O Guilherme é o filho dos melhores amigos dos seus pais, eles cresceram juntos, compartilhando alegrias e tristezas. Quase cinco anos mais velho que os gêmeos, ele sempre os viu como irmãos a quem deveria proteger, mas a Lizzie cresceu, despertando sentimentos que deixam o Guilherme confuso. Quem não quer perder o BV com o primeiro amor? E quando surge um garoto muito parecido com o seu primeiro amor? Será que você está interessada nele ou no outro? E se os dois te fazem sentir especial? Como se aproximar da garota que você gosta quando ela parece ter medo de você? Como saber se é com essa garota que você quer ficar se você nunca ficou com outras garotas? Muita confusão, né? Bem-vindos ao mundo da Lizzie e do Davi.


As histórias são apaixonantes. Para quem ama romance jovem, com muita diversão, brigas, beijos, aprendizados e momentos únicos, os livros da Sinéia são perfeitos e garantem muita, muita emoção.

E se preparem porque logo teremos mais histórias. E além disso novidades lindas. O primeiro livro logo saíra em físico e eu claro quero ser uma das primeiras a comprar e ter essa lindeza na minha estante.

Beijosss



13 comentários:

  1. Adoro essas entrevistas com autores. Tanto é que sempre que tem alguma nova, eu corro pra ver! Dos livros dela, o que mais me interessou pela sinopse foi "É complicado, simples assim" Espero me apegar os personagens tanto quando a autora diz que se apegou.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sou suspeita, mas tenho um amor imenso pelo Pedro.
      No entanto, no final, acho que o Gui acabou vencendo a queda de braço e o meu coração bate um pouco mais forte por ele, rsrs.
      Espero que goste e se divirta tanto quanto eu!

      Beijos.^^

      Excluir
  2. Fer,quando você falou aqui no blog das suas leituras no wattpad, fui procurar por elas e li simplesmente complicado e gostei muito, é uma leitura leve, que flui bem e fala da Bahia rsrs.
    Fico muito feliz em saber que terá o livro físico, e aproveito para desejar a autora muito sucesso.
    Beijos
    Lú Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    2. Ain.^^
      Oi, Lú, fico muito feliz que tenha gostado e obrigada! <3
      Sou baiana, hahaha.

      Beijos!

      Excluir
  3. Fê, sua linda, mais uma vez obrigada de coração! Amei demais te conhecer um pouquinho através dos comentários no Wattpad e agora por email, é um prazer imenso compartilhar com você a minha paixão por esse mundo mágico que são os livros.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia as obras por causa do blog, até comentei que a série parece bem leve. E parece mesmo, acho que deve ser bem divertido de ler!
    Sucesso, Si!

    ResponderExcluir
  5. Esses blogs maravilhosos, que só fazem crescer a lista de desejados!
    Não conhecia, mas foi bom.
    Bom e dolorido rs

    Agora me interessei!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. É tão bom conhecer autores novos, melhor ainda se for um nacional.amei saber sobre a autora e suas obras

    ResponderExcluir
  7. Autores nacionais: nada mais amor que isso *--*
    Tenho o sonho de conhecer muitos autores daqui e agradecer por fazer parte da minha vida de forma inacreditável. Já me arrepio só de pensar, hahaha

    ResponderExcluir
  8. Adoro ler entrevista de Autores fico mega empolgada com as opiniões dele como eles se sentiu pra escrever a historia e acabo conhecendo eles e me identifico <3
    BJss e espero que venha muitas mas entrevista dos Autores :3

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Muito legal a entrevista, gosto muito quando podemos ver o lada da autora sobre o livro pois conhecemos suas ideias, inspirações e como foi o processo de criação e gostei do livro !

    ResponderExcluir