{Resenha} Perdido Sem Você de Lycia Barros

Dante sempre foi um rapaz irrepreensível. Filho de pastor, cheio de fé e com um talento musical nato, seu objetivo de vida sempre foi levar as pessoas a adorarem a Deus através de suas canções. No entanto, seus princípios estremecem quando a sua banda subitamente alcança um sucesso estrondoso, com o qual ele nunca sonhou. Por conta disso, Dante começa a tomar decisões e a assumir compromissos que afetam a sua vida espiritual, a convivência com a sua família e, principalmente, o relacionamento com Angelina, sua namorada. Fora isso, seu vício pelas redes sociais faz com que seu raro tempo vago seja preenchido de forma improdutiva, o que aumenta ainda mais a cobrança dos amigos. Em meio a tudo isso, Dante somente encontra a paz nas conversas com um misterioso artesão, que tentará ajudá-lo a entender o que é realmente importante na vida.

Ases da Literatura * 2014 * 250 Páginas * Classificação 5/5


Poderá conter Spoiler para quem não leu A Bandeja.


Eu simplesmente sempre fico encantada e maravilhada com a escrita da Lycia.
Ela tem o dom de trazer o amor de Deus ao nosso coração, sem que seja de uma forma pressionada, como se quisesse nos evangelizar, nos converter a uma religião especifica. Ela simplesmente toca nosso coração com o amor de Deus. Ela nos mostra o amor dele da forma mais pura, plena e de uma forma “leve”, poderia assim dizer.

Com suas primeiras palavras eu já estava encantada pelo Enzo, protagonista da história.
Ele é aquele garoto dos sonhos. O sonho de toda mãe, de toda namorada, de toda amiga, enfim o garoto dos sonhos, realmente.
Lindo, romântico, respeitador, educado, Enzo é aquele rapaz que recebeu uma boa educação. Mas maior que tudo é seu coração e seu caráter.
Vai ficar muito repetitivo se eu disse que ele é o garoto dos sonhos? Ok, prometo que não digo mais.

Enzo está no auge da sua vida. Seu maior sonho esta sendo realizado: Sua banda gospel esta alcançando um sucesso internacional. Sua família está bem e feliz, ele tem amigos maravilhosos e para completar o quadro, ele namora Angelina, a quem ama completamente e a recíproca é verdadeira.
Angelina é uma garota especial, apoia Enzo em tudo, e está sempre do seu lado. Eles são um casal muito fofo e adoro os momentos a dois deles.

Mas Enzo pode perder o controle de sua vida e começar a se perder no mundo da fama, do sucesso, esquecendo assim as coisas que antes eram importantes e essenciais em sua vida.

Gravações. Entrevistas. Shows. Redes sociais.
Seu mundo parece girar em torno da sua música, mas o que antes era sua alegria começa a dividi-lo em dois e a deixa-lo perdido sem saber como encontrar o antigo Enzo.

Angelina tenta ajuda-lo. Mas as coisas se complicam cada dia mais.
Mentiras, falta de tempo, mais mentiras.
Enzo não consegue mais se encontrar... E começa a se perder.

Enzo vai aprender, da forma como a maioria nos aprende. PERDENDO.
Ele vai precisar cair para aprender a se reerguer novamente. Ele vai precisar perder a maior parte daquilo que ama, perder quem de mais importante tinha. Para perceber o valor do seu amor.

"Deus quer te levar para lugares altos. E só você pode limitá-Lo. Não seja como este lago, que fica satisfeito com seus limites. Seja como o mar, que vai em busca do infinito.".

Uma história que me encantou, que me cativou, que me emocionou. Tocou profundamente.
A luta de Enzo é uma luta que muitos de nós enfrentamos.
Tentar descobrir o que é importante em nossa vida e como valorizar isso não é sempre uma tarefa fácil. Se perder pelo caminho é sempre mais fácil do que se pensa. E quando digo se perder, não digo somente se perder para drogas, bebidas, esse tipo de coisa.
Quando há um vazio dentro de nós e parece que nada pode “tapar esse buraco”, é uma forma horrível de se perder. Parece que nada mais faz sentido. Já não sentimos alegria em nada do que antes eram motivos de momentos maravilhosos...
É assim que Enzo está. E ele vai precisar se reencontrar com a ajuda da pessoa que ele mais amou, mas que ele perdeu pelo caminho. E somente por esse amor, é que ele poderá ter todos os seus outros amores de volta.

"Dentro de mim, tudo se revolvia - lembranças, dores, desapontamento e sensação de abandono. Não chorava por fora, mas gritava na quietude. Uma tempestade sem barulho."

Essa história realmente me marcou. Foi impressionante ver a força de Enzo. Claro que ele teve momentos, onde um jovem da idade dele, teria se afundado cada vez mais. Mas Enzo procurou entender. Procurou aceitar os fatos na sua vida. Procurou ver através de suas dores. E buscou novamente o amor que sempre esteve do seu lado. O amor daquele em que ele sempre acreditou ser o alicerce de sua vida.


Só posso indicar essa leitura a todos. 





3 comentários:

  1. Oi Nanda, eu não conhecia essa escritora amei a sinopse e a resenha o livro parece ser lindo e que capa maravilhosa já coloquei na minha lista de leitura bjs.

    ResponderExcluir
  2. oie td bem?
    Não conhecia a escritora nem o livro, gostei da sinopse mas o livro não me encantou !
    Quem sabe um dia eu tento ler!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Realmente o nome do livro não é tão chamativo, mas gostei da história e com certeza vou ler.

    ResponderExcluir