1º Encontro Amo Ler Brasil - Como Foi!



Eu sei, eu sei pessoal.
O evento foi há exatos dois meses. Mas devido a correria não foi possível fazer esse post antes falando como foi o evento e mostrando para vocês um pouquinho do que aconteceu por lá. 

O 1º Encontro Amo Ler Brasil nasceu de um sonho e de um amor. O amor por essa literatura maravilhosa que é nossa literatura nacional. Uma literatura recheada de coisas lindas, histórias maravilhosas e autores encantadores e especiais.
Ás vezes nos perguntamos como existem pessoas que ainda não caíram de amores por nossa literatura, ou pior, a criticam.
Alguém que faz isso é porque com certeza ainda não encontrou o livro/autor certo, aquele que faz mais o seu gênero, que irá conquista-lo de vez e mostrar que nossa literatura é sim maravilhosa e supera em muito outras literaturas.

Como sempre dizemos não é preciso deixar de ler o que vem de fora, tem muita coisa linda também, mas conhecer, valorizar e perceber o que temos de bom aqui é um presente que você dará a si mesmo. Esse contato que temos com nossos autores é além de lindo um sonho e saber que a cada dia você terá momentos únicos.

Então desse amor nasceu o sonho de poder sempre mais e mais ajudar a divulgar nossa literatura e fazer com que mais e mais pessoas tenham a chance de conhecer nossos queridos autores. Então daí veio a ideia de promover um encontro com alguns (infelizmente só dá para reunir muitos autores em eventos como bienal rs) autores nacionais. 

Pensa daqui, planeja dali, acerta aqui, erra acolá, nosso primeiro evento ganhou dia, hora e confirmações de autores maravilhosos. Nosso sonho estava se realizando. 

Claro que nossa maior vontade era de poder reunir todos os autores tão lindos que conhecemos, mas infelizmente seria impossível. Mas a ideia nasceu, a sementinha já foi plantada e tudo o que queremos e planejamos é que o Amo Ler Brasil, não pare por ai não. A ideia é que outros eventos assim aconteçam e que a cada evento possamos apresentar a vocês mais e mais autores nacionais. 

Na hora de escolher quem estaria presente, confesso que foi MUITO difícil, nossa equipe ama nossa literatura e cada uma de nós conhece vários autores, então a lista final deu um trabalhão rs, e sabemos que para o próximo evento será mais um "chororo", mas como disse é complicado chamar todos, então vamos atrás de poder fazer mais e mais eventos para que mais e mais leitores possam ser apresentados a esse mundo maravilhoso que é nossa literatura. 

Mas chega de falar e vamos ver um pouquinho do que aconteceu por lá.

Antes do evento realmente começar apresentamos uma singela homenagem que foi organizada por nós aqui do blog, bem por quase todas, já que a Karol também foi como autora e ela não poderia saber dessa surpresa, então claro, ela ficou de fora kkkk. 


A história foi escrita pela Ana, mais conhecida como Punk, e ficou muito linda. A narração foi feita pelo nosso fotógrafo oficial que nas horas vagas acaba fazendo um pouco de tudo e sempre nos ajudando nesse nosso amor pelos livros, vulgo, marido meu rs, o Sr. Willian Braga kkkkk. A edição foi feita por essa que vos fala.

Agora fiquem com um vídeo que mostra um pouquinho do que aconteceu por lá e os queridos autores presentes.



Como vocês perceberam, alguns autores que não puderam ir mas mesmo assim enviaram uma mensagem para seus leitores com muito carinho. Confiram:



Bem pessoal e assim foi o nosso dia de sonho. Como diria a Ana/Punk foi uma "mini-bienal", afinal reunir tantas feras assim não é para qualquer um não.

Esperamos que vocês tenham gostado e quem não foi possa ir no próximo. E vocês que moram longe que possam ter eventos assim um dia, ai pertinho de vocês.
Se você é blogueira, ou até mesmo leitora e tem vontade de organizar um evento desses, conte conosco, mande um e-mail, nos procure no face. Gente, trabalho dá, e como dá, mas é lindo depois viver esses momentos. A Saraiva foi uma fofa, e o espaço caso alguém se questione, não é pago, ou seja, qualquer pessoa pode organizar um evento assim, desde que tenha muita disposição e determinação.
Então se você ai ficou com a ideia na cabeça, vai atrás, divulgue nossa literatura. Mas caso um evento seja algo muito fora do que você planeja, pensem em outras alternativas. Divulgar é fácil, prazeroso e não custa nadinha.
Comente sobre os livros com seus amigos, poste fotos e marque os autores e suas páginas dos livros. Assim, mais e mais pessoas poderão conhecer autores e obras.
Faça sua parte. Leia, divulgue. Ame nossa literatura.

Um beijo no coração de vocês!



11 comentários:

  1. Oi Fernanda!
    Primeiro de tudo, concordo super que nossa literatura nacional é maravilhosa! É muito bom reunir leitores assim e tbm apresentar nossos autores que não ficam devendo em nada em comparação com os internacionais e a maioria é muito melhor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fer, um evento organizado com tanto carinho só podia ser um sucesso. Que venham muitos outros. Beijos.^^

    ResponderExcluir
  3. Fer, Punk, Van e toda equipe do MPL...
    Vocês são MARAVILHOSAS!S2 Eu nem sei como agradecer toda a força de sempre que foi dedica a mim e parabenizo pelo lindo evento e dedicação que vocês sempre tiveram com a literatura. Sou uma leitora, blogueira e autora de sorte por ter o MPL como parceiro. Um dia espero dar aquele abraço pessoalmente em todas vocês. AMEI os três vídeos, especialmente o primeiro, da homenagem (P.S: Aninha, eu AMEI!), vou postá-lo lá no meu blog. Eu não pude estar presente de corpo no evento, mas o meu coração estava lá, transbordando de alegria por todos: autores, blogueiros e leitores. E VIVA A LITERATURA NACIONAL!!! \o/ \o/ \o/

    Beijosssssss

    http://simonepesci.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que bênção é podermos contar com pessoas tão queridas em nossas vidas. A equipe Mato por livros é muito mais que um blog, nós autores sabemos disso. São amigos que se tornaram irmãos. Uma família que ama a literatura independentemente da nacionalidade. Obrigada pelo carinho de todos. Somos muito felizes por termos vocês em nossas vidas. Bjuuu

    ResponderExcluir
  5. Fê e toda equipe desse lindo evento, PARABÉNS e obrigada pelo carinho comigo e por nossa literatura nacional. Além de escritora e leitora, sou revisora de texto e posso garantir que a nossa literatura tem talento hoje e tem talento crescente. É muito autor nacional maravilhoso junto e separado. Todos estão dando um show de criatividade, um show em letras.
    Agradecida demais a quem nos dá a oportunidade da leitura. Que gostem ou não, mas que leiam Brasil para poder de fato terem uma opinião. :)
    Beijo, beijoooooo e estamos juntas!
    She

    ResponderExcluir
  6. Fer,

    O evento foi muito legal. Fico muito feliz por ter sido convidada e ter participado. Vocês estão de parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Lindo o post, Fer, Karol, Ana e Van, voces são incríveis! É uma satisfação para mim como autora conhecer leitoras e blogueiras tão apaixonadas pela literatura nacional. Uma recompensa! Agradeço todo o carinho e dedicação que vocês têm com o autor. Sem isso, podem ter certeza que a literatura brilharia menos. Gratidão! 💗💐💋

    ResponderExcluir
  8. Oie Fernanda e toda a equipe do Mato por Livros,quero agradecer a vocês por apoiarem tanto a literatura nacional,e por indicarem de maneira tão linda os livros,em formas de resenhas maravilhosas! Que esse blog possa ser a cada dia mais abençoado,um bjoooo..Parabéns pelo o evento,quem sabe no próximo Deus me conceda a graça de ir..Xerúuuu

    ResponderExcluir
  9. Que postagem linda! Fiquei com saudades da equipe do Mato por Livros ( Beijos Fer, Van, Ana e Karol) , dos colegas e de todo carinho que recebi naquele dia.Parabéns pelo trabalho e dedicação à literatura nacional. Amei o evento estou compartilhando essa postagem especial.

    Beijos e obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou blogueira nem nada do tipo mais imagino de deve dar um trabalhão enormeee organizar e fazer acontecer esse tipo de evento,então aqui vai meus parabéns á vocês,pois com iniciativa e coragem conseguimos fazer quase tudo nÃo?

    Imagino a aflição também na hora de escolher os autores para o evento kkkkk,eu seria péssima para isso,pois iria querer convidar todos os que eu gosto e nossa,não ia dar conta de jeito nenhum kkkk

    E É verdade quando você fala das pessoas que nÃo lÊem muito ou têm preconceito contra livros nacionais,e é puro e simplesmente por nÃo dar uma chance mesmo...Uma das minhas autoras preferidas são brasileiras: a Lucy Vargas e Nana Pauvolih (Minha Diva <3),e eu faço questÃo de comprar todos os livros que elas lançam,amooooooo elas... Mas creio que parte desse "acuamento" das pessoas em lerem nacionais é a pouca valorização mesmo,daí jÁ cria um certo "preconceito literÁrio"... Mas acho que leitura não importa a nacionalidade do autor e sim se ele escreve enredos que te agradam ou nÃo oxê rs

    Bjsss,adorei ver como foi o evento de vocês! Sucesso em uma próxima ediçÃo!

    ResponderExcluir
  11. Isso é o mais lindo, poder divulgar a nossa literatura e os nossos talentos.
    Que bom que por aí tem lugares onde se pode fazer o evento gratuitamente, por aqui é muito complicado achar onde se faça isso..tudo é pago e bem caro na verdade.
    Fico feliz que tantos autores foram ao evento e que foi um sucesso, espero que venham outros mais
    bjs

    ResponderExcluir