{Resenha} Ecos: O Mar é a Nova Lua de Béatrice t. Dupuy

Alexandre volta à casa em que morou quando adolescente e revive muitas lembranças ligadas ao misterioso desaparecimento de seu pai. “Ecos - o Mar é a nova Lua” traz duas histórias vinculadas aos valiosos tesouros submarinos e à existência dos seres que vivem nas águas dos oceanos.
Interesses econômicos impedem que pesquisas importantes sejam reveladas, nem que para isso seja necessário eliminar os cientistas e pesquisadores envolvidos, que dispõem de ricos dados sobre o assunto.
Alexandre relata as peripécias de seu pai, Alfred, que durante suas investigações começa a desconfiar de perigos advindos dos sonares da marinha que estão causando a morte de baleias. O fato mais perturbador é a existência de criaturas fantásticas e cativantes, vivendo nas abissais profundezas e as buscas para poder contatar com esses seres, cuja existência é negada e escondida pelos que se consideram os donos da ciência. Tudo isso é mostrado na fascinante narração feita por Béatrice T. Dupuy, que tem como personagem principal Alfred, o pai de Alexandre. Quem lê a obra descobre que há um mundo paralelo onde Alexandre precisará fazer uma escolha que norteará toda a sua vida.

Arwen * 2016 * 180 Páginas * Classificação 4/5




Vamos nos aventurar pelo fundo do mar?

Sua vida foi totalmente mudada após o desaparecimento de seu pai. Alexandre viveu anos tentando se recuperar desse trauma que ele nunca conseguiu entender. O amor entre seu pai e ele era algo imensurável, e perdê-lo fez com que Alexandre perdesse um pouco do seu próprio brilho. Mas não fez com que ele perdesse o amor que compartilhava com seu pai.

Hoje Alexandre já é um homem, sente ainda muita falta do pai e precisa fazer suas escolhas, entre elas continuar seguindo o caminho de seu pai, o trabalho que ele tanto amava, estudar o mar.


“ – Respire meu filho. Em você há fôlego de vida!”
  

Ele nasceu para isso, o amor pelo mar está no seu sangue e logo ele é convidado para integrar um grupo de pesquisas, e agora ele poderá descobrir ainda mais segredos desse tesouro pouco conhecido e explorado.

Em meio a tudo isso, ele terá a oportunidade de voltar a casa onde viveu sua infância ao lado do homem que amou e admirou toda sua vida: o seu pai.
Ele só não sabia que o resultado de suas pesquisas seria descobrir um novo mundo, um mundo cheio de segredos que podem mudar a sua vida, e tudo o que ele acreditou sobre a humanidade.

O fundo do mar é algo maior do que imaginamos, esconde espécies nunca antes vistas. O ser humano sempre se preocupou em estudar o espaço, a terra, mas o fundo do mar sempre ficou para ultimo plano, e agora Alexandre perceberá o quanto erraram, mas também que essa foi a melhor forma de proteger a beleza e a vida que existem nas profundezas do oceano.
Ao descobrir uma nova espécie, cheias de segredos que podem impressionar a todos, Alexandre percebe que sua vida está em risco. E agora ele fará de tudo para proteger esses segredos.


“ – O homem, considerado animal racional, é um dos poucos capazes de atitudes irracionais com seres da própria espécie.”
   

A história é realmente diferente. Eu ainda não havia lido nada com sereias, e com certeza foi muito interessante. O livro é uma mistura leve de fantasia, com romance, e claro, deixa uma mensagem maravilhosa. Afinal, o que estamos fazendo com nosso planeta? Com nossa vida?

A história se altera entre o período atual, onde acompanhamos Alexandre e toda sua luta e o passado, onde conseguimos entender melhor o que aconteceu com Alfred, o pai de Alexandre. E isso é muito bom, pois conseguimos entender melhor os segredos do mar e a ligação com outros personagens.

Eu gostei muito, o livro é doce, e a escrita da autora na maior parte do livro flui perfeitamente. Em alguns momentos eu sentia a leitura mais lenta, mas isso não me impedia de continuar. Na verdade, senti falta de mais detalhes. Alguns momentos acontecem de forma muito rápida e intensa e como sempre, senti falta de um desenvolvimento maior, principalmente entre a relação de Alexandre e Pandora. 


“ – Mas, o que devemos fazer quando o amor invade o coração, a vontade é permanecer perto e as diferenças não permitem?”
  

Pandora é uma querida. Muito viva, cheia de energia e incapaz de seguir regras rs. Ela e Alexandre irão descobrir muitos segredos que nem imaginavam, e serão esses segredos que mostrarão se serão capazes de lutar contra tudo e permanecerem juntos.
Os dois juntos são super fofos, mas realmente, acho que ficou faltando aquele “algo a mais”. Tudo entre eles foi meio rápido e intenso e nos deixa com aquele gostinho de quero mais.
Torço para que a autora desenvolva um pouco mais o romance no próximo livro.

Creio que a autora, nesse primeiro livro, quis nos dar uma ideia mais “geral” do que acontece na história, o que aconteceu com Alfred e como Alexandre lidará com suas descobertas. Para aos poucos desenvolver e nos contar tudo o que precisamos, nos outros livros.
Mas alguns segredos nos deixam realmente maravilhados e ansiando por respostas, principalmente sobre a ligação que nós humanos, podemos ter com os seres marinhos.
O final nos deixa totalmente surpresos e com certeza mais ainda Alexandre. Então ficamos super curiosos para saber o que acontecerá dali para frente. Que mais segredos podem guardar o oceano?

As cenas com os golfinhos são minhas preferidas, e foi tão bem descrita que é possível sentir a energia que emana desses seres maravilhosos. Essas estão entre as cenas que mais me encantaram. Se eu fechasse meus olhos, poderia sentir que era eu ali, ao meio deles curtindo aquele momento.

Quem gosta do gênero fantasia, com certeza gostará da história de Alexandre e Pandora.
Agora ficamos aguardando a continuação para nos aventurarmos mais um pouco pelo fundo do mar.
E não esqueçam, leiam a história e guardem a mensagem: O que estamos fazendo com nossa própria vida?


E não deixem de participar do sorteio.

https://www.facebook.com/matoporlivros/photos/a.229766343853472.1073741828.226062277557212/602918709871565/?type=3&theater




E tem também o TOP comentarista.
Esse mês tá recheado de nacional para vocês.



1 comentários:

  1. Olá Fernanda,

    Amei a resenha! Ecos é surpreendente, vamos torcer para que tenha uma continuação e é claro, muito romance <3

    Bjs

    ResponderExcluir