Bienal 2016 - Programe-se #01


A 24ª Bienal do Livro está chegando. Esse ano edição em São Paulo.
Ansiedade para rever autores, amigas, conhecer novos autores, novas obras... Enfim é tanta coisa que passa pela cabeça e coração que ficamos super elétricos.
Eu já estou em contagem regressiva, estou montando meu cronograma (para não correr o risco de esquecer de ver nem visitar nenhum autor rs), os ingressos já estão comprados e a mala quase pronta (ok exagerei).
Esse ano é a minha segunda vez, a primeira foi um sonho, uma experiência maravilhosas e sei que essa não será diferente.
Mas para que você possa aproveitar a Bienal da melhor forma possível resolvi humildemente dar algumas dicas para vocês rs. Vamos lá?


 Planejamento:

Uma coisa muito importante de se fazer: PROGRAME-SE! É isso ai, programe-se, pode estar certo quando chegar no dia, você estará tão eufórica e eufórico rs, que se esquecerá de muitos detalhes, como por exemplo em qual stand aquele autor que você quer conhecer estará, então é importante que você leve uma listinha com o nome de cada um, horário e stand. Na última edição tinha um mapa com a localização de cada stand, espero que esse ano tenha novamente, então assim que chegar, procure seu mapinha e carregue-o consigo o tempo todo. Isso com certeza ajuda na localização e para ganhar tempo.
Outra coisa mega importante é comprar o ingresso antecipadamente. Isso irá evitar filas - muitas filas - lá na hora.



Conforto:

Ok, seus ingressos já estão comprados e você está se arrumando lindamente para o grande dia.
Vamos parar por aqui. Que tipo de roupa você está pensando em usar?
Gente a bienal é lotada, LOTADA, e quando digo lotada é algo tipo estação Sé do Metrô em horário de pico - sabe todo mundo andando tipo Pinguim? É bem por aí, não estou exagerando.
Infelizmente a logística da Bienal de 2014 deixou muito a desejar, dizem que esse ano vão melhorar, mas pelo sim, pelo não o bom é estar bem confortável.
Vá com uma roupa e sapatos bem confortável que lhe permita caminhar e ficar em pé por horas a fio. Roupas leves é a pedida. Não se preocupem eu sinto MUITO frio e quase morri de calor na bienal, lá dentro é quente, então leve no máximo um casaco leve e fácil de carregar.

Comprassssss:

Bem, eu sinceramente não vi nenhum tipo de promoção quando fui em 2014. Mas o pessoal diz que tem, mas que geralmente acontece no último fim de semana (que é quando não estou, SNIF), mas dizem que se você caminhar bastante e "fuçar" pelos Stand's irá encontrar livros por até R$5,00. Mas não espere por lançamentos, livros assim geralmente são aqueles que estão em catálogo há um bom tempo. Mas sempre podemos encontrar coisas maravilhosas nessas promoções.
Mas como vou carregar esse livros? Bem, apesar de lotado por lá, a melhor coisa que pode fazer é levar uma mala pequena, de rodinhas claro, porque carregar é impossível, ou até mesmo uma mochila mas que também tenha rodinhas. Eu não aconselho aquelas mochilas para as costas, além de ficar muito pesado, infelizmente é perigoso já que você se distrai muito para ficar lembrando de cuidar se alguém está mexendo na sua mochila. Para as meninas o melhor é aquelas bolsinhas de lado ok?
Eu esse ano por exemplo vou levar duas malas kkkk, sim é sério, não são grandes, mas vou dividir o peso com a  amiga linda que irá me acompanhar. Sim, anjos existem!


Hora da fome!

Comer por lá é caríssimo! Fora a fila quilométricaaaaaaaa. Eu aconselho a levar um lanchinho. Sinceramente? A louca aqui, na última edição nem teria parado para comer se os amigos e marido não me obrigassem, a euforia é tanta que esqueci que comer era algo necessário rs.
Mas aconselho a levar seu lanchinho e "beliscos", gente é um dia, ou dois, ou três (depende de quantos você vai, mas dia de semana é mais tranquilo), então você não vai morrer se não se alimentar 100%, o que não pode é ficar sem comer, porque realmente acho que eu não teria aguentado se alguém não me lembrasse desse fato.
Então leve um lanche rápido, uma fruta, barrinhas de cereal, coisinhas que você pode beliscar até na fila enquanto espera a sua hora de abraçar aquele autor lindo. Mas caso vá com amigos, combinem de fazer um pic nic kkk, sim tem como fazer, dá para achar uns cantinhos mais vazios na bienal (longe das grandes editoras) onde você consegue sentar e curtir o momento com a turma.
Mas lembre-se de um detalhe importante: Carregue sempre água com você!

Hora do aperto!

Olha sinceramente eu não sei se é verdade, mas na última edição em SP o pessoal disse que ficava DUAS horas na fila para o banheiro. Eu não sei porque juro, quando fico eufórica e ansiosa esqueço de comer, de ir ao banheiro, por incrível que pareça nem fui ai banheiro uma única vez, salvo lavar as mãos, mas ai não precisava ficar na fila.
Estou aqui rezando para que meu organismo lindo seja bonzinho novamente, pois ficar em uma fila esse tempo todo para ir ao banheiro é um absurdo.
Então aqui a única dica que eu posso dar é: Procure banheiros por toda a bienal, com certeza você encontrará algum mais "escondido" que terá menos tempo de fila.

Então é só se prepararem e ser feliz. A Bienal é um dia de sonho, e mágico e especial e uma coisa é certa vamos amar esses momentos mesmo que tenha alguns "probleminhas" no meio do caminho.

Então é isso pessoal. Quem quiser mais informações sobre a bienal pode acessar o SITE ou a PÁGINA no facebook e acompanhar todas as novidades. Fiquem ligadinhos aqui também que vamos falar com vocês sobre a programação.

Abraços e uma ótima bienal a todos.

1 comentários:

  1. Estou fiando doida com essa bienal. Só lançamentos TOP, todos os autores dos meus livros favoritos e eu aqui. Falida; sem dinheiro e sem perspectiva de ir. Moro no interior de SP, nenhuma escola vai fazer excursão :( As dicas que vc deu serão de grande valia pra quem for :)

    ResponderExcluir